O Cate - Inspiração DICA | Servidor público: dicas de como atender bem ao cidadão
28 de dezembro de 2021
A imagem é uma foto da mão direita de uma pessoa branca e de um tablet. Na tela do tablet há três ícones; da esquerda para a direita, são eles: um rosto azul com expressão feliz; um rosto amarelo com expressão neutra; um rosto vermelho com expressão triste. O dedo indicador está próximo do ícone feliz.

DICA | Servidor público: dicas de como atender bem ao cidadão

Um bom atendimento ao cliente não é uma preocupação apenas do setor privado. O servidor público também deve prestar um serviço de qualidade e visar sempre à satisfação do cidadão.

Para garantir esse direito do usuário do serviço público e padronizar a conduta de atendimento do servidor, foi instituído o Decreto Municipal n. 58.426, de 18 de setembro de 2018, atendendo à Lei Federal n. 13.460, de 26 de junho de 2017. Os pontos abordados no decreto devem ser respeitados por todos os que trabalham na Administração Municipal Direta, nas autarquias, nas fundações públicas, nas empresas controladas pelo Município e nas demais prestadoras de serviço.

Se você é um servidor público que trabalha diretamente com o cidadão, confira abaixo algumas de suas principais obrigações tratadas no decreto:

  • Agir com respeito, ser acessível e gentil.
  • Não duvidar da boa-fé do cidadão.
  • Atender à fila por ordem de chegada, salvo os casos considerados público prioritário (pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas de crianças de colo).
  • Seguir corretamente os procedimentos para a realização do atendimento.
  • Tratar todos com igualdade, sem discriminação.
  • Cumprir prazos.
  • Manter o ambiente de trabalho organizado e limpo.
  • Dar preferência para a utilização dos recursos tecnológicos de atendimento, facilitando o acesso à informação.
  • Usar linguagem simples e acessível, sem estrangeirismos nem gírias.
  • Não exigir provas sobre documentos já apresentados.
  • Permitir que o usuário acompanhe e avalie a prestação do serviço.
  • Fornecer informações precisas, respondendo adequadamente às solicitações.

Ficou com alguma dúvida? Você pode ler o decreto completo aqui  ou entrar em contato pelo Portal de Atendimento da Prefeitura ou pela Central de Atendimento 156.

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Luciana Teixeira de PaduaEDVANIA DOS SANTOS SALESCarolina da Silva AlmeidaPatrícia Batista da Silva OliveiraHilda Maria costa Recent comment authors
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Lucilene Rodrigues Cordeiro
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Lucilene Rodrigues Cordeiro

Respeitar sempre e ressaltar que é maravilhoso quando as pessoas nos trata com o mesmo carinho e respeito que damos.

Hilda Maria costa
Membro
Hilda Maria costa

sim devemos tratar todos com respeito,independente de cor ou nível social.

Patrícia Batista da Silva Oliveira
Membro
Patrícia Batista da Silva Oliveira

o mas legal do atendimento e você poder ser útil ao proximo.

Carolina da Silva Almeida
Membro
Carolina da Silva Almeida

Respeito é o melhor para quem quer ser tratado bem tbm

EDVANIA DOS SANTOS SALES
Membro
EDVANIA DOS SANTOS SALES

Tenham para com os outros a mesma atitude que vocês têm para consigo mesmos

Luciana Teixeira de Padua
Membro
Luciana Teixeira de Padua

Sempre ter empatia com o outro essa é a diferença

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