O Cate - Inspiração DICA | Entenda o que é persona e público-alvo de uma marca
4 de janeiro de 2022
A imagem é uma foto. Duas mulheres negras estão sentadas e de frente para um notebook apoiado em uma mesa. A da esquerda tem cabelos crespos, usa um brinco comprido dourado e uma camiseta branca. A da direita tem cabelos raspados, usa um brinco pequeno de pedra e uma blusa preta com listras brancas

DICA | Entenda o que é persona e público-alvo de uma marca

Como diz o ditado: “A propaganda é a alma do negócio”. Porém, em época de redes sociais e produção de conteúdo, podemos dizer que a comunicação se tornou ainda mais influente na hora da decisão de compra.

Segundo o Marketing de produtos e serviços, para ter uma relação mais assertiva com o cliente, toda marca deve ter uma persona e saber qual é o seu público-alvo, ou seja, toda marca deve ter uma boa história para contar e saber para quem quer contá-la.

Persona

A persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal para uma marca, construído a partir do histórico de interação com o cliente. Para isso, é preciso que o empreendedor estude bem quem são as pessoas que seguem sua página nas redes sociais para saber informações como: média de idade dos clientes, cidades em que moram, tipo de música que gostam, se têm filhos ou não, se são trabalhadores autônomos ou contratados e que outras marcas eles seguem.

Ao criar esse personagem, baseado nessas informações, a persona passa a ser o centro da estratégia de comunicação, ou seja, é ela que serve de guia para definir de que maneira a marca vai falar, qual tipo de conteúdo produzir para o cliente e como inserir o seu produto nisso. O grande objetivo disso é que a comunicação gere identificação imediata com a pessoa que vai ser impactada nas redes sociais, fazendo com que ela leia seu post, queira curtir ou comentar e desejar seu produto ou serviço.

Quanto mais específica for a sua persona, mais chance seu conteúdo e sua marca tem!

Público-alvo

Trata-se das características dos clientes de uma maneira mais abrangente na hora de fazer a segmentação e o patrocínio de posts nas redes sociais. Por exemplo, se a marca vende roupas para mulheres gestantes e só consegue entregar na cidade de São Paulo, seu público-alvo pode ser mulheres gestantes, de 18 a 40 anos, moradoras da cidade de São Paulo.

Com isso, a sua mensagem chega às pessoas certas – as que você quer atingir e têm potencial para serem futuras clientes.

Se você é empreendedor ou tem vontade de trabalhar nessa área, não deixe de conferir o curso de Marketing Digital, disponível gratuitamente e on-line aqui no portal Cate.

[Total: 5    Média: 4.2/5]

10
Comentários

7 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
Sueli Ratti FialhoPortal CateDamiana da silvaPaula BorgesLEONARDO VIANA GOMES Recent comment authors
newest oldest
Vilson Conceicao Santos Santos
Membro
Vilson Conceicao Santos Santos

Muito legal

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, tudo bem? Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!

Vilson Conceicao Santos Santos
Membro
Vilson Conceicao Santos Santos

E muito gratificante

Vivian Rodrigues Santana
Membro
Vivian Rodrigues Santana

Nao tem hrs nem certificado

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Vivian. Tudo bem? Este é apenas um conteúdo de dicas. Você pode conferir todos os cursos do portal através da aba “Cursos”: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/. Quando encontrar algum que seja do seu interesse, entre na página inicial do curso e clique em “ACESSE”. Abraço!

LEONARDO VIANA GOMES
Membro
LEONARDO VIANA GOMES

Muito bom 👍 em breve farei mais cursos no portal!%$0.1€£+

Paula Borges
Membro
Paula Borges

muito bom

Damiana da silva
Membro
Damiana da silva

Meu o curso q eu fiz nao quer mim enviar o certificado

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Damiana. Em qual curso você está tendo dificuldades? Retorne ao robô de atendimento e relate o seu problema para que possamos auxiliar: 1. entre no Portal Cate e acesse o robô de atendimento https://cate.prefeitura.sp.gov.br/ 2. Clique em “Preciso de ajuda com meu cadastro no portal” 3. Clique em “Já fiz meu cadastro, mas não consigo acessar. O e-mail ou a senha estão inválidos” 4. Clique em “Não, esqueci o e-mail” 5. Declare CPF, e-mail e o nome do curso em que está tendo problemas. Abraços.

Sueli Ratti Fialho
Membro
Sueli Ratti Fialho

bem proveitoso

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Saiba como planejar e organizar seu conteúdo de mídias sociais. ...
Topo
0