Design de Jogos: veja como e onde trabalhar na área
ProgramaçãoJUnit
Combinando tecnologia e criatividade, a área de Design de Jogos é uma opção inovadora para quem procura uma porta de entrada no mercado de trabalho. No entanto, estamos falando de um setor ainda pouco conhecido e que pode gerar dúvidas em quem tem interesse pelo assunto.
Onde atua um designer de jogos? Como se inserir no mercado? Aqui respondemos:
A área é responsável por planejar informações essenciais para a narrativa de um jogo, como os ambientes visuais e sonoros, os personagens e a interação deles com a história. O designer de jogos também deve pensar os níveis do jogo, ou seja, como a narrativa vai avançar e quais vão ser as dificuldades, as missões e as recompensas encontradas no caminho.
O meio de trabalho mais conhecido são as produtoras de jogos, mas não é só nas empresas tradicionais que são procurados! Atualmente, plataformas de educação, organizações do terceiro setor e de gestão buscam utilizar os saberes desse profissional a fim de melhorar a aprendizagem, criar motivação e buscar soluções pro ambiente das empresas. Tudo isso em um processo chamado gamificação, que usa elementos de games em situações da vida, como trabalho ou estudo.
O melhor jeito de começar é se qualificar por meio de cursos livres e técnicos, que vão dar base para que você crie os primeiros projetos. Além do conhecimento teórico, é muito importante praticar e salvar os trabalhos em um portfólio, pois os processos seletivos vão exigir experiência prática. E, porque essa é uma área muito criativa, o designer de jogos precisa estar sempre se atualizando e buscando novas referências.
Apesar do designer ter grande responsabilidade no planejamento dos jogos, ele é sempre parte de uma equipe com diferentes profissionais que, juntos, concretizam projetos: desenvolvedores de software, narradores, músicos, artistas, produtores e roteiristas. Incrível, não é?!