O Cate - Inspiração DICA | Quais são os caminhos para procurar emprego?
30 de março de 2020

Quais são os caminhos para procurar emprego?

Saber escolher as melhores estratégias na hora de procurar emprego faz a diferença. Veja dicas sobre ferramentas de busca e caminhos para achar vaga no mercado.

Você sabe por onde começar e como deve ser a rotina de quem está procurando trabalho? Usaas redes sociais? Levar o currículo (CV) em agências de emprego ou enviá-lo para várias pessoas e empresas? Espalhar aos quatro ventos que tem competências e quer trabalhar? 

Seja para encontrar o primeiro emprego, seja para voltar ao mercado, seja para mudar de área, encontrar uma oportunidade profissional nem sempre é fácil. Aqui você vai conhecer algumas atitudes para melhorar suas chances no mundo do trabalho.  

O primeiro passo é caprichar no currículo: ele deve ser claro, objetivo e sem erros de português, estar pronto para envio quando surgir uma vaga. Ao preparar seu currículo, use palavras como experiênciahabilidades e conhecimento e também palavras-chave que tenham a ver com a vaga que você deseja e com as suas qualificações. Isso é importante porque muitos recrutadores usam filtros eletrônicos para selecionar candidatos 

Cadastre-se nos principais sites de busca de emprego gratuitos. Essas plataformas reúnem um grande número de vagas abertas em empresas dos mais variados segmentos.  

Depois de fazer o cadastro, visite os sites todos os dias. Não perca muito tempo, gaste só meia hora por dia nessa busca, procurando informações e novas oportunidades uma olhada rápida, porque de um dia para o outro é provável que não tenha tanta novidade nos sites. 

Fale com os amigos, a família e os vizinhos que está buscando uma oportunidade de trabalhoUsar a sua rede de contatos é mais uma alternativa, porque um parente ou colega talvez saiba de alguma vaga para você.   

Outra dica importante: as redes sociais são boas ferramentas e também podem ajudar você nessa buscaProcure tutoriais na internet que explicam como usar esses aplicativos a seu favor. 

O Facebook, por exemplo, tem grupos voltados para desempregados, como o Vagas de Emprego São Paulo, que tem mais d400 mil membros. Participe de grupos como esse, troque mensagens, veja dicas de outras pessoas e aumente suas chances de encontrar trabalho.  

Outro exemplo é o LinkedIn. Essa rede social profissional tem uma função exclusiva para sinalizar aos recrutadores que você está querendo trabalhar.    

E, claro, busque as vagas publicadas no portal Cate. As candidaturas estão condicionadas a um número máximo de encaminhamento por vaga. Preste atenção nas exigências da empresa contratante e, se você não se encaixar no perfil, não desista de procurar, porque as vagas são atualizadas todos os dias.  

Nos links abaixo você vai conferir essas e outras dicas sobre o assunto: 

Blog Quero Trabalhar – 6 dicas poderosas para conseguir emprego https://www.youtube.com/watch?v=NQHOOaUeZ0M (acesso em: 16 jan. 2020). 

Como procurar emprego pela internet e fora dela! https://www.youtube.com/watch?v=dlYWMWgVdDs (acesso em: 16 jan. 2020). 

Facebook – Grupo Vagas de Emprego São Paulo-SP  

https://www.facebook.com/groups/grupovagasdeempregosaopaulo/ (acesso em: 17 fev.  2020) 

[Total: 11    Média: 4.5/5]

52
Comentários

29 Comment threads
23 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
23 Comment authors
Portal CateEmerson Aparecido Ferreira FerreiraAlessandra RafaelCajanes de jesus pintoDanilia Neri dos Santos Recent comment authors
newest oldest
Membro
barbara amandaalmeida

Muito bom!!

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá Barbara, tudo bem? Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!​

FABIANA PATRICIA KLEIN
Membro
FABIANA PATRICIA KLEIN

Gostei!

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá Fabiana, tudo bem? Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!​

AMAZINHO TELES DOS SANTOS
Membro
AMAZINHO TELES DOS SANTOS

Muito bom, gostei.

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá Amazinho, tudo bem? Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!​

Membro
Maria Jaqueline Santos

Não tem vaga pcd
Sou surda

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá Maria, tudo bem? Para cadastrar o seu currículo e participar dos processos seletivos, clique em VAGAS, que aparece no canto superior do site. Boa sorte!

Vilma Souza Franca
Membro
Vilma Souza Franca

NAO DESITA AMIGA VC CONSEGUE.

Vilma Souza Franca
Membro
Vilma Souza Franca

Adorei as dicas

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, tudo bem? Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!​

Vilma Souza Franca
Membro
Vilma Souza Franca

muito bom adorei, eu estava desempregada a 10 anos, so fazendo serviço bico,perder o medo e voltar ao mercado de trabalho nao foi nada facil pra mim. Tive que fazer novos cursos , novo curriculo, fazer o entrevistador agrentitar em mim, ter confiança no meu trabalho. se nao fosse o cursos do portal cate e as dicas certificado, nao teria conseguido enfrentar o mercado trabalho. E digo mais , jovens acorda pra vida enquanto vcs tem tempo, larga o baile funk e vai estudar e trabalhar pensar no fulturo agora, amanha e muito tarde. EU QUERIA QUE NO MEU TEMPO… Read more »

Samara Herminio
Membro
Samara Herminio

Gostei!!

