1 de agosto de 2024

Curso EAD de Introdução à TI com base no Sistema de Programação e em especializações presenciais de Desenvolvimento

TecnologiaPythonJavaCSS

O programa de capacitação em tecnologia Avança Tech, da prefeitura de São Paulo, está com inscrições abertas para o curso EAD da sua trilha de aprendizado. Os estudantes que concluírem a qualificação EAD poderão se candidatar para os cursos presenciais, que vão acontecer de segunda à sexta-feira nos polos do AvançaTech.

A qualificação é totalmente gratuita e tem como objetivo capacitar os alunos(as) no desenvolvimento de sistemas. Para participar das atividades, é necessário:

• Ter no mínimo 16 anos de idade;
  • Ter cumprido até o 9º ano do Ensino Fundamental II.

CURSO EAD

A 1ª etapa vai acontecer no formato on-line, que tem 60 horas de carga horária, e é obrigatória para inscrição nos cursos presenciais ou ser aprovado em exame básico de proficiência, desde que tenha 75% de aproveitamento (Prova de habilitação. Conhecimentos de Introdução à TI)

Para acessar as atividades, clique em “ACESSE” e faça um cadastro na plataforma com login e senha.

Uma vez cadastrado(a), você poderá navegar pelo curso de Introdução à TI com base no Sistema de Programação, desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Inovação (ITI). O conteúdo está dividido em três capítulos:

• Matemática Básica e Introdução à Lógica de Programação;
  • Língua Portuguesa e Comunicação Verbal;
  • Inglês Técnico Aplicado em Tecnologia da Informação.

Após a conclusão, os aprovados podem emitir um certificado para agregar nas experiências de qualificação.

CURSOS PRESENCIAIS

Voltados para temas específicos da tecnologia da informação, os cursos presenciais vão ter carga horária de 120 horas por temática. As inscrições serão divulgadas em breve e, para se candidatar, é necessário ter concluído a etapa EAD.

Desenvolvedor Back End JAVA – Qualificação em linguagem Java, desenvolvimento de aplicações robustas e escaláveis no lado do servidor, integração com bancos de dados, segurança, testes, boas práticas de desenvolvimento e preparação para o mercado de trabalho. O foco é formar desenvolvedores back-end Java competentes e preparados para desafios na indústria de software.

Desenvolvedor Back End. NET – Qualificação voltada a técnicas fundamentais para o desenvolvimento de software back-end usando a plataforma .NET. Isso envolve aprofundamento na linguagem .NET, práticas para criar aplicações escaláveis, habilidades de integração com bancos de dados, implementação de medidas de segurança, estratégias de teste e práticas colaborativas de desenvolvimento. Com o objetivo final de preparar os alunos para ingressar no mercado como desenvolvedores back-end .NET, garantindo que estejam aptos a enfrentar os desafios do mundo do trabalho tecnológico.

Desenvolvedor Back End PHP – Curso voltado para habilidades essenciais para o desenvolvimento de aplicações web robustas e escaláveis utilizando PHP. Os objetivos incluem o domínio da linguagem PHP, o desenvolvimento de aplicações back-end com base em princípios arquiteturais como MVC, a integração com bancos de dados relacionais e não relacionais, a implementação de medidas de segurança e técnicas de otimização de desempenho, bem como práticas de teste e colaboração em equipe. O curso prepara os alunos para ingressarem no mercado de trabalho como desenvolvedores back-end PHP, equipados para enfrentar os desafios da indústria de desenvolvimento web.

Desenvolvedor React – os alunos terão capacitação no desenvolvimento de aplicações web modernas e eficientes utilizando o framework React. Os principais tópicos abordados incluem a compreensão dos conceitos fundamentais do React, a criação de componentes reutilizáveis, a gestão de estado da aplicação, a integração com APIs externas, a navegação entre páginas, e o uso de ferramentas e bibliotecas complementares. Além disso, o curso enfatiza práticas de desenvolvimento ágil, testes e colaboração em equipe. Ao final do curso, os alunos estarão preparados para construir aplicações web interativas e responsivas usando React, e estarão aptos para ingressar no mercado de trabalho como desenvolvedores React.

Os cursos presenciais serão realizados em equipamentos públicos do Município de São Paulo. Veja abaixo os locais das aulas:

CFCCT – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
R. Inácio Monteiro, 6900 – Jardim São Paulo, São Paulo – SP, 08474-480.

CATE Interlagos
Av. Interlagos, 6122 – Interlagos, São Paulo – SP, 04777-000.

CEU Freguesia do Ó
R. Crespo de Carvalho, 71 – Freguesia do Ó, São Paulo – SP, 02832-210

Horário de Aulas — Manhã (08h às 12h) | Tarde (13h às 17h) | Noite (18h às 22h)

CEU Carrão
Rua Monte Serrat, 380 – Tatuapé, São Paulo – SP, 03312-000

CEU Parque Novo Mundo
Av. Ernesto Augusto Lopes, 100 – Parque Vila Maria, São Paulo – SP, 02169-030

CEU Pinheirinho
Rua Camillo Zanotti – Jaraguá, São Paulo – SP, 02998-080

Horário de Aulas — Noite (18h às 22h)

Clique em “ACESSE” e comece a sua qualificação em tecnologia da informação! Em caso de dúvidas sobre o programa de capacitação, entre em contato com o telefone: (11) 97851-4243.