O Cate - Inspiração DICA | Saiba o que é o gerenciamento de projetos
11 de maio de 2023
A imagem é uma foto. Em um ambiente de escritório, post-its coloridos estão colados em uma parede de vidro. A mão de uma mulher negra segura uma caneta e escreve em um dos papéis.

DICA | Saiba o que é o gerenciamento de projetos

Você já deve ter visto algum anúncio de emprego para gerente de projetos. Mas, afinal, o que é isso? Por mais que essa função exista há bastante tempo, o aquecimento do mercado de tecnologia e a demanda por novos produtos digitais estão popularizando a atividade.  

Projeto X Operação

Antes de saber o que faz um gerente de projetos, é preciso entender o que é um projeto. Diferente de contas a pagar, que é uma ação recorrente no dia a dia das empresas, ou seja, faz parte da operação; o projeto é um esforço temporário que tem data para começar e para terminar.

Por exemplo, você trabalha com confeitaria e tem um cardápio recorrente para todo o ano. Entretanto, quando chega o Dia dos Namorados, prepara um cardápio especial para a data, com produtos diferenciados. A escolha dos produtos, a criação das receitas, a compra da matéria-prima, a comunicação e a entrega para o cliente são considerados fases de um projeto.  

Transformar ideias em produtos

Independentemente do ramo que seja a empresa, o gerente de projeto é responsável por tirar uma ideia do papel e transformá-la em um produto. Esse produto pode ser um aplicativo, um sistema de pagamento, uma campanha de marketing, um novo sabor de sorvete, uma nova coleção de roupas e muito mais.

O gerente de projeto vai, portanto, criar um escopo de trabalho, ou seja, mapear tudo o que precisa ser feito para o desenvolvimento do produto; estabelecer um cronograma de entregas; contratar e otimizar os recursos de mão de obra e financeiro.

Ferramentas e habilidades

Para ocupar esse cargo, é preciso ter habilidades como organização, identificação, gestão e resolução de problemas, boa comunicação com a equipe e com os clientes, além de flexibilidade.

O trabalho do gerente de projetos também conta com o apoio de diferentes metodologias e ferramentas, tornando o projeto mais eficiente para todos os envolvidos. Entre elas está o Office 365, um recurso acessível para quem se interessa em começar na área. Para saber mais, faça sua inscrição gratuita no curso on-line Aprenda habilidades gerenciais usando o Office 365, aqui no portal Cate.

[Total: 3    Média: 3.3/5]

1
Comentários

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Maria do Perpetuo Socorro Sousa da Silva Recent comment authors
newest oldest
Maria do Perpetuo Socorro Sousa da Silva
Membro
Maria do Perpetuo Socorro Sousa da Silva

É gratificante ter conhecimento em recursos habilidades para grandes realizações.

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Topo
0