O Cate - Inspiração DICA | Back-end + front-end: conheça os tipos de programadores que estão em falta no mercado de tecnologia.
27 de maio de 2021
A imagem é uma foto: uma mão digital no teclado de um computador. Na tela do teclado, além dos códigos que estão sendo digitados, aparece o reflexo da mão

Back-end + front-end: conheça os tipos de programadores que estão em falta no mercado de tecnologia.

O mercado de tecnologia está aquecido e avisa: sobram vagas e faltam profissionais. Para ajudar a responder a essa demanda, o Portal Cate preparou um podcast para começar a desvendar duas ocupações que são essenciais para a construção de sites e aplicativos: o programador back-end e o programador front end.  

Na entrevista com Paulo Henrique de Almeida, PH, programador e sócio da Casion, e Bruno Gabriel de Almeida Braga, programador e produtor de conteúdo, eles falam quais são as principais atividades, conhecimentos e habilidades que esses profissionais de tecnologia devem ter.

Confira a transcrição do podcast aqui.

Glossário:

Back-end – profissional responsável por programar, por meio das linguagens de programação, a parte “invisível” do site, ou seja, o banco de dados e a segurança da informação, e a garantir a eficiência do negócio.

Front-end – profissional responsável por programar, por meio das linguagens de programação, a parte do site que o usuário vê e com a qual interage, garantindo uma boa experiência com essa interface.

Linguagem de programação – conjunto de símbolos e códigos que são utilizados para a construção de um site/aplicativo. Cada programa é uma linguagem.

HTML – linguagem de programação recomendada para quem quer ser front end.

Java Script – linguagem de programação recomendada para quem quer ser front end.

CSS – linguagem de programação recomendada para quem quer ser front end.

Stack – conjunto de linguagens que um programador back-end domina.

[Total: 16    Média: 4.6/5]

17
Comentários

10 Comment threads
7 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
13 Comment authors
Maria de Fatima de Sousa DiasHeitor M. TíricoPortal CateYANN RENYSON MOURA SANTOSReinaldo Rodriguues de Camargo Recent comment authors
newest oldest
carlos alberto da silva
Membro
carlos alberto da silva

Com certeza é de extrema importância esse podcast que acabei de ouvir, porque já venho estudando coisas relacionadas à área há alguns anos, porém não sabia diferenciar muitas coisa que estou aprendendo através dos cursos na área de tecnologia pelo Cate.

Solange da Silva
Membro
Solange da Silva

Como me ajudou, tenho agora uma direcão mais clara e não dispersa, passo a passo. Se se não, o todo, pelomenos a ponta inicial como bússola para o que preciso e busco!
Obrigada PH e Bruno, pelo podcast! Vlw… 🤛

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá Carlos, tudo bem? Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!​

Paulo Caetani
Membro
Paulo Caetani

Fiz todos esses cursos na faculdade mas o preconceito etário muito forte na area de TI impede-me uma oportunidade, e lamentável tanta procura por programadores e não darem oportunidade para iniciantes, maiores de 40 anos e outros preconceitos. Eiiiiita Brasil.

sonia gomes pasti
Membro
sonia gomes pasti

Gostei bastante desse áudio, foi bem claro nas palavras e só correr atrás

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá Sonia, tudo bem? Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!​

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, tudo bem? Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!​

Fernando alves coutinho
Membro
Fernando alves coutinho

Quero fazer o curso como que faz para fazer a inscrição

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Fernando.

Para acessar aos cursos de Back End ou de Front End basta acessar o link abaixo.
https://cate.prefeitura.sp.gov.br/tecnologia/

Abraço!

Paulo Eduardo Almeida
Membro
Paulo Eduardo Almeida

Parabéns !, pelo Pode Quest. Ótima entrevista com Paulo Henrique e Bruno Gabriel, este podcast me deu um norte para qual área me aprofundar nos meus estudos. Muito obrigado !

Ednelson Auzier Moreira
Membro
Ednelson Auzier Moreira

Este curso não esta mais disponível

Marcos Aurélio Azevedo vale
Membro
Marcos Aurélio Azevedo vale

Olá! Pessoal da prefeitura o curso de Back-end front-end, nao está mais disponíveis?
pois no site não tem como fazer a inscrição para o curso. Por favor me ajuda aí, me interessei muito pelo curso.

Reinaldo Rodriguues de Camargo
Membro
Reinaldo Rodriguues de Camargo

É assombrosamente importante esta grade de cursos principalmente num vetyor como a internet num pais que ainda discute a importância e o alcance de cursos an distyancia discute-se tambem se todos precisam de cursos superiores num mundo onde a Alemanha nazista ja fa9zia cursos superiores por correspondencvia logo estes cursos estao como uma quebra de paradigma … mas ha uma falha monstruosa nao se diz quando começa … sua frequencia de quando em quando num ano dando a impressãoi de improviso

YANN RENYSON MOURA SANTOS
Membro
YANN RENYSON MOURA SANTOS

Não consigo me cadastrar no curso, smp que apareço na página do podcast, me ajudem!

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, boa tarde! Este é apenas um conteúdo de dicas. Os cursos na área de front-end e back-end encontram nos links abaixo:

Desenvolvimento de back-end: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/tecnologia/desenvolvimento-de-back-end/

Desenvolvimento de front-end: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/tecnologia/desenvolvimento-de-front-end/

Introdução ao Front-End: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/tecnologia/introducao-ao-front-end/

Esses cursos são oferecido pelo Instituto TIM TIMTec. Clique em “ACESSE” e você será direcionado à página da instituição. Lá, será necessário se cadastrar com login e senha para ter acesso aos conteúdos. Continuamos à disposição. Abraço!

Heitor M. Tírico
Membro
Heitor M. Tírico

Gostei da iniciativa da prefeitura, assim como do post. Acrescentaria que existe mais cursos como o da USP (Corsera),Digital Inovation One, ITGI, Udemy, sem falar das boas práticas. Estudar o que foi dito assim como o Git/GitHub e as ferramentas como Code. Parabéns

Maria de Fatima de Sousa Dias
Membro
Maria de Fatima de Sousa Dias

Como emitir o certificado?

Mais visto

Conteúdos Relacionados

Topo
0