O Cate - Dica | Tendências para o inverno
12 de junho de 2025
A imagem é uma foto que retrata uma mulher sentada em frente à uma mesa de madeira em um ambiente interno, iluminado com luzes desfocadas ao fundo. Ela tem o cabelo curto e loiro, usa óculos de armação escura, veste uma blusa amarela e está enrolada em um cardigã estampado com cores quentes e padrões geométricos. Com uma caneca vermelha na mão esquerda, ela interage com um tablet colocado sobre a mesa com a mão direita, aparentemente realizando uma compra online. Em sua frente, há uma tigela com frutas.

Dica | Tendências para o inverno

O inverno chegou e, com ele, novas oportunidades para aquecer suas vendas! Entender como o clima influencia o comportamento do consumidor e adaptar suas estratégias de marketing é essencial para se destacar na estação mais fria do ano. Pensando nisso, preparamos dicas práticas e inspirações para você ajustar suas campanhas, vitrines e planejamento, para impulsionar seu negócio nesse período. Confira:

Entenda o clima do consumidor.
O que ele busca agora?

Com a queda das temperaturas, as pessoas passam mais tempo em casa, buscam conforto e produtos/serviços que aqueçam o corpo e a alma. Pense em:

Necessidades da estação

Roupas quentes, comidas e bebidas de inverno, itens para casa (mantas, aquecedores), entretenimento caseiro.

Comportamento online

Aumenta a busca por compras online, delivery e conteúdos que inspirem aconchego.

Promoções

Oportunidades de economizar são bem-vindas, especialmente com gastos extras da estação.

DICA

Observe as buscas no seu site e em suas redes sociais. O que seus clientes estão procurando neste inverno?

Campanhas aconchegantes
para suas vendas!

Suas campanhas de marketing precisam abraçar o cliente. Inspire-se:

Promoções temáticas

“Esquenta de inverno”, “Combos aconchegantes”, descontos progressivos em itens da estação.

Conteúdo relevante

Dicas de como usar seus produtos no frio, receitas de inverno (se aplicável), sugestões de presentes para aquecer quem você ama.

Eventos (Online/Offline)

Workshops temáticos, lives com demonstrações de produtos, happy hour de inverno (mesmo que virtual).

Brindes

Ofereça embalagens temáticas de inverno, brindes sazonais (sachês de chá, cartões personalizados) e frete promocional.

E-mail marketing

Segmente sua base e envie ofertas personalizadas para o inverno.

DICA

Use fotos e vídeos que transmitam a sensação de conforto e calor nas suas divulgações.

Vitrines de inverno (Online e Offline)

A primeira impressão é fundamental. Adapte o visual do seu negócio:

Loja física

Decoração com cores quentes (tons terrosos, vinho, verde musgo), iluminação aconchegante, destaque para produtos de inverno logo na entrada.

Loja virtual (Site/E-commerce)

Roupas quentes, comidas e bebidas de inverno, itens para casa (mantas, aquecedores), entretenimento caseiro.

Redes sociais

Layouts com elementos de inverno (flocos de neve, texturas de lã), paleta de cores da estação, filtros temáticos em stories.

DICA

Crie um “Guia de presentes de inverno” no seu site ou blog para facilitar a escolha do cliente.

Prepare-se para o Pós-Inverno

O inverno passa, mas as oportunidades continuam!
Não espere a estação acabar para planejar os próximos passos:

Liquidação de inverno

Planeje queimas de estoque para dar espaço às novas coleções.

Transição de coleção

Comunique a chegada da primavera/verão com antecedência.

Planejamento DE fim de ano

O inverno é um bom momento para começar a pensar nas estratégias de Black Friday e Natal.

Feedback

Colete opiniões dos clientes sobre as ações de inverno para melhorar no próximo ano.

DICA

Analise os dados de vendas do inverno. Quais produtos/serviços foram destaque? O que pode ser otimizado?

Ferramentas digitais para aquecer
os resultados

Use a tecnologia para implementar suas estratégias de forma eficiente:

Redes sociais

Agende posts temáticos, crie anúncios segmentados para quem busca produtos de inverno, use enquetes e stories interativos.

E-mail marketing

Plataformas para criar campanhas, segmentar listas e automatizar envios.

ANÁLISE DE DADOS (Métricas de Redes Sociais)

Monitore o desempenho das suas campanhas, entenda o comportamento do cliente e ajuste suas ações.

Ferramentas de design (Canva etc.)

Crie artes temáticas para suas campanhas de forma fácil.

DICA

Explore vídeos curtos (Reels, TikTok) mostrando seus produtos em uso durante o inverno. O formato é popular e engaja!

Gostou das dicas?
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