O Cate - DICA | Como trabalhar com sobras de tecidos
17 de junho de 2024
A imagem é uma foto. Vários pedaços de tecidos diferentes, de cores e estampas diversas, formam uma colcha.

DICA I Como trabalhar com sobras de tecidos

Uma pesquisa realizada pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) estima que a indústria da moda gere, aproximadamente, 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis anualmente. Nesse caso, podemos dizer que resíduos têxteis são lixo. Há outros dados alarmantes sobre essa indústria: ela é responsável por cerca de 10% das emissões globais de carbono e consome mais energia do que a aviação e o transporte marítimo juntos.

Ao redor mundo, a resposta para esse consumo desenfreado de recursos naturais tem sido iniciativas que unem moda e sustentabilidade, ou seja, que promovem o reaproveitamento de materiais como alternativa viável e necessária para reduzir o desperdício.

Reaproveitamento de tecidos

Uma prática comum no artesanato brasileiro é a utilização de sobras de tecidos para construir novas peças de vestuário, decoração e enxoval. Essa característica se mostra eficaz para promover um ciclo de produção e consumo mais sustentável, além de ser um prato cheio para a criatividade.

Para quem está em São Paulo, a capital oferece fácil acesso a esse tipo de material. Na rua 25 de Março e na região do Brás e do Bom Retiro, polo têxtil da cidade, é possível encontrar lojas e pontas de estoque focadas em retalhos de tecido, ou seja, sobras não utilizadas pela indústria e direcionadas para esse tipo de comércio.

Quem já tem um negócio formalizado ou está vinculado a uma cooperativa também pode buscar parceria com grandes confecções que, regularmente, fazem doação de sobras de tecidos.

Higienização de tecidos

Para trabalhar com sobras e retalhos, o primeiro passo é a sua higienização. Ela garante a segurança de quem vai manuseá-lo, além de garantir a qualidade da peça confeccionada.

A recomendação é lavar com água morna e sabão neutro, para remover sujeiras e resíduos superficiais. Para garantir a eliminação de germes e bactérias, a dica é adicionar vinagre branco ou bicarbonato de sódio durante a lavagem. Ambos são desinfetantes eficazes.

Por fim, os tecidos devem ser secos ao ar livre, em local arejado e longe da luz direta do sol para evitar desbotamento. Depois, precisam ser armazenados em local limpo e seco, para prevenir mofo e outros danos.

Ideias de peças

Confira algumas peças que podem confeccionadas com sobras de tecidos:

  • peças de vestuário de patchwork (que combina diferentes tecidos);
  • bolsas;
  • faixas de cabelo e turbantes;
  • panos de prato;
  • cortinas;
  • almofadas;
  • abajures;
  • sacolas reutilizáveis;
  • estojos e nécessaires.

Que tal conhecer ou aprimorar técnicas de trabalho com sobras de tecidos? Se inscreva no curso, on-line e gratuito, “Introdução ao Upcycling: gerando renda com resíduos” , disponível aqui no Portal Cate.

[Total: 0    Média: 0/5]

Comentários

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Topo
0