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Samara! Agradecemos muito o seu comentário. Estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência de vocês aqui no portal. Se quiser encontrar mais dicas na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraço!

Membro
Gisele Da Silva Almeida

muito bom

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Gisele. Tudo bem? Agradecemos muito o comentário, seu feedback é importantíssimo para nós! Você pode encontrar outros conteúdos na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraço!

Ana Beatriz Rodrigues de Mendonça
Membro
Ana Beatriz Rodrigues de Mendonça

Otimas dicas!

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Ana Beatriz! Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Para encontrar mais aprendizados na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Um abraço!

Suzi Santana
Membro
Suzi Santana

Interessante esse curso

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Que bom que esse aprendizado foi útil para você, Suzi! Se quiser explorar mais conteúdos na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraço!

Graca keĺley de sousa nacime3
Membro
Graca keĺley de sousa nacime3

Gostei estou a procura do.meu primeiro enprego quero trabalha na área de limpeza não consigo ja tou desesperada

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, tudo bem? Agradecemos muito o comentário, seu feedback é importantíssimo para nós! Você pode encontrar outras dicas na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraço!

Zenilda Gomes de Lima
Membro
Zenilda Gomes de Lima

muito bom

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Ficamos muito felizes em saber que você gostou do aprendizado, Zenilda! Para encontrar outros aprendizados na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraço!

Membro
ELIONETE RODRIGUES SANTANA

Muito bom este curso.

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Que bom que esse aprendizado foi útil para você, Elionete! Se quiser explorar mais conteúdos na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraço!

Cleide maria dos santos
Membro
Cleide maria dos santos

Maravilhoso

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Cleide! Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Para encontrar mais aprendizados na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Um abraço!

Cleide maria dos santos
Membro
Cleide maria dos santos

Gostei

Cleide maria dos santos
Membro
Cleide maria dos santos

Legal muito bom

Rosimeire da Silva
Membro
Rosimeire da Silva

Bom dia Bárbara gostei muito dos vídeos a gente aprende muitas coisas para a área de trabalho tá de parabéns

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Rosimeire! Agradecemos muito o seu comentário. Estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência de vocês aqui no portal. Se quiser encontrar mais dicas na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraço!

Rosimeire da Silva
Membro
Rosimeire da Silva

Olha a Bárbara agradecer muito pelo trabalho gostei muito

Erenice Lemes De Almeida
Membro
Erenice Lemes De Almeida

Eu estou adorando

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Erenice. Agradecemos muito o comentário, seu feedback é importantíssimo para nós! Você pode encontrar outros conteúdos na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraço!

Erenice Lemes De Almeida
Membro
Erenice Lemes De Almeida

Otimo

Erenice Lemes De Almeida
Membro
Erenice Lemes De Almeida

Eu amei

Erenice Lemes De Almeida
Membro
Erenice Lemes De Almeida

Amei

Joyce Souza
Membro
Joyce Souza

Muito bom obrigada

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Ficamos muito felizes em saber que gostou do conteúdo, Joyce! O seu feedback é importantíssimo para nós. Para encontrar mais aprendizados na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraços.

vera ligya roberta dos santos lima
Membro
vera ligya roberta dos santos lima

muito bom adorei

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Vera! Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Se quiser encontrar mais conteúdos na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Um abraço.

Neide passos fernandes
Membro
Neide passos fernandes

Muito legal !

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Neide! Agradecemos muito o comentário, seu feedback é importantíssimo para nós. Encontre mais aprendizados na área de gestão, empreendedorismo e trabalho clicando em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraços.

Danilia Neri dos Santos
Membro
Danilia Neri dos Santos

eu aprendir que eu posso ta aprendendendo a trabalhar em outras areas

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Danilia. Que bom que este conteúdo foi útil para você! Estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência de vocês aqui no portal. Para encontrar mais aprendizados na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Abraço!

Cajanes de jesus pinto
Membro
Cajanes de jesus pinto

os cursos são maravilhosos.gostaria de fazer todos. já fiz (4) em apenas um mês.

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Cajanes! Agradecemos muito o seu comentário, estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência de vocês aqui no portal. Para achar mais dicas na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse o link a seguir: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraço!

Alessandra Rafael
Membro
Alessandra Rafael

Como aprender sempre!

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Que bom que esse aprendizado foi útil para você, Alessandra! Se quiser explorar mais conteúdos na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraço!

Emerson Aparecido Ferreira Ferreira
Membro
Emerson Aparecido Ferreira Ferreira

Legal boas dicas

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Ficamos muito felizes em saber que gostou do conteúdo, Emerson! O seu feedback é importantíssimo para nós. Para encontrar mais aprendizados na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraços.

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Saiba como planejar e organizar seu conteúdo de mídias sociais. ...
Topo
0