A facilidade de vender virtualmente, seja utilizando o Instagram, o e-commerce ou o próprio WhatsApp, trouxe a possibilidade de fechar cada vez mais negócios e também a oportunidade de atingir um público cada vez mais distante. Essa dinâmica de comércio no mundo digital faz com que marcas pequenas e médias tenham a chance de se propagar e expandir; por isso, é importante que todas as etapas, desde a compra até a chegada do produto ao cliente, estejam muito bem-organizadas pelo empreendedor.
Antes de oferecer determinado produto em uma compra a distância, é necessário alinhar qual a melhor forma de transportar aquela mercadoria e os riscos e medidas de precaução que se deve tomar. Isso deve ser levado em conta na hora de fechar o valor cobrado pelo produto e também para a melhor experiência do cliente.
As formas de entrega são variadas e dependem principalmente da natureza do produto. Alimentos perecíveis e objetos frágeis, por exemplo, precisam ser entregues por meios mais diretos e seguros do que roupas, que podem ser despachadas para outros estados tranquilamente. A seguir, vamos apresentar uma relação de opções viáveis para o transporte dos seus produtos.
Motoboy
É um dos modelos mais diretos de envio e também mais seguros se você estiver operando com uma empresa e profissionais responsáveis. Por outro lado, não é o serviço mais barato, mas, dependendo do volume de entregas, existe a possibilidade de negociar parcerias vantajosas para ambos os lados.
Valor aproximado de entrega em um raio de 3 km (cidade de São Paulo): R$ 42,00.
App de viagem (Uber Flash)
Os aplicativos se tornaram uma alternativa viável ao implementar uma opção específica para o transporte de objetos. Costumam ser mais baratos, e o serviço está quase sempre disponível, o que é um ponto positivo para quem também precisa de um serviço direto, mas não tem um fluxo muito contínuo de saída de mercadoria. O lado negativo é que os preços dessas viagens costumam ser voláteis e, dependendo da demanda, podem sofrer uma alteração significativa.
Valor aproximado de entrega em um raio de 3 km (cidade de São Paulo): R$ 9,00 (moto) e R$ 14,00 (carro).
Entrega própria
Existem profissionais que utilizam o seu próprio veículo para realizar a entrega de seus produtos. Esse tipo de transporte depende, primeiramente, dos recursos e do tempo que a pessoa tem para oferecer esse serviço. Uma opção viável e econômica é definir dia e horário fixos para entregas e, de uma só vez, fazer o transporte dos pedidos acumulados em determinado período.
Não é possível ter uma estimativa de valor para essa modalidade.
Entregas no metrô
Encontrar clientes no metrô é uma prática possível para realizar entregas, entretanto é necessária muita organização de ambas as partes para que tudo ocorra como planejado. Infelizmente, é comum que pessoas se atrasem ou acabem se desencontrando por razões diversas nesse tipo de situação; então, é importante criar um esquema que não te faça desperdiçar tempo e dinheiro quando houver imprevistos.
Valor aproximado de entrega na cidade de São Paulo: R$ 4,40.
Correios
Para objetos que podem ser despachados, opções como os Correios são sempre grandes auxiliares nesse processo, principalmente para percursos mais longos. Fora isso, existem contratos específicos para comerciantes direto com a empresa, que facilitam o processo de envio e oferecem valores melhores também.
Valor aproximado de envio em um raio de 20 km (cidade de São Paulo) para embalagens pequenas, de até 3 kg: R$ 26,00 (PAC – 5 dias úteis) ou R$ 28,00 (Sedex – 1 dia útil).
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!
Contra e propagando sobre os produtos e muito viaveltar moto boy para mais agilidade