27 de janeiro de 2025
Back-end + front-end: conheça os tipos de programadores que estão em falta no mercado de tecnologia
O mercado de tecnologia está aquecido e avisa: sobram vagas e faltam profissionais. Para ajudar a responder a essa demanda, o Portal Cate preparou um podcast para começar a desvendar duas ocupações que são essenciais para a construção de sites e aplicativos: o programador back-end e o programador front end.
Na entrevista com Paulo Henrique de Almeida, PH, programador e sócio da Casion, e Bruno Gabriel de Almeida Braga, programador e produtor de conteúdo, eles falam quais são as principais atividades, conhecimentos e habilidades que esses profissionais de tecnologia devem ter.
Confira a transcrição do podcast aqui.
Glossário:
Back-end – profissional responsável por programar, por meio das linguagens de programação, a parte “invisível” do site, ou seja, o banco de dados e a segurança da informação, e a garantir a eficiência do negócio.
Front-end – profissional responsável por programar, por meio das linguagens de programação, a parte do site que o usuário vê e com a qual interage, garantindo uma boa experiência com essa interface.
Linguagem de programação – conjunto de símbolos e códigos que são utilizados para a construção de um site/aplicativo. Cada programa é uma linguagem.
HTML – linguagem de programação recomendada para quem quer ser front end.
Java Script – linguagem de programação recomendada para quem quer ser front end.
CSS – linguagem de programação recomendada para quem quer ser front end.
Stack – conjunto de linguagens que um programador back-end domina.