O Cate - Inspiração DICA | Quanto devo cobrar pelo meu produto?
30 de setembro de 2021
A imagem é uma foto. Uma mulher negra está sentada e trabalhando em uma mesa de escritório. O foco é na parte debaixo de seus cabelos trançados, na blusa laranja e na sua mão que segura uma caneta e faz contas em uma calculadora. Em cima da mesa estão um caderno e um enfeite

DICA | Quanto devo cobrar pelo meu produto?

A valoração de um produto, ou seja, a determinação do valor de venda de uma mercadoria, é um dos passos mais importantes para o sucesso de um negócio. Para isso, é preciso entender que o preço cobrado do cliente é um cálculo que envolve os custos de produção, o valor das horas de trabalho e a projeção do lucro.

O primeiro passo – e mais negligenciado pelos empreendedores e empreendedoras iniciantes – é determinar o valor de custo real de cada item utilizado na produção da mercadoria, como botão, linha e embalagem, entre outros. Depois, é indicado fazer uma pesquisa de mercado entre pessoas e/ou empresas que oferecem similares; assim, é possível ter uma noção base do valor que deve ser ofertado aos seus clientes.

A partir daí, é possível prever que a valoração do seu produto será o valor de custo + 40% de lucro ou a porcentagem que for mais coerente para o seu tipo de negócio.

Ainda tem dúvidas? O Portal Cate preparou algumas dicas para te ajudar a realizar esse cálculo com maior precisão. Confira:

Some todos os itens utilizados na confecção

Some tudo que está sendo utilizado na produção, inclusive elementos menores. Por exemplo: para fazer uma vela aromática é preciso utilizar 10 ml de óleo essencial, não importa que você compre esse ingrediente por litro. É importante ter um cálculo aproximado do custo desses 10 ml para poder incluí-lo no valor de custo final.

Leve em conta o valor de mercado da sua matéria-prima

Um bom empreendedor sabe onde comprar os insumos e/ou ingredientes com o menor preço e, assim, ter um maior custo-benefício para sua mercadoria. Mas, na hora de calcular o preço de custo do produto, é importante levar em consideração o preço de mercado real daquilo que foi utilizado em sua confecção. Por exemplo: você aproveitou uma promoção e comprou chocolates pela metade do preço usual para preparar brigadeiros gourmet. Na hora de valorar é importante usar o valor normal do chocolate porque, muito provavelmente, ele terá voltado ao preço normal quando você fizer a próxima compra.

Não se esqueça das despesas de consumo

Muito provavelmente será necessária a utilização de água, energia elétrica ou gás na produção de sua mercadoria. Calcule um valor aproximado desses gastos e o distribua proporcionalmente no valor de custo de seus produtos. Se você utiliza internet como principal meio de divulgação e de comunicação com os seus clientes, também será importante considerá-la nesse cálculo em algum momento.

Materiais específicos de alto custo

Vamos supor que você seja um(a) fotógrafo(a) autônomo(a) e faça a cobertura de eventos com uma câmera profissional. Se o aparelho fotográfico sofrer algum dano em determinado momento, você será impedido de trabalhar até que compre um novo. Por isso, quando há utilização de um equipamento específico e de alto custo, é importante levar esse risco em consideração. O ideal é atribuir um valor simbólico ao orçamento de cada serviço – e que deve ser reservado justamente para situações de manutenção ou reposição do equipamento. O mesmo vale para outros aparelhos eletrônicos e utensílios de cozinha profissional.

Calcule o tempo de produção (mão de obra)

Não importa que você trabalhe sozinho, o seu tempo também tem preço. Para isso, é preciso pensar como se estivesse pagando um funcionário. Estipule um valor coerente com o mercado da sua hora de trabalho e não deixe de incluí-lo na valoração de seu produto. Isso é muito importante, principalmente quando se trata de peças de confecção personalizada. Se você costurar um vestido que leva cerca de seis horas para ficar pronto e sabe que a sua hora de trabalho vale R$10,00, os R$60,00 equivalentes à sua mão de obra devem estar inclusos no valor de venda dessa peça.

Gastos adicionais

Se você vende seu produto em algum lugar específico ou precisa se deslocar para realizar a entrega, o valor de locomoção deve ser cobrado à parte ou, então, estar incluso na valoração da mercadoria que será vendida. Isso também é válido para estabelecimentos físicos, em que é necessário despender uma quantia para o pagamento do aluguel ou mensalidade.

[Total: 14    Média: 4.6/5]

31
Comentários

19 Comment threads
12 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
19 Comment authors
Maria do Perpetuo Socorro Sousa da SilvaCajanes de jesus pintoGreice Marie de J MoraesPortal CateFabiana Aparecida da Silva Santos Recent comment authors
newest oldest
Membro
ANDREA PATRÍCIA MONTEIRO POGETTI

Gostei….mas queria mais sobre a respeito, no caso eu sou massoterapeuta, atendo em casa, Tenho maca e cadeira quick, uso toalhas, insulfilm, cremes, óleos essências , mas tbm resido em bairro periférico…. exiate muita reclamação de valores…

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Andrea! Você pode conferir todos os conteúdos da área de saúde e bem-estar clicando aqui: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/saude-e-bem-estar/. Abraço.

