Um bom atendimento ao cliente não é uma preocupação apenas do setor privado. O servidor público também deve prestar um serviço de qualidade e visar sempre à satisfação do cidadão.
Para garantir esse direito do usuário do serviço público e padronizar a conduta de atendimento do servidor, foi instituído o Decreto Municipal n. 58.426, de 18 de setembro de 2018, atendendo à Lei Federal n. 13.460, de 26 de junho de 2017. Os pontos abordados no decreto devem ser respeitados por todos os que trabalham na Administração Municipal Direta, nas autarquias, nas fundações públicas, nas empresas controladas pelo Município e nas demais prestadoras de serviço.
Se você é um servidor público que trabalha diretamente com o cidadão, confira abaixo algumas de suas principais obrigações tratadas no decreto:
- Agir com respeito, ser acessível e gentil.
- Não duvidar da boa-fé do cidadão.
- Atender à fila por ordem de chegada, salvo os casos considerados público prioritário (pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas de crianças de colo).
- Seguir corretamente os procedimentos para a realização do atendimento.
- Tratar todos com igualdade, sem discriminação.
- Cumprir prazos.
- Manter o ambiente de trabalho organizado e limpo.
- Dar preferência para a utilização dos recursos tecnológicos de atendimento, facilitando o acesso à informação.
- Usar linguagem simples e acessível, sem estrangeirismos nem gírias.
- Não exigir provas sobre documentos já apresentados.
- Permitir que o usuário acompanhe e avalie a prestação do serviço.
- Fornecer informações precisas, respondendo adequadamente às solicitações.
Ficou com alguma dúvida? Você pode ler o decreto completo aqui ou entrar em contato pelo Portal de Atendimento da Prefeitura ou pela Central de Atendimento 156.
Respeitar sempre e ressaltar que é maravilhoso quando as pessoas nos trata com o mesmo carinho e respeito que damos.
sim devemos tratar todos com respeito,independente de cor ou nível social.
o mas legal do atendimento e você poder ser útil ao proximo.
Respeito é o melhor para quem quer ser tratado bem tbm
Tenham para com os outros a mesma atitude que vocês têm para consigo mesmos
Sempre ter empatia com o outro essa é a diferença