27 de janeiro de 2025


O que fazem as principais áreas da Tecnologia da Informação?

Tecnologia

Talvez você já tenha percebido que a área de Tecnologia da Informação, mais conhecida como TI, está bastante em alta. Com a internet cada vez mais presente em nossa vida, sites e aplicativos surgem para suprir as necessidades de compras, estudos, reuniões e outras demandas que podem ser realizadas on-line. Sem contar os dispositivos eletrônicos, como o celular, o tablet e o computador, que também estão sempre em nossas mãos.

Por trás de todos os sistemas tecnológicos, sejam eles de empresas, redes domésticas ou governos, existem diferentes conhecimentos e tipos de profissionais que são necessários para que tudo funcione. Listamos abaixo algumas atividades de TI para ajudar a desvendar o que faz quem trabalha nessa área.

Análise de Sistemas

Uma das áreas mais conhecidas no mercado, a Análise de Sistemas busca encontrar as melhores soluções para os clientes, através do uso de ferramentas de tecnologia. Os clientes podem ser empresas, órgãos públicos ou instituições que desejam fazer ou melhorar um sistema para os seus serviços.

Um bom planejamento de sistemas, por sinal, tem tido cada vez mais importância no trabalho dos setores público e privado. Por isso, a Análise de Sistemas é uma área com muito potencial e que habilita o profissional a exercer funções como suporte técnico, administração de redes e banco de dados (veja o curso Introdução ao uso de banco de dados).

Gestão de Tecnologia da Informação

A área de gestão de TI é um campo que dá ao profissional a possibilidade de unir a tecnologia com o conhecimento em recursos humanos e gestão de pessoas. Ou seja, um gestor precisa não só entender o funcionamento básico de sistemas, mas também organizar a comunicação e o planejamento entre os profissionais envolvidos.

Engenharia da Computação

A Engenharia da Computação, por outro lado, está bastante ligada à fabricação de hardware. Hardware são todas as peças físicas que existem nos equipamentos de computação: processadores, memórias e placas de vídeo e áudio, por exemplo.

O engenheiro da computação pode elaborar projetos para criação ou melhoria desses componentes, que, depois, são integrados aos softwares. Em razão dessa importante interação entre software e hardware, a área de Engenharia da Computação também passa por assuntos relacionados a desenvolvimento e programação.

Vale dizer que os engenheiros precisam passar por disciplinas específicas dos cursos de engenharia, como física, cálculo, química e outras. O diploma de Engenharia da Computação também garante ao profissional o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Ciência da Computação

A área de Ciência da Computação é mais voltada para o desenvolvimento prático de programas, aplicativos e suas linguagens. Por essa razão, é um campo que exige o conhecimento de linguagens de programação e algoritmos. As principais áreas de atuação de um cientista da computação são o desenvolvimento para web, o desenvolvimento de aplicativos e programas, construção e segurança de banco de dados.

Aliás, sabia que o Portal Cate oferece cursos na área de desenvolvimento? Confira abaixo:

Boas práticas em desenvolvimento de softwareClique aqui

Introdução à lógica de programação – Clique aqui

Introdução à programação em linguagem Java – Clique aqui

Desenvolvimento Web PHP – Clique aqui

No portal, você encontra esses e muitos outros cursos de TI na aba de Tecnologia (veja clicando aqui). E, se você tem amigos ou familiares que também amam esse assunto, compartilhe o texto com eles, afinal: o campo de Tecnologia da Informação só tende a crescer!