O Cate - Inspiração DICA | Guia básico de kits de festa
2 de março de 2022
A imagem é uma foto de três senhoras idosas, sentadas lado a lado e com os braços entrelaçados. Elas estão com óculos e chapéus comemorativos em que está escrito "Feliz Aniversário".

DICA | Guia básico de kits de festa

O mercado de kit de festa existe há anos, mas se tornou tendência – duradoura, pelo visto – após os primeiros meses de isolamento devido à Covid-19. A ideia é que a pessoa receba tudo que ela precisa para uma comemoração em casa: quitutes, bebidas e alguns objetos de decoração, de acordo com a quantidade de convidados.

Para quem trabalha regularmente com refeições, aperitivos e sobremesas, essa é uma oportunidade para inovar o serviço e faturar! Todo mundo sai ganhando: os consumidores, que encontram opção acessível, e os empreendedores, que podem incorporar nos kits itens de pronta-entrega que já fazem parte das suas vendas regulares.

Veja, a seguir, algumas recomendações gerais sobre esse mercado.

Fique atento ao calendário

Aniversários e celebrações pessoais são os carros-chefe dos kits de festas, porém, datas comerciais e comemorativas também são ótimas oportunidades de venda. Dia das Mães, Dia dos Namorados, festa junina, Páscoa, Dia das Crianças, entre outras datas, merecem ser temas de kits criativos, com cardápio e decoração que combinem com a ocasião e ofereçam soluções práticas para o cliente.

Sob encomenda × à pronta-entrega

Escolher entre essas modalidades de serviço depende muito de como você já estruturou o seu negócio. Vale fazer alguns testes para avaliar como fluem as vendas e assim alinhar a produção com a demanda.

Por exemplo, dependendo do público, pode ser muito arriscado manter kits de pronta-entrega, pois há grandes chances de alguns alimentos estragarem. Esse tipo de kit é mais indicado para quem já trabalha com venda de alimentos no dia a dia, pois há possibilidade de remanejar o estoque para onde ele for mais requisitado naquele momento.

Faturamento

Nas vendas sob encomenda, o recomendado é cobrar metade do valor na hora do pedido e o restante na retirada. Isso evita prejuízo, caso o cliente desista da compra.

Kits de pronta-entrega têm justificativa para um preço mais elevado. Como existe o risco de não serem vendidos, o ideal é que seu valor de venda inclua uma margem para amenizar o prejuízo.

Cardápio

Trabalhar com encomendas permite maior flexibilidade para explorar pratos mais elaborados. Kits de pronta-entrega precisam ser mais práticos, e a recomendação é optar por alimentos pré-preparados e fazer o procedimento final minutos antes de encontrar o cliente. Apostar em pratos saborosos e duradouros (maior vida útil) também ajuda a evitar desperdícios.

Foco na necessidade do cliente

É preciso se atentar ao que as pessoas estão demandando. De tempos em tempos, surgem tendências que nada mais são do que a adaptação ou um modo diferente de servir um prato que já existe. Para entender a moda da vez, é bom ficar antenado em perfis e canais culinários.

Também não se pode ignorar o ambiente em os kits serão consumidos. A dinâmica de alimentação é bem diferente em uma casa e em um ambiente sem utensílios de cozinha, por exemplo. Entenda a necessidade do seu consumidor e ofereça opções adequadas para ambos os casos.

Gostou? Veja outros conteúdos sobre gastronomia aqui no Portal Cate.

[Total: 8    Média: 4.6/5]

21
Comentários

11 Comment threads
10 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
11 Comment authors
Lusinete Rocha dos SantosPortal CateLeidjane do nascimento silvaMárcio Pereira AnunciaçãoVanuza Mota de Lima mota da Silva Recent comment authors
newest oldest
roberta da silva
Membro
roberta da silva

Como fazer para direcionar para fazer o curso

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Roberta! Este é apenas um material de dicas. Todos os conteúdos que estiverem sinalizados como “DICAS” não são cursos. Os cursos completos estão disponíveis aqui: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos.

