O Cate - Inspiração DICA I Conheça o projeto Mãos e Mentes Paulistas
17 de março de 2023
A imagem é uma foto. Mãos de uma pessoa branca estão trançando pedaços de palha.

DICA | Conheça o projeto Mãos e Mentes Paulistas

Artesãos e manualistas que procuram profissionalizar e formalizar seu trabalho podem contar com o apoio do Mãos e Mentes Paulistas. O projeto, que nasceu em 2018, tem como objetivo o desenvolvimento de negócios no segmento do artesanato que, no contexto do município, abarca a manualidade.  Ele conta com duas frentes principais: credenciamento e curso de formação.

Na primeira frente, o credenciamento, qualquer cidadão que crie produtos manuais pode obter a carteira oficial de artesanato mediante um teste de habilidade. Ao obter o documento, o profissional sai da informalidade e passa a ter um registro da prefeitura que dá acesso gratuito a espaços de vendas em lugares públicos e de parceiros.

Na segunda frente, os profissionais fazem um curso com duração de sete semanas e conteúdo que passa pelos seguintes temas:

  • modelagem de negócio;
  • planejamento de futuro;
  • presença digital;
  • planejamento de coleção;
  • planejamento financeiro;
  • formalização;
  • segurança do trabalho e comercialização.

O curso é on-line e gratuito e, para participar, basta fazer a inscrição no prazo estabelecido.

Depois dessa etapa, os artesãos e manualistas contam com uma complementação prática na comercialização de seus produtos, e isso acontece nos quiosques e lojas oficiais do Mãos e Mentes Paulistas localizados no Shopping Center Norte, Shopping Itaquera, Shopping Center 3 e Mercadão das Flores. Esses espaços ficam disponíveis por três meses.

Além de concluir o curso, os artesãos e manualistas devem se regularizar como microempreendedor individual (MEI). O projeto incentiva esse tipo de formalização visando aos benefícios que os profissionais obtêm com ela, como os oferecidos pelo INSS e a possibilidade de vender para empresas, pois poderão emitir nota fiscal.  

Para saber mais sobre o credenciamento e a abertura da próxima turma do curso, clique aqui.

[Total: 3    Média: 3.7/5]

Comentários

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Aprenda a fazer a técnica japonesa para criar bonecos e personagens com crochê ...
Topo
0