7 de novembro de 2023


Glossário de TI: entenda as principais expressões da área

Programação

A área de Tecnologia da Informação (TI) cresceu de forma acelerada nos últimos anos e tem sido apontada como uma das mais promissoras do mercado de trabalho. Com o surgimento de novas possibilidades e desafios, novos termos aparecem para dar sentido a essas inovações.

As expressões de TI em geral se referem a ferramentas, equipamentos e programas utilizados em vários itens do dia a dia, como computadores e celulares. E, como muitas dessas novidades foram produzidas no exterior, elas chegam até nós com seus nomes em inglês.

Confira abaixo um glossário com as principais expressões utilizadas na área!

ALGORITMO: Série de instruções e regras para que o computador execute uma tarefa. Determina uma sequência de operações (matemáticas, lógicas etc.) que esse dispositivo deverá fazer.

ANTIVÍRUS:Programa que detecta e remove softwares invasores ou mal-intencionados, como os vírus.

APP: Abreviação de application (em português, “aplicativo”). Refere-se a programa, geralmente de celulares, que executa uma função útil para o usuário. São exemplos famosos de aplicativo os de redes sociais: Facebook, Instagram etc.

ARMAZENAMENTO EM NUVEM: Serviço que permite armazenar arquivos por meio da internet. O arquivo salvo é enviado do computador para outro espaço de armazenamento conectado à rede – esse espaço é chamado de nuvem.

BACK-END:Conjunto dos elementos por trás do funcionamento de um site ou aplicativo; a parte do aplicativo que o usuário não consegue visualizar e com a qual ele não pode interagir. Esse termo é utilizado na área de desenvolvimento web, e o trabalhador que se dedica a essa parte é chamado de desenvolvedor back-end.

BACKUP: Cópia de arquivo(s) de um dispositivo para outro. O intuito de fazer um backup é preservar informações caso o arquivo ou o dispositivo original sofra um dano que resulte em perda de dados.

BIG DATA: Conjunto de dados muito grande ou muito complexo que, portanto, não pode ser processado da forma tradicional. Ao contrário dos dados mais comuns, que são processados e armazenados em segundos por computadores pessoais, o big data precisa passar por etapas longas, como análise, captura, armazenamento e visualização dos dados.

BUG: Erro ou mau funcionamento no sistema de um programa.

DESKTOP: Espaço virtual para acesso rápido a aplicativos e programas instalados no aparelho. Em português, é chamado de “área de trabalho”.

DNS: Sigla de Domain Name System (em português, “Sistema de Nomes de Domínio”). Refere-se à ferramenta responsável por gerenciar os nomes dos sites, transformando cada um deles em um número de identificação, o número de IP (Internet Protocol ou “Protocolo de Internet”).

DOWNLOAD: Ato de copiar um arquivo da internet para um computador conectado à rede.

ENGENHARIA SOCIAL: Conjunto de técnicas usadas para dar credibilidade a uma informação falsa ou enganosa. É bastante utilizada por criminosos, com o objetivo de criar e-mails e mensagens mal-intencionadas e fazer com que elas pareçam verdadeiras e legítimas, enganando a vítima.

FRONT-END: Conjunto dos elementos pelos quais o usuário navega e por meio dos quais ele interage com as funções de um aplicativo ou site; a parte diretamente em contato com o usuário. Esse termo é utilizado na área de desenvolvimento web, e o trabalhador que se dedica a essa parte é chamado de desenvolvedor front-end.

HTML: a Linguagem de Marcação de Hipertexto é um tipo de linguagem usado para construir o conteúdo que aparece na internet por meio dos sites. Hipertexto se refere à possibilidade de navegar dentro de uma mesma página ou de uma página para outra.

HOST: a tradução para o português é anfitrião ou hospedeiro. É utilizado para indicar uma máquina que está conectada à internet e oferece um serviço a outras máquinas. Um exemplo disso é o servidor de um site de notícias, por exemplo, que disponibiliza conteúdo para ser acessado por outros computadores do mundo inteiro.

HARDWARE: Parte física de um dispositivo eletrônico, ou seja, placas e peças que o fazem funcionar.

HOST: Máquina conectada à internet que oferece um serviço a outras máquinas. Um exemplo de host é o servidor de um site de notícias, que disponibiliza conteúdo para ser acessado por outros computadores do mundo inteiro. A tradução do termo seria “anfitrião” ou “hospedeiro”.

HTML: Sigla de HyperText Markup Language (em português, “Linguagem de Marcação de Hipertexto”). Refere-se a um tipo de linguagem usado para construir sites. O termo hipertexto diz respeito à possibilidade de navegar pela mesma página ou de uma página para outra.

IA: Sigla de Inteligência Artificial. Refere-se aos sistemas capazes de aprender e executar tarefas de forma independente, simulando a inteligência humana.

INTRANET: Rede interna geralmente utilizada em empresas para restringir o acesso aos dados somente para os computadores daquele local de trabalho ou setor.

IP: Sigla de Internet Protocol (em português, “Protocolo de Internet”). Refere-se tanto ao protocolo de comunicação entre máquinas quanto ao número que identifica o dispositivo conectado à internet. Cada dispositivo que acessa a rede (computador, roteador etc.) ganha um número de IP, que funciona como um documento de identificação.

LAN: Rede local delimitada por um espaço físico de compartilhamento de dados, por exemplo, uma casa ou local de trabalho.

MALWARE: Software malicioso; programa que tem como objetivo invadir computadores e dispositivos para causar danos ou alterações ou roubar informações.

PDF: Formato de documento digital que pode ser aberto em qualquer aparelho.

RAM: Sigla de Random-Access Memory (em português, “Memória de Acesso Aleatório”). Refere-se a um componente que agiliza e organiza o acesso a arquivos e programas em uso.

SOFTWARE: Instruções programadas no hardware para que ele controle e processe, de forma predeterminada, os dados que passarem pelo dispositivo.

SOFTWARE LIVRE: Programa cuja estrutura de programação (código) está em domínio público, ou seja, é de livre acesso.

STREAMING: Tecnologia de transmissão que permite visualizar dados, como áudio e vídeo, sem a necessidade de fazer seu download.

URL: Endereço eletrônico de uma página na internet (site, blog etc.). Geralmente é digitado na barra de endereços do navegador, para encontrar a página desejada.

Agora que chegou ao final do glossário, que tal dar os primeiros passos na área de tecnologia? O Portal Cate oferece os cursos “Introdução à lógica de programação”, “Introdução ao desenvolvimento front-end” e “Introdução ao desenvolvimento back-end”. Inscreva-se nesses cursos clicando aqui.

Você também pode acessar o nosso podcast sobre o tema (clique aqui), além de ver todos os conteúdos, dicas e cursos do Portal Cate na área de TI (clique aqui). Até a próxima!