Seja para especialistas que oferecem serviços de mídias sociais, seja para microempreendedores que cuidam das próprias redes, algo é indiscutível: planejamento e organização são essenciais para fazer um bom trabalho e ter retorno positivo.
Existe uma ferramenta que ajuda nessa organização: o calendário de postagem. Falando assim pode até parecer algo bem simples, não é? E é simples mesmo!
O calendário de postagem pode ser feito e adaptado de acordo com as suas necessidades, manualmente ou no computador. Para quem nunca trabalhou com um calendário, o Portal Cate dá algumas dicas de como incorporar sua utilização no dia a dia. Confira!
Antes do calendário, o planejamento
Para postar é preciso saber o que postar. O planejamento de redes sociais envolve definir quais são os objetivos da marca, qual é o público-alvo, em quais plataformas atuar e quais assuntos fazem parte do universo de conversa com o público. Se você já sabe tudo isso, pode seguir em frente. Se ainda não sabe, confira os conteúdos especiais que o Portal Cate já publicou sobre o tema clicando aqui.
Agora sim, o calendário
Se o seu planejamento está em dia, siga estas dicas para montar seu calendário de postagens:
- Trabalhe sempre em um formato de tabela ou planilha. Isso deixa as informações mais sistematizadas, e fica mais fácil visualizar tudo.
- Decida em quais dias da semana e horários você vai postar.
- Defina quantas postagens vai fazer em cada dia escolhido.
- Organize seu conteúdo por editorias, por exemplo: mensagem motivacional, imagem de produto, vídeo tutorial, carrossel de fotos, reel de bastidores da produção.
- Sinalize em qual rede social vai postar.
Veja um exemplo:
Não existe uma regra fixa para a montagem do calendário. O importante é saber criar alternativas que se adaptem ao seu objetivo. Boas postagens!
Útil gostei
Boa tarde, Alcino! Agradecemos muito o seu comentário. Todo nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Para mais aprendizados na área de economia criativa, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/economia-criativa/. Continuamos à disposição.