O Cate - Inspiração DICA | Os novos protocolos de higiene nos salões de beleza
Em um salão de beleza, uma manicure está de cabelos presos, usando máscara cirúrgica, face shield e luvas descartáveis. Ela está lixando a unha de uma cliente.

DICA | Os novos protocolos de higiene nos salões de beleza

Protocolo. Essa palavrinha nunca esteve tão vigente no vocabulário brasileiro. Afinal, foi preciso criar novos hábitos e rotinas para evitar a contaminação pela Covid-19. No segmento de Beleza, entretanto, algumas mudanças não parecem ser passageiras.

Regina Baim, cabeleireira e proprietária do salão de mesmo nome, localizado na Vila Madalena, em São Paulo, diz que no início da pandemia houve uma grande preocupação em como ela manteria a sua equipe com o salão fechado, já que os profissionais são comissionados.

“Em contrapartida, vi a possibilidade de atender as clientes que estão mais tempo comigo em domicílio, já incorporando todos os protocolos de segurança possíveis”, conta Regina.

Naquele primeiro momento, o protocolo consistia em uso de máscaras, protetores de sapato para entrar na casa das clientes, álcool gel e toalhas descartáveis. Quando o salão pôde reabrir, ela incorporou o totem de álcool gel na entrada, a medição de temperatura e o uso de copos descartáveis para água e café, além da higienização do ambiente a cada troca de cliente.

Regina Baim, proprietária do salão de mesmo nome, na Vila Madalena (crédito: arquivo pessoal)

Porém, a mudança mais relevante foi em relação ao número e à frequência de pessoas atendidas. “Meu salão tem dois andares e eu atendia de 3 a 4 pessoas ao mesmo tempo. Agora são no máximo duas em cada espaço. Além disso, dou uma pausa maior para fazer a higienização entre uma cliente e outra”, diz Regina.

Todas essas mudanças, entretanto, trouxeram cerca de 1.500 reais de custos adicionais para as despesas do salão, o que não foi repassado para o valor dos serviços oferecidos. Ainda assim, Regina garante que o investimento vale a pena e que os novos hábitos vão continuar, mesmo com o fim da pandemia.

“As clientes estão se sentindo à vontade no salão porque sentem que é um ambiente onde mantemos todos os cuidados, inclusive dão dicas de como melhorar o bem-estar delas e o nosso. Por isso, vamos manter as máscaras, o álcool gel, o agendamento apenas com hora marcada e com distanciamento. Afinal, elas também gostam dessa sensação de exclusividade”, finaliza a cabeleireira e empreendedora.

[Total: 20    Média: 4.5/5]