O Cate - DICA | O que são os programas de mentoria?
4 de julho de 2024
A imagem é uma foto. Em um escritório de paredes brancas, duas mulheres conversam, sentadas em frente a uma mesa. Uma delas está no centro da foto, de frente para a câmera, gesticulando e olhando para a outra mulher, que está de perfil.

DICA | O que são os programas de mentoria?

A mentoria pode ser resumida como uma troca de aprendizados entre o mentor, que é um profissional mais experiente em determinada área, e o mentorado. Em geral, os mentorados participam das mentorias em busca de orientações e dicas de quem já viveu mais tempo no mercado de trabalho.

Um programa de mentoria pode ser utilizado por todos os profissionais e exige apenas duas coisas: vontade de aprender e cabeça aberta para se autoavaliar e descobrir novas possibilidades. Confira os itens abaixo e entenda como esse processo é importante para a carreira profissional.

Como funciona uma mentoria

O primeiro passo de uma mentoria é o compartilhamento de experiências pessoais, metas e objetivos entre os envolvidos. Essa troca faz parte da construção da relação entre mentor e mentorado, na qual eles conhecem aspectos da vida pessoal e profissional relevantes para o desenvolvimento na carreira, como interesses, desafios e histórias.

Um dos principais diferenciais da mentoria é ser um processo dinâmico e personalizado, ou seja: ela é única para cada pessoa. O mentor precisa avaliar com atenção a situação acadêmica e profissional colocada pelo mentorado e, então, orientá-lo na avaliação do cenário atual e na projeção de metas realistas.

Formatos

As mentorias podem ser internas ou externas. As internas acontecem dentro de uma empresa, com profissionais que dividem o mesmo local de trabalho. Nas mentorias externas, esse vínculo não existe, e o mentor é escolhido por ser uma referência na área de interesse do mentorado.

Além disso, os programas de mentoria têm duas modalidades: virtual e presencial. Também existem as possibilidades de mentoria em grupo e individual, seja na área acadêmica, seja na área profissional.

Vantagens da mentoria profissional

Afinal, como a mentoria impacta os rumos da vida profissional? Quais áreas são desenvolvidas?

Ajuda na tomada de decisão

Construir uma jornada profissional envolve enfrentar decisões que, muitas vezes, são difíceis: escolher entre diferentes áreas de estudo, trocar de emprego, mudar de carreira, entre outras escolhas importantes que guiarão os próximos anos da sua vida profissional. Por isso, caso escolha fazer uma mentoria especializada, aborde esses detalhes e faça perguntas estratégicas para o seu propósito.

Impacta áreas importantes

O compartilhamento de experiências profissionais ajuda a identificar as áreas de interesse (autoconhecimento), aumentar o aprendizado (desenvolvimento) e se aprimorar em um caminho profissional específico (especialização). Obter referências e conhecimentos dará a você mais confiança para seguir no caminho atual ou, quando necessário, mudar de rumo.

Fortalece a rede de contatos

Sabemos como os contatos abrem portas no mercado de trabalho, não é mesmo? Os contatos construídos em uma mentoria podem durar muito mais do que o período do programa e se estender para outras esferas da sua carreira profissional.

[Total: 0    Média: 0/5]

Comentários

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Topo
0