O Cate - Inspiração DICA | Entenda o que é persona e público-alvo de uma marca
4 de janeiro de 2022
A imagem é uma foto. Duas mulheres negras estão sentadas e de frente para um notebook apoiado em uma mesa. A da esquerda tem cabelos crespos, usa um brinco comprido dourado e uma camiseta branca. A da direita tem cabelos raspados, usa um brinco pequeno de pedra e uma blusa preta com listras brancas

DICA | Entenda o que é persona e público-alvo de uma marca

Como diz o ditado: “A propaganda é a alma do negócio”. Porém, em época de redes sociais e produção de conteúdo, podemos dizer que a comunicação se tornou ainda mais influente na hora da decisão de compra.

Segundo o Marketing de produtos e serviços, para ter uma relação mais assertiva com o cliente, toda marca deve ter uma persona e saber qual é o seu público-alvo, ou seja, toda marca deve ter uma boa história para contar e saber para quem quer contá-la.

Persona

A persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal para uma marca, construído a partir do histórico de interação com o cliente. Para isso, é preciso que o empreendedor estude bem quem são as pessoas que seguem sua página nas redes sociais para saber informações como: média de idade dos clientes, cidades em que moram, tipo de música que gostam, se têm filhos ou não, se são trabalhadores autônomos ou contratados e que outras marcas eles seguem.

Ao criar esse personagem, baseado nessas informações, a persona passa a ser o centro da estratégia de comunicação, ou seja, é ela que serve de guia para definir de que maneira a marca vai falar, qual tipo de conteúdo produzir para o cliente e como inserir o seu produto nisso. O grande objetivo disso é que a comunicação gere identificação imediata com a pessoa que vai ser impactada nas redes sociais, fazendo com que ela leia seu post, queira curtir ou comentar e desejar seu produto ou serviço.

Quanto mais específica for a sua persona, mais chance seu conteúdo e sua marca tem!

Público-alvo

Trata-se das características dos clientes de uma maneira mais abrangente na hora de fazer a segmentação e o patrocínio de posts nas redes sociais. Por exemplo, se a marca vende roupas para mulheres gestantes e só consegue entregar na cidade de São Paulo, seu público-alvo pode ser mulheres gestantes, de 18 a 40 anos, moradoras da cidade de São Paulo.

Com isso, a sua mensagem chega às pessoas certas – as que você quer atingir e têm potencial para serem futuras clientes.

Se você é empreendedor ou tem vontade de trabalhar nessa área, não deixe de conferir o curso de Marketing Digital, disponível gratuitamente e on-line aqui no portal Cate.

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Damiana da silvaPaula BorgesLEONARDO VIANA GOMESPortal CateVivian Rodrigues Santana Recent comment authors
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Vilson Conceicao Santos Santos
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Vilson Conceicao Santos Santos

Muito legal

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, tudo bem? Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!

Vilson Conceicao Santos Santos
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Vilson Conceicao Santos Santos

E muito gratificante

Vivian Rodrigues Santana
Membro
Vivian Rodrigues Santana

Nao tem hrs nem certificado

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Vivian. Tudo bem? Este é apenas um conteúdo de dicas. Você pode conferir todos os cursos do portal através da aba “Cursos”: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/. Quando encontrar algum que seja do seu interesse, entre na página inicial do curso e clique em “ACESSE”. Abraço!

LEONARDO VIANA GOMES
Membro
LEONARDO VIANA GOMES

Muito bom 👍 em breve farei mais cursos no portal!%$0.1€£+

Paula Borges
Membro
Paula Borges

muito bom

Damiana da silva
Membro
Damiana da silva

Meu o curso q eu fiz nao quer mim enviar o certificado

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