A Prefeitura de São Paulo conta com programas que incentivam e fortalecem o ecossistema de startups. São diversas ações que apoiam o nascimento de empresas que possam se somar às mais de 2 mil startups sediadas na capital, juntas avaliadas em mais de US$ 100 bilhões.
São Paulo é considerada a melhor cidade para se empreender no Brasil, por sua mão de obra qualificada, seu grande mercado consumidor, sua economia diversificada, sua infraestrutura e seu apoio aos empreendedores por meio da Ade Sampa e da SP Negócios, agências vinculadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).
Na Ade Sampa, os pequenos empreendedores contam com acelerações, mentorias, espaços de coworking gratuitos, salas de podcast, capital semente e microcrédito.
A SP Negócios, além de facilitar a instalação de novas empresas na cidade e apoiar na exportação, conta com o Deal Room, portal de mapeamento e fomento a startups.
Se você tem uma empresa, não deixe de fazer seu cadastro para colocá-la no mapa, buscar investidores, acelerações, troca de experiências e eventos, conhecer seus concorrentes e acompanhar os unicórnios.
INICIATIVAS
DA PREFEITURA
As iniciativas da Prefeitura têm o compromisso de fortalecer o ecossistema de startups na cidade, reconhecendo a importância da inovação tecnológica para o desenvolvimento econômico e social, facilitando a conexão entre empreendedores, investidores e instituições de ensino.
Vai Tec
A Aceleração Green Sampa reúne atores estratégicos do setor de economia verde que, buscam soluções inovadoras para apoiar o desenvolvimento sustentável de negócios, com trocas entre empresas, instituições, centros de pesquisas, aceleradoras e organizações que atuam na área.
Site oficialTEIA - Atendimento ao empreendedor
As unidades TEIA são de coworking públicos instalados em regiões com alta demanda vinda de micro e pequenos empreendedores. Além de toda a infraestrutura, os espaços contam com assessoria para melhoria dos produtos e serviços, ajudando também na ampliação das conexões de venda.
Site oficialSampa Games
O Sampa Games é um programa de aceleração de negócios ligados ao desenvolvimento de games. Com o objetivo de atender criadores da periferia da cidade, são oferecidos: mentoria, assessoria especializada, rede de contato com investidores e aporte financeiro de R$42.500,00.
Site oficialSampa Cast
O Sampa Cast é uma sala de podcast e videocast totalmente gratuita com toda a infraestrutura de gravação e iluminação de de áudio e audiovisual.
Site oficialAmplifica Cine
O Programa de Aceleração Amplifica Cine impulsiona e estimula novos negócios do setor audiovisual por meio da capacitação de jovens, financiamento e na implementação de ações configurando-se como um programa de políticas para os setores de cinema, TV e novas mídias.
Site oficialGestão Sampa
Com o objetivo de auxiliar empreendedores a se profissionalizarem, desenvolverem seus negócios e impulsionarem suas vendas, o Gestão Sampa, um sistema de gestão que reúne funcionalidades relacionadas à estoque, vendas, finanças e extração de relatórios, aplicadas à gestão de empresas.
Site oficialFábrica de Negócios
A Fábrica de Negócios é um programa de empreendedorismo que ajuda a transformar uma ideia de negócio em realidade. Isso acontece por meio de hackathons, maratonas hackers que reúnem programadores e outros profissionais de Tecnologia da Informação e Desenvolvimento Tecnológico.
Site oficialAtendimento ao Empreendedor
A Prefeitura oferece atendimento humanizado e personalizado aos micro e pequenos empreendedores. O atendimento é gratuito, de forma presencial ou remota, com possibilidade de uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Site oficialSampa Sandbox
O Programa Sampa Sandbox, tem como objetivo promover a inovação e o desenvolvimento de modelos de negócios e tecnologias experimentais, visando à construção de uma cidade resiliente e sustentável.
Credsampa
O programa de microcrédito Credsampa facilita e agiliza a oferta de crédito para empreendedores informais, Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) da cidade de São Paulo, por meio de parcerias com instituições provedoras de crédito.