O Cate - Inspiração DICA | 1º de maio: Dia do Trabalhador e da Trabalhadora
2 de maio de 2022
A imagem é uma foto. Em um hospital, uma mulher negra de tranças no cabelo, está vestindo um uniforme rosa.

DICA | 1º de maio: Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

Assim como outras datas especiais que marcam o nosso calendário, o dia 1º de maio não é apenas de comemoração, mas de luta. Foi nessa data, no ano de 1886, que pela primeira vez trabalhadores saíram às ruas para exigir melhores condições de trabalho.

Essa manifestação, que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, pedia a redução da jornada de trabalho, melhores salários, tratamento mais humano, entre outras coisas que pautaram – e ainda pautam – a luta dos trabalhadores ao redor do mundo.

Aqui no Brasil, a data foi oficializada como feriado em 1924. Anos depois, em 1943, foi o dia em que o então presidente, Getúlio Vargas, anunciou a criação da CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho, como uma conquista dos trabalhadores.

Por mais que as relações de trabalho tenham mudado com o tempo, continua sendo fundamental empoderar a figura do trabalhador e da trabalhadora.

Capacitação e trabalho

A ideia de capacitação da mão de obra sempre foi um norte para a criação de políticas públicas. Ter trabalhadores capazes de ocupar vagas em alta demanda – como há hoje na Tecnologia – ou em busca de formação para atuar na área que encontram oportunidade, faz com que o mercado de trabalho se expanda e se estabilize.

O Portal Cate foi criado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo, com esse objetivo. Dividido entre os eixos econômicos que mais geram renda na cidade de São Paulo, o Portal conta com cerca de 100 cursos on-line e gratuitos para quem busca formação nas áreas de Gastronomia, Meio Ambiente, Tecnologia, Saúde e Bem-Estar, Economia Criativa e Gestão, Empreendedorismo e Trabalho.

Esse último eixo, inclusive, oferece conhecimento para quem empreende, quer começar um pequeno negócio ou ser autônomo. Noções de como fazer planejamentos financeiros, como vender pelas redes sociais e se comunicar com seu público-alvo são fundamentais, independentemente do serviço que você oferece.

Em breve, vem curso novo por aí na área de Tecnologia!

Em mais de dois anos de Portal, já foram emitidos mais de 124 mil certificados, ou seja, trabalhadores que concluíram o seu curso de formação, desenvolveram ou aprimoraram habilidades e as incluíram em seus currículos.

Faça seu cadastro e qualifique-se

Para ter acesso aos cursos gratuitos e outros conteúdos do Portal Cate, é só fazer o cadastro informando seu e-mail e número de CPF.

Invista na sua formação para o mundo do trabalho e bons estudos.

[Total: 4    Média: 3.8/5]