Como se reinventar e reorganizar os negócios no período de crise? Venda direta, campanha nas redes sociais e revisão do estoque são dicas para gerar receita.
Rafael Catolé Demetrio, da startup ProCompra, foi convidado pela Ade Sampa para falar de técnicas e ferramentas que vão auxiliar o empreendedor a adotar formas simples e rápidas de gestão e atravessar este momento da melhor maneira possível.
Confira algumas estratégias apontadas pelo administrador:
#1 Produto pronto é dinheiro parado. Veja tudo o que tem no estoque e tome iniciativas para alavancar o caixa e livrar a empresa do que está parado. Se trabalha com itens perecíveis, separe os que têm prazo de validade mais curto e ofereça esses produtos com desconto.
#2 Avalie que dívidas você pode pagar. É importante saber quem são os fornecedores estratégicos e dar prioridade para pagar primeiro aqueles mais essenciais para o seu negócio, aquele indispensável para fazer seu produto ou ter o seu diferencial. Com os outros, você deve negociar e não pagar agora.
#3 Canais digitais e venda direta. É hora de colocar sua marca em evidência e encontrar outros meios como o Marketplace e o Mercado Livre para gerar receita. Vale a pena se cadastrar em todas as plataformas digitais de venda e oferecer seus produtos e serviços. Embora tenham uma taxa (de 15% a 30%), esse é mais um canal para melhorar o caixa.
Você também pode fazer venda direta usando aplicativos de mensagem como WhatsApp ou Telegram, oferecendo descontos e combos especiais, e criar canais no Instagram, Facebook e Youtube para veicular campanhas promocionais. Existem ferramentas gratuitas para montar banners e mandar para o cliente.
Se ainda não faz entregas, pode atuar no entorno do seu bairro. Comunique aos clientes que está fazendo delivery e crie uma conta com o nome da sua empresa.
#4 Reorganizar o negócio. Se você sempre trabalhou de portas abertas, vai precisar se reinventar e usar novos recursos de venda. Criar ações na comunidade é uma estratégia. Um restaurante, por exemplo, pode adotar cartões de fidelidade e oferecer vale-desconto. O garçom pode ajudar a montar pratos na cozinha ou atender os pedidos por telefone. Em uma loja é possível aproveitar os vendedores que estão parados para telefonar para os clientes ou vender pelo WhatsApp.
Para saber mais assista ao vídeo:
https://www.facebook.com/adesampaoficial/videos/522143818720846/
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Olá, Adriana. Tudo bem? você encontra vários cursos sobre vendas aqui: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/
com certeza que as minha venda irão subir
Muito obrigado