A pandemia de coronavírus ainda não acabou, mas com a vacina chegando cada vez mais aos braços dos paulistanos, já é possível olhar para o futuro com mais perspectiva. Por isso conversamos com a Michele Fernanda Oliveira, da Coordenadoria de Desenvolvimento do Turismo (CDT), para saber como esse setor está se preparando para a retomada. Confira
Portal Cate: Quais áreas de atuação são contempladas com as iniciativas de fomento ao turismo em São Paulo?
Coordenadoria de Desenvolvimento do Turismo: O fomento ao turismo atua em todas as áreas que contemplam a cadeia de acolhimento turístico de uma cidade: transporte, hotelaria, eventos, alimentação, segurança etc. Além de áreas como a economia criativa, a valorização da diversidade e o inventário cultural, com o objetivo de gerar fluxo de pessoas que transitem e consumam na cidade.
P.C.: Depois de 15 meses em suspensão ou funcionamento parcial das atividades, como o segmento está se preparando para o segundo semestre e a expectativa de voltar à normalidade? O que vai mudar e o que vai continuar como está?
C.D.T: De acordo com o Relatório de Impactos da Pandemia de Covid-19 no Turismo da Cidade, elaborado pela SPTuris e atualizado em fevereiro de 2021, consideramos que a retomada dos turistas estrangeiros só se dará após a imunização massiva da população. Portanto, o foco neste primeiro momento será no turismo regional, seguindo a linha de tendência de que o morador de São Paulo “fará turismo” em sua própria cidade, ou no estado.
P.C: Que dicas vocês dariam para as empresas e pessoas que querem começar ou retomar a empreender na área de turismo?
C.D.T: Recentemente foram realizadas diversas pesquisas por institutos e órgãos públicos, além do Relatório de Impactos da Pandemia de Covid-19 no Turismo da Cidade, que dá em detalhes esse novo perfil de cliente e pode ajudar os empresários do setor. Além disso, é fundamental que o empresário conheça muito bem o seu produto para poder divulgá-lo nas redes sociais, buscar aperfeiçoamento, capacitação e parcerias para fortalecer o seu negócio.
P.C: Como as parcerias entre empresas/profissionais e também o alinhamento público/privado beneficia o mercado, o público e a cidade?
C.D.T: As parcerias entre empresas/profissionais e também o alinhamento público/privado potencializam áreas com grandes vocações turísticas e, consequentemente, atraem investimentos. Isso leva a melhorias em infraestrutura, qualificação de serviços e equipamento, além do fortalecimento da preservação ambiental.
P.C: Quais são os objetivos estratégicos no Plano de Turismo Municipal? Como ele ajuda pessoas/empresas do setor?
C.D.T: Os 15 objetivos estratégicos do Plano de Turismo Municipal 2019-2021 são:
- Fortalecer a capacidade institucional técnica-administrativa por meio da infraestrutura organizacional e ampliação de recursos (humanos e financeiros).
- Fortalecer a capacidade institucional de inteligência de dados por meio de sistemas de monitoramento e avaliação.
- Fortalecer a capacidade institucional de governança por meio de parcerias com organizações do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor.
- Promover o reconhecimento e a valorização de São Paulo como uma cidade turística.
- Estabelecer e divulgar um calendário de eventos unificado da cidade.
- Definir e implantar política pública de desburocratização e apoio a eventos.
- Fomentar e apoiar segmentos temáticos e nichos (compras, cultural, gastronômico, religioso, étnico, esportivo, ecoturismo, LGBTI, infantil, dentre outros) existentes.
- Incentivar o desenvolvimento territorial do turismo na cidade.
- Fomentar o turismo nos Polos de Ecoturismo de Parelheiros/Marsilac/Ilha do Bororé e da Cantareira.
- Reativar o território do Triângulo SP, no centro histórico de São Paulo.
- Ampliar e aprimorar a infraestrutura turística de mobilidade e acessibilidade.
- Ampliar, aprimorar e promover os serviços turísticos.
- Promover o aprimoramento da hospitalidade para que o turista se sinta acolhido.
- Fortalecer a imagem de São Paulo como destino turístico de relevância nacional e internacional
- Aumentar o consumo da oferta turística de São Paulo por turistas e moradores.
O Platum fortalece a participação e articulação entre setor público, mercado e sociedade civil voltadas à promoção do turismo e eventos na cidade de São Paulo.
A meta atual é promover a cooperação internacional e posicionar São Paulo como capital da criatividade, cultura e diversidade, reconhecendo o turismo como indutor de desenvolvimento econômico, social, humano e sustentável.
P.C.: Já podemos falar de um calendário de eventos organizado pela prefeitura para a cidade no próximo semestre? E no próximo ano?
C.D.T: Foi instituída por meio do Decreto nº 60.358, 02/07/2021, a Comissão Especial de Organização de Eventos Festivos na Cidade de São Paulo nos anos de 2021 e 2022, que deverá planejar os eventos, cuidar dos atos preparatórios necessários para suas realizações, propor a expedição de normas e acompanhar as suas execuções.
Apreda economia criada
Boa tarde, E contratações para todos esses eventos onde e para quem encaminhar currículo!
Onde se escreve para o curso de turismo?
Olá, Ozania! A seção de Dicas no site do CATE tem como objetivo oferecer informações valiosas sobre o mercado de trabalho. Essas dicas não são cursos, mas sim explicações detalhadas sobre diferentes profissões e habilidades, com a finalidade de ajuda-lá a entender melhor diversas áreas de atuação e melhorar suas chances de sucesso profissional.Para encontrar todos os cursos do portal Cate, acesse a aba “CURSOS” através deste link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/. Quando clicar em algum deles, será direcionado(a) para a página inicial do curso. Lá, poderá conferir informações como carga horária, disponibilidade de certificado e se o curso é presencial ou realizado… Read more »