O Cate - Inspiração DICA | Quais as vantagens de escolher o ensino a distância (EaD)?
24 de março de 2022
A imagem é uma foto. A sala da foto possui paredes brancas, com duas janelas ao fundo e um armário de madeira ao lado de uma mesa branca. Sentada à mesa, está uma mulher branca de cabelo preto e longo, usando uma blusa regata de tom cinza. Sobre a mesa, há um notebook, um celular e um caderno de anotações no qual a mulher está escrevendo.

DICA | Quais as vantagens de escolher o ensino a distância (EaD)?

Buscar novos cursos e certificações é um passo muito importante para crescer na carreira e que ficou mais acessível com a popularização do Ensino a Distância (EaD). O EaD é um tipo de aprendizagem que permite ao aluno fazer as atividades do curso por meio de um computador ou celular com acesso à internet, sem precisar sair de casa.

Por ser um formato prático e com menos custos, várias instituições de ensino já disponibilizam o EaD entre os seus serviços. Atualmente, podemos encontrar cursos livres, técnicos ou superiores a distância em quase todas as áreas do conhecimento.

E já que o ensino a distância não para de crescer, confira quais são as vantagens de fazer um curso nesse formato:

 

O EaD veio para ficar

Em 2020, pela primeira vez na história, o ensino superior brasileiro teve mais matrículas na modalidade EaD do que na modalidade presencial, segundo os dados do Censo da Educação Superior de 2020. Ainda que esses números tenham sido afetados pela pandemia, eles também são o resultado das novidades que vêm ganhando espaço na área de educação. Porém, o EaD também está presente em outras modalidades de formação, como os cursos livres disponíveis aqui no portal Cate.

Os cursos oferecidos, geralmente, são no formatos síncrono ou assíncrono. No primeiro caso, quer dizer que o curso prevê encontros ao vivo mediados por um especialista e acontece em plataformas como o Zoom e o Google Meets, entre outros.

Já nos cursos assíncronos, as videoaulas, apostilas e infográficos, entre outros recursos pedagógicos, ficam hospedados em um ambiente virtual de aprendizagem ao qual o estudante terá acesso.

A combinação dessas ferramentas faz do ensino a distância uma alternativa bem completa para estudar com qualidade, e, não por acaso, a modalidade EaD já é regulamentada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, a educação a distância ainda tem outras vantagens bem atrativas para quem quer começar um novo curso.

 

Flexibilidade de horário

Em vez de estar presente em uma sala de aula com hora marcada, quando o curso EaD oferece conteúdos gravados, o aluno tem a liberdade de escolher o horário em que vai assistir as aulas, ler os textos e fazer as atividades do seu curso. Isso porque os materiais ficam disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem e podem ser acessados pela internet a qualquer momento. Contudo, vale ressaltar que as disciplinas a distância também podem ter um planejamento periódico (mensal, bimestral etc.) definindo prazos para a conclusão das tarefas.

Redução de custos

Além de não exigir gastos com transporte e alimentação fora de casa, os cursos EaD geralmente têm uma mensalidade mais barata do que os cursos presenciais. Mas, afinal, o que explica essa diferença? A resposta é que um curso presencial precisa de infraestrutura para receber um grande número de alunos, gerando despesas com manutenção, contas, segurança e um quadro maior de funcionários, o que se reflete no preço da mensalidade. Como as aulas a distância não precisam de toda essa infraestrutura, a mensalidade também é reduzida.

Praticidade

Para quem trabalha e ainda precisa cuidar da rotina de casa, frequentar um curso presencial pode virar uma tarefa cansativa e até prejudicar o aprendizado. E o problema se agrava quando falamos da cidade de São Paulo, onde as pessoas que usam transporte público gastam em média 2h30 por dia em deslocamentos, segundo dados da pesquisa Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana, realizada pela Rede Nossa São Paulo e Ibope Inteligência. Em um cenário tão corrido, escolher um curso EaD é uma forma de salvar horas valiosas da sua semana: você aprende em casa, faz seu horário e garante uma formação de qualidade.

Maior alcance

Sabia que nem todas as cidades do país possuem uma grande oferta de cursos presenciais? Em alguns casos, os cursos que existem abrangem poucas áreas de estudo, o que pode criar dificuldades para acessar o conhecimento. Um ambiente virtual de aprendizagem diminui essas barreiras geográficas e deixa o ensino disponível para ser acessado de qualquer lugar!

E aí, o que achou das vantagens do EaD? Mais práticos e acessíveis, os cursos a distância se apresentam no mercado como uma opção de ensino de qualidade para aprender e crescer na carreira. Além de tudo isso, eles oferecem ao aluno uma experiência digital completa, cheia de recursos e novidades tecnológicas.

No Portal Cate, você pode encontrar vários cursos livres e gratuitos a distância para acessar quando quiser: clique aqui e conheça todas as opções do Portal!

[Total: 4    Média: 5/5]

8
Comentários

4 Comment threads
4 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Portal CateJanaína Oliveira De LimaSandra SantosWillian SenaRaquel Barbosa Recent comment authors
newest oldest
Raquel Barbosa
Membro
Raquel Barbosa

como faço esse curso

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Raquel! Este é apenas um conteúdo de dicas e inspirações. Todos os conteúdos que estiverem sinalizados como “DICAS” não são cursos. Os cursos completos do portal estão disponíveis aqui: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos. Quando clicar em algum deles, poderá conferir informações como carga horária e se o curso é presencial ou realizado à distância. Para se inscrever nos cursos à distância, clique em “ACESSE” e, depois, em “INSCREVA-ME”. Caso o curso seja disponibilizado por uma instituição parceira, você será direcionado(a) para a página da instituição. Continuamos à disposição, abraço!

Willian Sena
Membro
Willian Sena

Como faço esse cursos

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Willian! Este é apenas um conteúdo de dicas e inspirações. Todos os conteúdos que estiverem sinalizados como “DICAS” não são cursos. Os cursos completos do portal estão disponíveis aqui: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos.

Quando clicar em algum deles, poderá conferir informações como carga horária e se o curso é presencial ou realizado à distância. Para se inscrever nos cursos à distância, clique em “ACESSE” e, depois, em “INSCREVA-ME”. Caso o curso seja disponibilizado por uma instituição parceira, você será direcionado(a) para a página da instituição. Continuamos à disposição, abraço!

Sandra Santos
Membro
Sandra Santos

como facço pra meescrever no curso presencial

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Sandra! Os cursos completos do portal estão disponíveis aqui: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos.

Quando clicar em algum deles, poderá conferir informações como carga horária e se o curso é presencial ou realizado à distância. Para se inscrever nos cursos à distância, clique em “ACESSE” e, depois, em “INSCREVA-ME”. Caso o curso seja disponibilizado por uma instituição parceira, você será direcionado(a) para a página da instituição. Continuamos à disposição, abraço!

Janaína Oliveira De Lima
Membro
Janaína Oliveira De Lima

Gostaria de fazer curso cuidado de idoso porque já feis todos os curso o cat está precisando coloca mais curso

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Janaína. Tudo bem? O Portal Cate oferece o curso on-line de Introdução ao Cuidado com o Idoso, que pode ser acessado no link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/saude-e-bem-estar/introducao-ao-cuidado-com-o-idoso/. Quando a página carregar, clique no botão “ACESSE” e, depois, em “INSCREVA-ME” para ser direcionado(a) aos conteúdos de aprendizado. Continuamos à disposição. Abraço!

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Topo
0