O Cate - Inspiração DICA | Descubra novas ideias de costura criativa para iniciantes!
23 de junho de 2023
A imagem é uma foto. Uma almofada está sendo costurada por duas mãos brancas. Nas beiradas, ela é marrom com bolinhas brancas. No centro, ela é branca com aplicações de três flores coloridas, uma laranja, uma amarela e uma vermelha. A vermelha está sendo costurada com linha e agulha.

DICA | Descubra novas ideias de costura criativa para iniciantes!

A área da costura é um universo cheio de possibilidades: diferentes tecidos, pontos, dobras, acabamentos, decorações e tantas outras alternativas permitem ir longe com a criatividade! Para quem é iniciante e não tem tanta experiência, a criatividade é um ponto importante para avançar no processo de aprendizagem.

Escolher projetos simples e pequenos, além de ser bom para praticar pontos fundamentais da profissão, é uma forma de começar a gerar renda com a costura. O Portal Cate separou ideias com esse perfil especialmente para os iniciantes em costura criativa poderem elaborar lindos produtos. Confira!

Decoração de peças

Fazer uma roupa ou almofada completa, do zero, pode ser um pouco trabalhoso e exigir mais tempo de experiência em costura. Então que tal decorar uma peça pronta, como almofada ou jaqueta?

Para esse projeto, é necessário buscar técnicas de decoração, como o patchwork e os bordados.

O patchwork consiste em unir vários pedaços de tecidos para criar um padrão visual com cores e formas geométricas. Comece com formas simples, como quadrados e retângulos. Assim você pode usar pontos retos de costura, que são os mais básicos. Depois, com mais tempo de prática e aprendizado, você poderá apostar em outros formatos e combinações.

O mesmo vale para o bordado. Panos de prato e toalhas de banho personalizadas são uma ótima ideia para vender. Use sua criatividade para combinar desenhos simples, palavras curtas e detalhes charmosos.

Sacolas ecológicas

O tema da sustentabilidade está em alta. As sacolas plásticas utilizadas no mercado têm perdido espaço para sacolas ecológicas, aquelas feitas de tecido e que podem ser reutilizadas várias vezes.

O melhor de tudo é que a sua confecção pode ser feita à mão, com tecidos como o algodão, que é mais resistente e recomendado para aguentar o peso das compra. Dá até para reciclar uma roupa ou peça antiga da sua preferência e dar um destino bem legal para ela!

Roupas planas

As peças de roupa com cortes retos, como saias ou coletes, também são uma alternativa interessante para quem está começando. Peças desse tipo exigem bastante atenção, mas, como nem sempre precisam de dobras e acabamentos complexos, são mais indicadas para iniciantes em costura.

Outro ponto legal é que é possível encontrar na internet moldes prontos e gratuitos que indicam as medidas a serem utilizadas. Além de costurar a peça, você pode decorá-las usando as dicas do começo deste texto.

Caso você ainda não tenha máquina de costura, o Portal Cate tem um vídeo que ensina os pontos básicos de costura à mão. Acesse clicando AQUI.

No Portal Cate você também encontra os cursos Modelagem e costura (AQUI) e Artesanato & costura: esse é o meu negócio (AQUI). Não perca a oportunidade de se aprofundar de vez nos conhecimentos de costura. Até a próxima dica!

[Total: 3    Média: 4.7/5]

6
Comentários

4 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Claudia Martins CardosoBenedita Priscila de oliveiraPortal CatePatrícia Nascimento De Sousa RamosAna Guimarães Recent comment authors
newest oldest
Ana Guimarães
Membro
Ana Guimarães

Gostei das dicas, obrigada 🙏🥰

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Ficamos muito felizes em saber que este conteúdo foi útil para você, Ana! Talvez você também se interesse por outros conteúdos na área de economia criativa, acesse clicando aqui: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/economia-criativa/. Abraço!

Patrícia Nascimento De Sousa Ramos
Membro
Patrícia Nascimento De Sousa Ramos

Muito bom. Amei as dicas que me ajudarão muito.

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Patrícia! Agradecemos muito o comentário, o seu feedback é importantíssimo para nós. Para encontrar mais conteúdos na área de economia criativa, acesse https://cate.prefeitura.sp.gov.br/economia-criativa/. Continuamos à disposição. Abraço!

Benedita Priscila de oliveira
Membro
Benedita Priscila de oliveira

Quero aprender com ela faso

Claudia Martins Cardoso
Membro
Claudia Martins Cardoso

Adorei.

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Cursos em produção artística nas áreas de som, imagem e audiovisual para jovens de ...
Topo
0