O Cate - Inspiração DICA | Seleção de produtos para os clientes: saiba mais sobre a atividade de shopper
9 de agosto de 2022
A imagem é uma foto. Em um supermercado, uma mulher negra, de cabelos presos, máscara, blusa branca e jaqueta jeans, empurra um carrinho de compras.

DICA | Seleção de produtos para os clientes: saiba mais sobre a atividade de shopper

A evolução dos serviços prestados pelos aplicativos ajudou a popularizar a figura do shopper, ou seja, aquela pessoa que escolhe os produtos no ponto de venda que, posteriormente, serão entregues nas casas dos clientes.

Para contar um pouco mais sobre essa atividade e fonte de renda, o portal Cate conversou com Ricardo Pastore, Consultor e Professor especializado em varejo omnichannel. Confira:

Portal Cate: O que define a atividade de shopper?

Ricardo Pastore: o shopper é o consumidor no ponto de venda prestes a tomar uma decisão de compra de produtos ou serviços. O seu foco é pela solução de seu problema de consumo, e isso passa pela análise subliminar de soluções que lhe são apresentadas. Estas soluções envolvem os famosos 4 Ps do marketing adaptados para a venda nos respectivos canais: mix de produtos ou serviços, preço, promoção e exposição.

As empresas de aplicativos tomaram emprestado esse termo para batizar o prestador de serviços que atende os pedidos realizados pelos clientes. Os shoppers de aplicativos apenas seguem uma lista decidida pelo cliente, se caracterizando como prestadores de serviços, e não como tomadores de decisão, ou seja, eles não influenciam na compra ou nas escolhas por marcas. Quando há rupturas de estoque no ponto-de venda, eles informam e pedem aos clientes outras opções, mas nunca decidem por eles sem autorização.

Essa atividade já existia mesmo antes da pandemia? Temos um termo em português para substituir?  

O termo se popularizou no ano 2000, com o livro de Paco Underhill, Vamos às Compras, mas continua sendo um termo técnico, não utilizado pelo público em geral, e sim apenas como jargão das pessoas do meio.

Quais são as principais habilidades que um profissional dessa área deve ter?

As principais qualidades são a agilidade e o atendimento ao que foi solicitado pelos clientes. O cuidado com a embalagem também é muito importante.

Os aplicativos de entrega são os principais meios para quem oferece esse tipo de serviço ou é possível encontrar novas pontes que ligam os profissionais aos clientes? 

Conheço apenas os aplicativos que prestam serviço de entregas para compras realizadas em supermercados, drogarias e petshops, que são os mais comuns, mas também podem ser aplicados em padarias, lanchonetes e outros.

É possível prever a renda mensal de um profissional que trabalha como shopper

Não consigo prever, mas atualmente se constitui em uma importante fonte de ganhos até para casais que dividem a tarefa. Enquanto um se encarrega de fazer a separação dos pedidos, o outro faz as entregas.

Podemos afirmar que essa é uma profissão que veio para ficar?

Sim, é um meio de ganhos, mas não uma profissão, pois não oferece a estabilidade de um emprego, nem os benefícios como plano de carreira. É uma alternativa para quem quer compor e ampliar os seus ganhos ou ter como fase transitória enquanto não arruma um emprego. Também pode ser a porta de entrada para quem quer conhecer a área de logística, pois lida com romaneio de produtos, picking, separação, pagamento, transporte e entrega. Isso tudo é pura logística.

Quem se interessou, não deixe de conferir aqui, no portal Cate, o curso gratuito e online de Assistente de Logística.

[Total: 4    Média: 5/5]

1
Comentários

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Gerusa dos santos reis Reis Recent comment authors
newest oldest
Gerusa dos santos reis Reis
Membro
Gerusa dos santos reis Reis

esses app de compras são muitos bones porem deixa a desejar na entrega os produtos vem errados mas são bones ajuda muito…..

Topo
0