O Cate - Curso DICA | As vantagens de ser um Jovem Aprendiz
3 de junho de 2022
A foto é uma imagem. Em um ambiente corporativo, um jovem negro, de cabelos curtos descoloridos, óculos de armação preta e jaqueta jeans, está sentado. Ela segura uma pasta amarela.

DICA | As vantagens de ser um Jovem Aprendiz

A expressão Jovem Aprendiz já é muito conhecida por aí, mas você sabia que esse é um programa federal garantido por lei?

A Lei nº 10.097/2000 diz que empresas com mais de 50 funcionários devem disponibilizar de 10 a 15% de suas vagas para jovens de 14 a 24 anos. O programa tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências para quem busca o primeiro emprego.

Uma das principais vantagens do programa é que toda a aprendizagem é colocada em prática, já que o jovem assume uma função na operação da empresa. É também uma oportunidade para que o contemplado pela vaga conheça as diferentes áreas que compõem uma corporação, como administração, recursos humanos, financeiro, vendas, logística e descobrir qual delas tem mais a ver com o seu perfil.

Para fazer parte do programa, além de estar dentro da faixa etária, é preciso cursar ou já ter cursado o Ensino Médio. Os candidatos podem procurar as vagas diretamente no site das empresas e nos de colocação no mercado. Entretanto, algumas instituições, como Sebrae , Senai  e Ciee , fazem a ponte entre os empregadores e os jovens. Para isso, é só se cadastrar em uma dessas instituições. Outra maneira de saber sobre formação e vagas é indo até um posto físico do Cate.

O contrato de trabalho do Jovem Aprendiz é regime CLT, de 4 a 6 horas por dia, pode pagar até um salário-mínimo e durar até dois anos. E o melhor: existe a possibilidade de contratação e o primeiro emprego ser ali mesmo.

Ficou com alguma dúvida sobre o programa Jovem Aprendiz? Deixe nos comentários.

[Total: 2    Média: 5/5]

Comentários

Topo
0