Nesse momento em que todas as pessoas estão se recolhendo em suas casas por um objetivo maior, muitos negócios estão precisando se adaptar para o mundo digital de uma maneira quase que obrigatória. Porém, sabemos que nem todos os empreendedores e pessoas que trabalham por conta própria podem se adaptar à esse formato virtual: seja pelo modelo atual que tem do negócio – como as vendas porta a porta ou feirantes – , ou ainda pela maior dificuldade de conseguir clientes sem um atendimento presencial – como por exemplo, os negócios de prestação de serviço.
Por isso, reunimos algumas dicas para você que empreende adaptar o seu negócio quando o online não é uma opção. Vamos lá?
#1 Faça combinados com seus fornecedores e clientes
Se você tem uma boa relação com seus fornecedores e clientes, essa é a hora de aproveitá-la! Cancelar contratos nesse momento pode ser prejudicial para o seu negócio, então busque conversar com essas pessoas de uma forma transparente, explicando a necessidade de adiar algumas ações que estavam previstas para esse momento. Por exemplo, que tal combinar aquela entrega com o fornecedor para uma data mais futura? Ou combinar um pagamento adiantado com seus clientes fiéis prevendo atendimento futuro já garantido?
Sabemos que algumas pessoas podem ficar desconfiadas e por isso, você pode até pensar em dar algo em troca considerando que você só poderá realmente fazer sua parte mais pra frente. Por exemplo, se você trabalha com diárias, que tal oferecer mais meia diária gratuitamente ou dar um desconto na compra? Ou até mesmo oferecer um brinde ou uma manutenção a mais? Dessa forma, o cliente se sente em vantagem e estará mais disposto a comprar de você.
Além disso, busque ter um controle maior nesse momento e faça uma planilha de controle com contratante, pagamentos, sendo até possível estipular um cronograma de entregas desses combinados. Pensando que você também não pode se prejudicar lá na frente quando seu negócio voltar a funcionar normalmente.
Conteúdo cedido pela Aliança Empreendedora. Confira as demais dicas aqui:
Gostei muito bom
Olá, Luciana. Muito obrigada pelo seu comentário. Abraços.
Já dizia um provérbio ou ditado popular: O combinado,não sai caro.
temos de nos adaptar a novas exigências do mercado e fidelizar ainda mais nosso cliente. Para isso lançando mão de ideias pro ativas como essas. muito obrigada
Olá, Rosana. Muito obrigada pelo seu comentário. Abraços.