O Cate - Curso DICA | As vantagens de ser um Jovem Aprendiz
3 de junho de 2022
A foto é uma imagem. Em um ambiente corporativo, um jovem negro, de cabelos curtos descoloridos, óculos de armação preta e jaqueta jeans, está sentado. Ela segura uma pasta amarela.

DICA | As vantagens de ser um Jovem Aprendiz

A expressão Jovem Aprendiz já é muito conhecida por aí, mas você sabia que esse é um programa federal garantido por lei?

A Lei nº 10.097/2000 diz que empresas com mais de 50 funcionários devem disponibilizar de 10 a 15% de suas vagas para jovens de 14 a 24 anos. O programa tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências para quem busca o primeiro emprego.

Uma das principais vantagens do programa é que toda a aprendizagem é colocada em prática, já que o jovem assume uma função na operação da empresa. É também uma oportunidade para que o contemplado pela vaga conheça as diferentes áreas que compõem uma corporação, como administração, recursos humanos, financeiro, vendas, logística e descobrir qual delas tem mais a ver com o seu perfil.

Para fazer parte do programa, além de estar dentro da faixa etária, é preciso cursar ou já ter cursado o Ensino Médio. Os candidatos podem procurar as vagas diretamente no site das empresas e nos de colocação no mercado. Entretanto, algumas instituições, como Sebrae , Senai  e Ciee , fazem a ponte entre os empregadores e os jovens. Para isso, é só se cadastrar em uma dessas instituições. Outra maneira de saber sobre formação e vagas é indo até um posto físico do Cate.

O contrato de trabalho do Jovem Aprendiz é regime CLT, de 4 a 6 horas por dia, pode pagar até um salário-mínimo e durar até dois anos. E o melhor: existe a possibilidade de contratação e o primeiro emprego ser ali mesmo.

Ficou com alguma dúvida sobre o programa Jovem Aprendiz? Deixe nos comentários.

[Total: 3    Média: 4/5]

3
Comentários

1 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Priscila MilanezPortal CateKleber Eduardo Alonso Recent comment authors
newest oldest
Kleber Eduardo Alonso
Membro
Kleber Eduardo Alonso

Bom dia,
Eu como empresa, como faço para disponibilizar uma vaga?
Como faço o processo seletivo?
Poderiam me orientar?
Att,
Kleber.

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Kleber. Os empregadores interessados em disponibilizar vagas de emprego no Cate contam com a Central de Captação de Vagas, que atua internamente por meio de seus captadores, via telefone (11) 3397-1507 ou e-mail solicitacaodevagas@prefeitura.sp.gov.br. Abraços.

Priscila Milanez
Membro
Priscila Milanez

Meu filho tá prescisando muito porfavor 11948936380 ele todo dia fala que quer trabalhar pra comprar as coisas dele

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Conheça o que são métricas e como elas podem ajudar nas vendas pelas redes ...
Topo
0