O Cate - Inspiração DICA | Procura-se emprego: dicas de como ser mais produtivo e aproveitar o tempo quando se busca trabalho.
7 de maio de 2021
Na imagem uma mulher branca, de mais de 50 anos, cabelos curtos e lisos e vestindo uma camiseta branca, está sentada e segura uma caneta. Na mesa a sua frente está um computador e um caderno, onde ela escreve. A cena é ambientada em uma cozinha.

DICA | Procura-se emprego: dicas de como ser mais produtivo e aproveitar o tempo quando se busca trabalho.

O desemprego atinge cerca de 13,4 milhões de pessoas, a maior taxa desde 2012, segundo o IBGE. O contexto de pandemia é difícil, mas, além de continuar cuidando de si, praticando todas as medidas de prevenção à Covid-19, é preciso estar preparado para conseguir uma recolocação no mercado. Para isso, listamos cinco dicas, que vão da elaboração do currículo à organização da rotina para procurar emprego e/ou maneiras de gerar renda. Confira!

1) Procurar emprego é trabalho.

Acordar cedo, se arrumar, colocar a mão na massa e descansar. Criar uma rotina, como acontece quando estamos trabalhando, é fundamental para quem procura emprego. Assim você mantém a autoestima em dia, não perde o foco com distrações e encara sua busca com compromisso e planejamento. Estabelecer metas diárias ou semanais também é uma maneira de se manter ativo.

2) Saiba “se vender” para os empregadores.

Não basta ter experiência, é preciso convencer os empregadores de que você é a pessoa ideal para o serviço. Para isso é preciso saber se comunicar bem e de maneira objetiva, ter clareza sobre seus pontos fortes e valorizá-los, além de demonstrar proatividade. Ter um currículo atualizado e se sair bem em dinâmicas de grupo também é fundamental. Fique de olho no curso Elabora Online  para aprender tudo isso com nossos especialistas.

3) Avise as pessoas que você está procurando emprego.

Fale que você está procurando emprego para os seus vizinhos, amigos, familiares e ex-colegas de trabalho. Deixe a vergonha de lado e crie uma rede de apoio e contato. Afinal, indicação e recomendação são pontos extras na hora de concorrer a uma vaga.

4) Qual habilidade você pode melhorar ou quer desenvolver?

Que tal aproveitar esse período para estudar? Aqui no Portal Cate você encontra cursos de formação  gratuitos e com certificado, para atuar nos eixos econômicos que mais geram renda na cidade de São Paulo: Gestão, Empreendedorismo e Trabalho; Economia Criativa; Saúde e Bem-Estar; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Tecnologia e Gastronomia. Uma ótima oportunidade para turbinar o seu currículo ou mesmo descobrir uma nova área de interesse.

5) Enquanto isso…

Tem uma boa ideia de negócio que pode ajudar a gerar renda enquanto procura emprego? Veja aqui como tirar sua ideia do papel.

[Total: 12    Média: 4.5/5]

5
Comentários

4 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Portal CateEliana NogueiraBenedita Priscila de oliveiraLuciana Teixeira de PaduaArriete Dos Santos Recent comment authors
newest oldest
Arriete Dos Santos
Membro
Arriete Dos Santos

Ok obrigada

Luciana Teixeira de Padua
Membro
Luciana Teixeira de Padua

Muito interessante gostei das ideias

Benedita Priscila de oliveira
Membro
Benedita Priscila de oliveira

Entreresante

Eliana Nogueira
Membro
Eliana Nogueira

nao consigo me candidatar a emprego , o que faso

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Eliana. Você pode ver todas as vagas disponíveis no portal Cate cadastrando o seu currículo na aba de vagas de emprego, no link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/vagas-de-emprego/. Quando carregar, clique em “Cadastrar meu currículo agora” para fazer o seu cadastro na plataforma de vagas. Abraços.

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Topo
0