Caso tenha dúvida, entre em contato pelo chat de atendimento. Estamos à disposição, abraço!

jussara Maria Augusto FARIAS
Membro
jussara Maria Augusto FARIAS

Gostei muitos das ideia 😃 me complemento obrigada

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, tudo bem? Ficamos muito felizes em saber que você gostou do conteúdo. Se quiser encontrar mais conteúdos como este, acesse nosso painel de dicas e inspirações: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/dicas-e-inspiracoes/. Abraço!

Marilia Pereira Silva
Membro
Marilia Pereira Silva

Bacana a matéria, deu uma clareada na mente … fora os insights

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Marília! Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!

Magali tamarindo carvas
Membro
Magali tamarindo carvas

Dicas muito precisa.

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Magali! Ficamos muito felizes em saber que você gostou do conteúdo. Se quiser encontrar mais conteúdos como este, acesse nosso painel de dicas e inspirações: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/dicas-e-inspiracoes/. Abraço!

Janaína aparecida pereira da Silva
Membro
Janaína aparecida pereira da Silva

Eu gostei muito do curso mi ajudou bastante mi deu até umas ideias legais

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Janaína! Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!

Janaína aparecida pereira da Silva
Membro
Janaína aparecida pereira da Silva

Muito obrigado

Ana cleide dos Santos Neves
Membro
Ana cleide dos Santos Neves

Quero saber como fazer esse curso

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Ana. Tudo bem? Este é apenas um conteúdo de Dicas e Inspirações para vocês conhecerem melhor a área! Todos os conteúdos que estiverem sinalizados como “DICA” não são cursos. Os cursos do portal se encontram neste link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/.

Para se inscrever nos cursos à distância, clique em “ACESSE” e, depois, em “INSCREVA-ME”. Caso o curso seja disponibilizado por uma instituição parceira, você será direcionado(a) para a página da instituição ao clicar em “ACESSE”. Continuamos à disposição. Abraço!

Ana cleide dos Santos Neves
Membro
Ana cleide dos Santos Neves

Quero fazer um curso

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Ana! Para encontrar todos os cursos do portal, acesse a aba “CURSOS”, através deste link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/. Quando clicar em algum deles, será direcionado(a) para a página inicial do curso. Lá, poderá conferir informações como carga horária, disponibilidade de certificado e se o curso é presencial ou realizado à distância.

Para se inscrever nos cursos à distância, clique em “ACESSE”, depois, em “INSCREVA-ME”. Caso o curso seja disponibilizado por uma instituição parceira, você será direcionado(a) para a página da instituição, onde deverá fazer um cadastro para ter acesso aos conteúdos. Continuamos à disposição. Abraços.

Vanuza Mota de Lima mota da Silva
Membro
Vanuza Mota de Lima mota da Silva

Como que faço pra me escreve no curso da gastronomia

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Vanuza. Tudo bem? Para fazer o curso de Princípios Básicos da Gastronomia, acesse a página inicial do curso: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gastronomia/principios-basicos-da-gastronomia/.

Quando a página carregar, clique em “ACESSE” e, depois, em “INSCREVA-ME” para ser direcionada aos conteúdos de aprendizado. Abraço!

Márcio Pereira Anunciação
Membro
Márcio Pereira Anunciação

Muito bom

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Márcio! Ficamos muito felizes em saber que você gostou do conteúdo. Se quiser encontrar mais conteúdos como este, acesse nosso painel de dicas e inspirações: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/dicas-e-inspiracoes/. Abraço!

Leidjane do nascimento silva
Membro
Leidjane do nascimento silva

Ótimo

Lusinete Rocha dos Santos
Membro
Lusinete Rocha dos Santos

Eu sou mae do pot, e na plataforma está muito vago de cursos com certificados, ja né seu mais o que fazer para entregar os certificados dos cursos, sendo que so tem dicas e não cursos.

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Esteja capacitado para trabalhar na cidade mais gastronômica do Brasil ...
Topo
0