O Cate - Curso DICA | O que são métricas e para que elas servem?
15 de março de 2022
A imagem é uma foto colagem. Em um fundo azul estão colados balões de fala nas cores rosa, amarelo e verde. Também estão colados prédios em tons de rosa, símbolos que representam Wi-Fi e três pessoas, duas mulheres e um homem, segurando celulares.

DICA | O que são métricas e para que elas servem?

Se você já leu algum conteúdo sobre mídias sociais, provavelmente já se deparou com frases como estas: “Melhore suas métricas”, “Escolha bem as suas métricas”, “Saiba quais métricas ajudam o seu negócio”. Mas afinal, o que são as tais métricas?

No mundo das redes sociais, é chamado de métrica a maneira que é feita para quantificar um desempenho.

Diferentemente da medida, a métrica não leva em consideração apenas o número apresentado, mas todo o contexto em que ele aparece. Por exemplo, 100 curtidas em um post pode ser considerado muito bom em um perfil que tem mil seguidores. Ao mesmo tempo, 100 curtidas pode ser um número ruim para um perfil com 40 mil.

Para avaliar o desempenho do conteúdo das suas redes sociais é fundamental escolher a métrica que mais vai ao encontro dos seus objetivos.

• Quer chegar em mais pessoas?
  • Quer ter verdadeiros fãs da sua marca?
  • Quer aumentar as suas vendas?

Saiba quais métricas você pode usar em suas estratégias, quando estamos falando de Facebook e Instagram.

As redes sociais contabilizam todas as pessoas que visualizam o seu conteúdo. Quanto mais pessoas verem, maior é a audiência e, consequentemente, o alcance da publicação. Seguir as boas práticas das redes sociais ou até patrocinar o post ajudam muito o desempenho dessa métrica.

Quem curte, comenta ou compartilha um conteúdo está se engajando com ele. Esse tipo de interação entre usuário e marca é considerada mais relevante e existe maior probabilidade de ele se tornar um cliente. Portanto, estimule o engajamento com um conteúdo interessante e não deixe de responder os seguidores. Outro ponto importante é acompanhar se os comentários contêm elogios ou críticas a sua marca. Esse é um bom termômetro para saber como está a qualidade do seu produto, atendimento etc.

É a métrica que demanda uma ação mais consciente dos usuários. É quando ele clica em um link que leva para um site ou finaliza uma compra, tudo depende da sua estratégia e do meio digital que está usando. Por isso, o usuário que se engaja com a sua marca tem mais chances de converter em uma compra!

Além de usar esse conhecimento para a sua própria marca, é possível se especializar no assunto e se tornar um profissional da área. Para isso, confira o curso “Mídias sociais: introdução à publicação de conteúdo e métricas”, disponível on-line e gratuitamente aqui no portal Cate.