O Cate - Inspiração DICA | A moda agora é ser sustentável
18 de junho de 2021
A imagem é uma foto. Em uma rua com lojas na calçada, um casal está em frente a uma loja que parece um brechó, com moletons coloridos pendurados em uma arara. Um homem negro de touca marrom, casaco branco e marrom e uma bolsa pequena pendurada, segura um celular e tira uma foto de uma mulher. Ela é uma mulher negra com os cabelos crespos presos, divididos em dois coques, brincos e correntes douradas, blusa branca e casaco preto. Ela segura um moletom rosa e posa para a foto. Ao fundo, uma outra mulher negra, de cabelos longos e casaco branco, passa

DICA | A moda agora é ser sustentável

A moda é cíclica, com estilos que vão e voltam, como a pochete. Porém, nos últimos tempos, uma tendência veio para ficar: a sustentabilidade. Mais do que uma maneira de se vestir, estar na moda tem a ver com a autoexpressão de um indivíduo ou de grupo inserido em determinada sociedade, e a maior demanda social, atualmente, é optar por produtos sustentáveis.

O jeito mais fácil de aliar moda com sustentabilidade é a partir do consumo de peças de brechó. Se antes esse hábito era associado às necessidades financeiras, atualmente atrai um público que opta por dar continuidade à vida útil de determinada peça, em vez de deixá-la chegar como resíduo no meio ambiente. Isso porque fibras sintéticas, como o poliéster, por exemplo, demoram cerca de 400 anos para se decompor.

Garimpar nos brechós, portanto, é um hábito que valoriza peças de roupa com história e de matéria-prima com qualidade; afinal, as roupas de antigamente eram feitas para durar. Além de ter se tornado uma atitude fashion com preço justo. Entretanto, a lógica da economia circular na moda – ou seja, um tipo de cadeia produtiva e de consumo que, em vez de gerar lixo, reaproveita os resíduos para fabricar outros produtos – vai muito além da aquisição de peças de segunda mão.

O São Paulo Fashion Sampa, programa lançado pela Prefeitura de São Paulo, oferece fomento e qualificação profissional ao setor da moda para a criação de novos negócios sustentáveis, colaborativos e amplos. “A moda é uma das vocações de São Paulo, inclusive sendo palco de uma das mais expressivas semanas de moda do mundo, que é a SPFW. Como grande geradora de trabalho e renda em todas as fases da cadeia produtiva, a moda se mostra atrativa também na economia circular, se valendo do reaproveitamento de materiais e de novas formas de produção”, afirma Aline Cardoso, secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

“No escopo do Fashion Sampa, temos como desafio a implementação de uma nova cultura, que fortalece o conceito da economia circular, a qual exige fundamentalmente que criemos meios para o melhor aproveitamento dos recursos naturais, evitando desperdícios e descartes sem procedências. A concepção exige de todos os entes sociais envolvidos uma mudança comportamental e cultural, e novas políticas públicas que estimulem o desenvolvimento do mercado do lixo ao luxo”, como diz Flávia de Jesus Costa, supervisora do programa.

Segundo o relatório produzido em 2018 pela Associação Brasileira de Industria Têxtil (Abit), o Brasil é a quinta maior indústria têxtil do mundo e o quarto maior produtor de denim (tecido usado para fazer o jeans) e de malhas. Uma faceta desse cenário é que só na metrópole de São Paulo cerca de 35 toneladas de resíduos têxteis são descartadas por dia no aterro sanitário. “Entender a cadeia produtiva têxtil, desde o desenvolvimento do produto até as peças pós-consumo, e criar oportunidades de trabalho e negócios de forma sustentável, além do incentivo às cooperativas, são os desafios do programa”, complementa Flávia.

As oficinas oferecidas pelo programa já beneficiaram mulheres em situação de violência doméstica do programa Tem Saída, também da Prefeitura de São Paulo, formando uma mão de obra consciente sobre o combate à pirataria, a produção e o consumo social e ambientalmente sustentáveis, a fim de colaborar com a erradicação do trabalho análogo à escravidão e com a redução de impactos ambientais causados pela indústria têxtil.

A formação dessas profissionais tem como destino o mercado de alta costura brasileira, que investe cada vez mais nessa produção limpa e com menos impacto ambiental, além de iniciativas empreendedoras. Se a moda é a sua área, fique de olho no site do São Paulo Fashion Sampa para saber quando abrem as próximas oficinas.

[Total: 9    Média: 4.9/5]

9
Comentários

5 Comment threads
4 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
Portal CateADINA PATRICIA DE BARROS DE MELOPatrícia Ana dos SantosFlaviana cristina de Oliveira Lacerda Recent comment authors
newest oldest
claudio alves xavier
Visitante
claudio alves xavier

ótimo trabalho de conciência para todos nos brasileiros que o mesmo seja repassado aos colegas bolivianos que dominam a e trabalham muito em oficinas de costura, mas algums faz o descarte ainda em vias públicas educação anbiental para todos.

Flaviana cristina de Oliveira Lacerda
Membro
Flaviana cristina de Oliveira Lacerda

Bom dia gostaria de saber como consigo me escrever no curso ??

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Boa tarde, tudo bem? Este é apenas um conteúdo de dicas. Para se inscrever nos cursos do portal Cate, é preciso acessar a página de cursos: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/. Quando escolher algum, entre na página do curso e clique em “ACESSE” para ser direcionada aos conteúdos de aprendizado. Continuamos à disposição. Abraço!

Membro
Eliana Paula de Sousa

Por favor como se inscrever no curso de economia sustentável

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Eliana! Tudo bem? Este é apenas um conteúdo de dicas, mas você pode conferir o curso Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, através do link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/meio-ambiente-e-sustentabilidade/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-terceiro-setor/. Quando entrar na página do curso, clique em “ACESSE” para ser direcionada aos conteúdos de aprendizado!

E todos os cursos da área de Meio Ambiente se encontram aqui: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/meio-ambiente-e-sustentabilidade/.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo chat de atendimento. Continuamos à disposição. Abraço!

Patrícia Ana dos Santos
Membro
Patrícia Ana dos Santos

Gostaria de saber sobre o curso de corte e costura

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Patrícia! O portal Cate oferece o curso Trabalhe na Moda: Modelagem e Costura, que é gratuito e 100% on-line. Para fazer sua inscrição, acesse o link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/economia-criativa/trabalhe-na-moda-modelagem-e-costura/. Um abraço!

ADINA PATRICIA DE BARROS DE MELO
Membro
ADINA PATRICIA DE BARROS DE MELO

alguem me indique um curso por favor pois nao estou encontrando mas cursos disponivel

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, tudo bem? Para encontrar todos os cursos do portal, acesse a aba “CURSOS”, através deste link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/. Quando clicar em algum deles, será direcionado(a) para a página inicial do curso. Lá, poderá conferir informações como carga horária, disponibilidade de certificado e se o curso é presencial ou realizado à distância. Continuamos à disposição. Abraços.

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Saiba por que profissionais com conhecimento em ESG estão entre os mais requisitados no ...
Topo
0