Greice Marie de J Moraes
Membro
Greice Marie de J Moraes

Andrea, quero muito fazer esse curso

luciede coelho da silva
Membro
luciede coelho da silva

Na pandemia me virei vendendo máscaras foi único grito de se virar na vida .

Cintia cássia elias
Membro
Cintia cássia elias

Tudo que eu precisava saber

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Que bom que gostou do conteúdo, Cintia! Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!

Adeilde Ap. Correia Souza
Membro
Adeilde Ap. Correia Souza

Adorei!!!

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Adeilde! Agradecemos muito pelo seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!

Wellington Santana Norberto Norberto
Membro
Wellington Santana Norberto Norberto

meu produto e totalmente delivery

Wellington Santana Norberto Norberto
Membro
Wellington Santana Norberto Norberto

Com esse curso agora irei para ao meu amigos também

Luciana Baptista Rocha
Membro
Luciana Baptista Rocha

Gostei mas queria saber mas sobre esse curso

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Luciana! Tudo bem? Este é apenas um conteúdo de dicas, mas você pode conferir todos os cursos disponíveis no Cate neste link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/

Para cursos na área de gestão e empreendedorismo, você pode vê-los aqui: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/.

Continuamos à disposição pelo chat de atendimento. Abraço!

João Carlos Natal
Membro
João Carlos Natal

Sempre fui carteira assinada, mas estou desempregado há dois anos, fiquei um tempo vendendo balas mentos no farol no centro de São Paulo. Comprava as caixas fechadas e vendia cada unidade á dois reais. Mas foram raros os dias que vendia bem, a maioria deles foram de total decepção, ficava vários dias para conseguir vender todas elas, comecei a fazer as contas e cheguei a conclusão, que estava pagando para trabalhar, então desisti. Agora estou tentando vender na internet produtos de saúde e bem estar, mas estou tendo muita dificuldade para vender, mesmo falando com as pessoas e explicando sobre… Read more »

Marcio Leandro Bueno Marcilio
Membro
Marcio Leandro Bueno Marcilio

Ajudo e esclareceu tudo.

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Marcio! Agradecemos muito pelo seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!

jussara Maria Augusto FARIAS
Membro
jussara Maria Augusto FARIAS

sim conseguir passar essa epidemia fazendo algumas mascara só na maquina de costura minha amiga tinha as maquinas e comprava por quilo o pano e fazia mascara pegávamos retalho de pano e depois fazia pra vender me ajudou depois ela precisou vender algumas maquina ai só restou ela fazendo cortando costurando e rematando

THAMIRIS PONTES DE SOUZA FREITAS
Membro
THAMIRIS PONTES DE SOUZA FREITAS

Muito bom curso fundamental agente aprende bastante

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Thamiris! Agradecemos muito o comentário. Todo nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Para encontrar mais conteúdos na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraço!

Cristina Aparecida Lima
Membro
Cristina Aparecida Lima

Excelente! Eu faço bolo e gostaria de saber como vender o meu produto por kg

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Cristina! Agradecemos muito o seu comentário, estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência de vocês aqui no portal. Para encontrar mais cursos na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraço!

Luciane Martins de Matos
Membro
Luciane Martins de Matos

Muito explicativo e bem detalhado

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Luciane. Agradecemos muito o comentário, seu feedback é importantíssimo para nós! Você pode encontrar outros conteúdos na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraço!

Célia Orlandi Rodrigues Alves dos Santos
Membro
Célia Orlandi Rodrigues Alves dos Santos

gostei muito obrigado

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Que bom que esse aprendizado foi útil para você, Célia! Se quiser explorar mais conteúdos na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraço!

Zuleide Norberto Matos
Membro
Zuleide Norberto Matos

gostei vai contribuir futuramente quando eu entrar no mercado de trabalho

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Ficamos muito felizes em saber que você gostou do aprendizado, Zuleide! Pode continuar contando com a gente. Para encontrar outros aprendizados na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraço!

Fabiana Aparecida da Silva Santos
Membro
Fabiana Aparecida da Silva Santos

Adorei as dicas, todas muito úteis !!!!!

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Fabiana! Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Para encontrar mais aprendizados na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Um abraço!

Cajanes de jesus pinto
Membro
Cajanes de jesus pinto

muito bom.não havia pensado no cálculo do tempo da mão de obra.gosto do empreendedorismo,mas não consigo um espaço para vender meus produtos.o aluguel de uma pequena garagem está muito cara.já fui vender de porta em porta.um belo dia quebrou alguns produtos que eu iria revender,na estação de trem e fiquei muito chateada e desisti de ser empreendedora.

Cajanes de jesus pinto
Membro
Cajanes de jesus pinto

meu sonho e ter a minha loja,mas ainda não consegui….gosto de revender produtos naturais.e olha que eu tenho tentando.amo trabalhar pra mim mesmo e fazer o meu proprio horário.

Maria do Perpetuo Socorro Sousa da Silva
Membro
Maria do Perpetuo Socorro Sousa da Silva

Gostaria muito de fazer esse curso.

Topo
0