6 de novembro de 2023


Hardware, software e redes

Infraestrutura/Rede

Em um mundo cada vez mais on-line, a Tecnologia da Informação é fundamental para o funcionamento das organizações e das empresas. É por meio dessa ciência que soluções tecnológicas são criadas e utilizadas para automatizar processos, gerenciar dados e fornecer informações úteis para as tomadas de decisão. 

O terceiro episódio da série de conteúdo “Meu emprego em TI” apresenta as três grandes áreas que se destacam e desempenham papel fundamental no funcionamento dos sistemas: hardware, software e redes.

Ao trabalhar de maneira integrada, mas com especialidades diferentes, elas fornecem técnicas e recursos para gerenciar, processar, armazenar, transmitir e compartilhar informações digitalmente. Conheça, a seguir, seus principais aspectos.

Hardware 

É a parte física de um sistema de TI, como computadores, servidores, dispositivos de armazenamento, impressoras, scanners e outros equipamentos eletrônicos. O hardware é a estrutura material responsável por processar e armazenar dados.

Um profissional de hardware deve buscar formação técnica que contemple: conhecimento de circuitos e componentes eletrônicos; habilidade no uso de ferramentas (chave de fenda, alicate etc.); capacidade para realizar testes, diagnosticar problemas, fazer reparos e substituir componentes eletrônicos.

Software  

É a parte lógica de um sistema de TI, como programas, aplicativos e sistemas operacionais usados para controlar o hardware. O software pode ser de duas categorias: de sistema e de aplicação.

O software de sistema é responsável pelo gerenciamento de recursos do computador, enquanto o software de aplicação é usado para realizar tarefas específicas, como processamento de texto e edição de vídeo, entre outros.

Um profissional de software deve buscar formação técnica que contemple: domínio de uma ou mais linguagens de programação; capacidade lógica e criativa; conhecimento de metodologias de desenvolvimento e de sistemas operacionais.

Redes 

Redes são a infraestrutura de comunicação que permite que diferentes dispositivos se comuniquem e compartilhem recursos. Elas podem ser locais, como uma rede de área local (LAN), ou abrangentes, como a internet. As redes incluem vários componentes, como cabos, switches, roteadores, protocolos e outros dispositivos de rede.

Um profissional de redes deve buscar formação técnica que contemple: conhecimento de protocolos, arquitetura e topologia; capacidade para fazer testes com equipamentos específicos de redes; domínio das ferramentas de segurança (criptografia, firewalls, autenticação, gerenciamento de identidade); habilidade de gerenciar projetos.

Vale lembrar que, para todas as áreas, os profissionais também devem desenvolver soft skills, habilidades como capacidade de trabalhar em equipe, boa comunicação e foco na resolução dos problemas.