8 de abril de 2024
Conheça as principais ferramentas de Inteligência Artificial
Você já deve ter ouvido algo sobre as façanhas da Inteligência Artificial (IA): desenhos quase realistas, roteiros de filmes, fotomontagem, imagem e voz de pessoas já falecidas, além de outros produtos feitos sem a intervenção do ser humano. Mas, afinal, o que é IA e como ela funciona?
A IA é a capacidade de um sistema realizar, de maneira autônoma, tarefas que envolvem aprendizado, raciocínio, reconhecimento de padrões e resolução de problemas. Por meio de algoritmos de aprendizagem de máquina, o sistema se alimenta dos dados que adquire à medida que é utilizado, para entregar, da melhor maneira possível, o que foi pedido pelo humano. Por exemplo, a assistente virtual dos smartphones – aquele recurso que possibilita fazer perguntas em voz alta – é um sistema treinado para prever as necessidades da pessoa que é dona do celular. A partir dos dados obtidos, conforme o padrão de uso dessa pessoa, a IA aprende a responder perguntas sobre clima, preço de passagens e músicas nas paradas de sucesso, entre outros assuntos de interesse.
IA e empreendedorismo
Quem é empreendedor pode contar com a IA para facilitar a rotina. Se você trabalha sozinho ou com uma equipe reduzida, pode adotar sistemas que automatizam tarefas como disparo de e-mails, atendimento ao cliente em tempo real, ofertas personalizadas, gestão financeira e marketing digital.
Escolher com qual IA vai trabalhar depende muito do tipo do negócio, da atividade que é prioridade para você e sua equipe colocar a mão na massa e daquelas que podem ser otimizadas em relação ao tempo e outros recursos.
Vamos supor que você trabalhe com venda de marmitas. Um sistema de recomendação pode sugerir a combinação de ingredientes e sabores com base nas preferências dos clientes; um algoritmo de previsão de demanda pode prever a necessidade de estoque com base nas vendas dos últimos meses; uma assistente virtual pode cuidar dos pedidos.
Ferramentas de IA para facilitar o seu dia a dia
Conheça algumas ferramentas gratuitas:
- ChatGPT: Permite fazer perguntas para o sistema e obter respostas que podem ser utilizadas na estratégia, no conteúdo e na comunicação com o cliente.
- Sender: Envia e-mail marketing personalizado com base no comportamento do usuário.
- Frase.io: Tem o objetivo de gerar ideias e textos para posts em redes sociais.
- Google Analytics: Faz análise de usuários para prever tendências e comportamentos.
- QuickBooks On-line: Ajuda na gestão financeira, com faturamento, controle de despesas e geração de relatórios financeiros.