Qualquer evento pessoal ou profissional precisa levar em conta muitos detalhes: a música, os espaços, a segurança e, é claro, a comida! Encontrar uma forma eficiente de servir as refeições aos convidados é uma necessidade de todo organizador de eventos, por isso, pode abrir oportunidades de serviço bastante rentável.
Conheça abaixo os principais tipos de buffet para eventos.
Apesar do nome pouco conhecido, a proposta já é bem famosa em casamentos, formaturas e festas de aniversário. Buffet à americana é o serviço em que as comidas são distribuídas em ilhas gastronômicas, e os convidados se servem de acordo com a própria vontade. Pode ser utilizado em almoços, jantares e eventos cheios de salgadinhos.
No buffet à francesa, cada mesa recebe suas próprias bandejas de comida, e os convidados se servem sem precisar levantar do lugar. No Brasil, esse estilo é mais utilizado em restaurantes do que em eventos, mas é uma boa alternativa de praticidade para distribuir comida aos presentes quando a variedade de alimentos é menor. Caso haja muita variedade, posicionar todas as opções de comida mesa por mesa vai exigir muito espaço.
Também chamado de coquetel, é a modalidade em que os garçons se movimentam pelo espaço do evento carregando petiscos (as chamadas finger foods, em inglês), como salgadinhos, canapés e doces. É muito recomendada para eventos de confraternização, pois permite que a comida chegue a todos os convidados mesmo nos momentos mais descontraídos da festa.
Opção muito comum em eventos corporativos e acadêmicos, o coffee break poderia ser traduzido para o português como uma pausa para o café. É aquele momento entre reuniões, palestras ou cursos em que os presentes interrompem as atividades para conversar, reabastecer as energias e beliscar biscoitos, pãezinhos e sucos. Uma ótima alternativa de geração de renda que se encaixa principalmente com o serviço à americana.
Nesse formato, o prato é finalizado na cozinha e chega prontinho para cada convidado, o que exige bastante organização na cozinha. No salão, o trabalho é deixar as mesas preparadas com talheres, guardanapos e copos.
O churrasco é um clássico nas reuniões de família e do trabalho. Atualmente, é possível oferecer serviço de churrasco profissional misturando um buffet de acompanhamentos tradicionais (farofa, arroz, vinagrete, maionese etc.) com o trabalho de assar as carnes para os convidados.
Mais visto
Conteúdos Relacionados
Conheça o mercado e veja como criar seu primeiro ...
Gastronomia
Confira algumas dicas de substituição e planejamento para economizar nas ceias de fim ...
Gastronomia
Gerando renda em casa
Excelente
Muito bom e enteressante