O Cate - Inspiração DICA | Como reduzir os custos do seu negócio
8 de junho de 2020

Como reduzir os custos do seu negócio

Reduzir o orçamento é uma grande vantagem em momentos de crise. Veja dicas simples para repensar os gastos e melhorar a saúde financeira de seu empreendimento.

• Analisar a situação financeira é o primeiro passo para controlar os custos. Se você já tem o fluxo de caixa organizado, é hora de olhar para ele. Se ainda não tem, comece fazendo uma lista de receitas e gastos. Identifique os custos importantes para seu negócio e verifique se eles podem ser cortados sem impactar o faturamento.
  • Quanto você gostaria de economizar por mês? Esta é a segunda etapa: definir metas de valores a serem limitados. Defina quais gastos são intocáveis (não podem ser reduzidos facilmente) e quais são flexíveis (margem de redução pode ser maior).
  • Depois, é preciso definir e aplicar um plano de ação. Para cada meta definida, liste o que fazer. Por exemplo, para diminuir o custo de materiais e recursos, pesquise os preços de vários fornecedores e faça pelo menos três orçamentos para cada item a ser comprado.

Controlando melhor os custos, você ganhará fôlego financeiro para investir em comunicação e infraestrutura ou, ainda, baixar os preços de venda de seu produto ou serviço para conseguir vender mais.

Fique atento!

• Tome cuidado para não cortar um gasto necessário para manter seu negócio.
  • Separe as finanças pessoais das finanças do empreendimento.

Conteúdo cedido pela Aliança Empreendedora. Confira as dicas completas aqui:

[Total: 7    Média: 4.7/5]