O Cate - Inspiração DICA | Você pode voltar ao mercado de trabalho
23 de junho de 2023
A imagem é uma foto. Uma mulher negra mais velha, de cabelos curtos e brancos, brincos vermelhos, colar dourado e blusa verde, está com as mãos na cintura e sorrindo. O fundo da imagem é rosa.

DICA | Você pode voltar ao mercado de trabalho

Querer voltar ao mercado de trabalho começa antes de participar de um processo seletivo. Buscar formação e confiar na própria capacidade para encarar novos desafios são qualidades que geram empoderamento pessoal e profissional. A diretora de Recursos Humanos, Marcia Martins, dá detalhes na entrevista abaixo. Confira!

Portal Cate: Qual é a coisa mais importante que uma pessoa que deseja voltar ao mercado de trabalho deve ter em mente?

Marcia Martins: A volta ao mercado de trabalho deve ser encarada como um recomeço. Transparência no processo de recrutamento, explicando os motivos que a fez sair do mercado e quais a fazem querer retornar, é fundamental para as tomadas de decisão. Um perfil muito comum nessa posição é de mulheres que, após a maternidade, deixam de lado suas carreiras e depois de alguns anos querem retornar. O importante nesse movimento é ir em busca de uma formação específica. Isso ajuda muito na hora de se candidatar para as vagas.

Portal Cate: Tudo bem mudar o ramo de atividade?

Marcia Martins: Claro! Ser flexível e estar disposto a recomeçar é estar aberto para novas experiências. Voltar ao mercado de trabalho é um reencontro consigo mesmo.

Portal Cate: O que a autoestima tem a ver com isso?

Marcia Martins: A decisão de voltar ao mercado de trabalho tem muito a ver com a maneira como [a pessoa] se relaciona com a autoestima. Além das necessidades básicas que o trabalho traz, se sentir produtivo e útil – com todas as ressalvas que essas expressões podem carregar – é estar empoderado para encarar a rotina e os desafios. Se sentir capaz é fundamental para conseguir se inserir novamente [no mercado de trabalho].

Portal Cate: Quais habilidades são necessárias para buscar emprego?

Marcia Martins: Quando falamos de habilidades, temos que pensar em todos os sentidos. Manter uma boa aparência e demonstrar vontade e disposição para encarar os desafios é um bom começo. Hoje, a maioria das empresas garante treinamento básico para exercer suas atividades. Então, força de vontade acaba sendo uma das melhores habilidades para se demonstrar.

Portal Cate: Como ressaltar essa força de vontade?

Marcia Martins: Nos processos de recrutamento e seleção temos que considerar que quem fala a verdade não precisa pensar para falar. Falar exatamente o que você tem e faz de melhor e também admitir as suas fraquezas gera um processo de confiança no entrevistador. Todos temos qualidades e defeitos, demonstrar isso em exemplos e passagens da vida pessoal e profissional pode exemplificar com mais clareza isso.

Portal Cate: Pensando na parte burocrática, de documentação, o que é preciso ter em ordem para participar de processos seletivos?

Marcia Martins: Os documentos pessoais, como Carteira de Trabalho, RG e CPF, são básicos para esse retorno. Processos que envolvam o nome, como Serasa e outros, podem ser um “problema”, mas falar e explicar o que aconteceu de maneira clara é essencial para começar um processo de confiança com o empregador.

Portal Cate: É preciso ter um currículo?

Marcia Martins: Hoje em dia existem muitos meios eletrônicos de preencher formulários para busca de emprego. Entretanto, manter um currículo com as principais informações pessoais e profissionais é sempre melhor.

Se você quer voltar ao mercado de trabalho, as oficinas do Elabora On-line podem ajudá-lo em todo o processo. Faça sua inscrição gratuita e on-line

[Total: 5    Média: 4.4/5]

6
Comentários

3 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Portal CateSANDRA IRINEA LOURENCOSebastiana Aparecida Ramos de AlmeidaSimone Jager da Silva Recent comment authors
newest oldest
Simone Jager da Silva
Membro
Simone Jager da Silva

O que é pra fazer???

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Simone! Os horários e temas das oficinas do Elabora on-line são atualizados mensalmente e ficam disponíveis no link a seguir: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/elabora-online/. Escolha um dos horários disponíveis e clique em “INSCREVA-SE” para fazer a sua inscrição. Seguimos à disposição. Abraços.

Sebastiana Aparecida Ramos de Almeida
Membro
Sebastiana Aparecida Ramos de Almeida

Também gostaria de saber o que é pra fazer??

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Sebastiana! Os horários e temas das oficinas do Elabora on-line são atualizados mensalmente e ficam disponíveis no link a seguir: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/elabora-online/. Escolha um dos horários disponíveis e clique em “INSCREVA-SE” para fazer a sua inscrição. Seguimos à disposição. Abraços.

SANDRA IRINEA LOURENCO
Membro
SANDRA IRINEA LOURENCO

Qual a data do próximo curso?

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Sandra! Os horários e temas das oficinas do Elabora on-line são atualizados mensalmente e ficam disponíveis no link a seguir: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/elabora-online/. Escolha um dos horários disponíveis e clique em “INSCREVA-SE” para fazer a sua inscrição. Seguimos à disposição. Abraços.

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Confira dicas de como se portar e que assuntos abordar em uma entrevista na área da ...
Topo
0