O Cate - Inspiração DICA | Tempos de crise: como lidar com uma queda de faturamento não prevista
8 de abril de 2020

Tempos de crise: como lidar com uma queda de faturamento não prevista

Em momentos mais turbulentos é natural que clientes priorizem o que estão consumindo e façam compras apenas do necessário. É nessa hora que você precisa ficar atento: quando diminui o fluxo de clientes em sua loja diminui também o volume de suas vendas, e em consequência o faturamento. Além disso, os produtos tendem a ficar encalhados e o desafio de empreender se torna ainda maior. 

Nesse altura do campeonato, você pode se sentir perdido e se desesperar, mas vamos te mostrar qual é o melhor caminho a seguir. Já pensou quanto trabalho você pode poupar se já tiver uma estratégia programada para períodos mais difíceis? Bom, estamos falando das “medidas de prevenção” e como fazer isso para que seu negócio fique tranquilo em momentos de crise, como estamos passando agora com o coronavírus (COVID-19). 

Que tal ficar de olho nas dicas abaixo para prevenir o seu negócio de sofrer consequências ao passar por contratempos como esse? 

#1 Tenha um planejamento financeiro 

Ter uma reserva financeira é muito importante para se prevenir de imprevistos e qualquer tipo de crise que possa acontecer e é importante construir essa reserva a longo prazo, assim você também não prejudica as finanças do seu negócio. Sabendo disso, precisa ficar claro que essa reserva não é a mesma coisa que capital de giro, muito menos sua poupança pessoal. É realmente uma reserva de emergência do seu negócio.  

É recomendado que essa reserva seja suficiente para manter seu negócio por cerca de três a seis meses e será destinada para custos que não estavam previstos, como acidentes, troca de máquinas em momentos inesperados, corte de grandes clientes e muitas outras coisas que podem acontecer. Por isso, é importante que nessa reserva seja fácil de retirar esse dinheiro de um dia para outro. 

Você pode montar a sua reserva retirando pequenas quantias durante alguns meses. O importante é você se planejar. Defina quanto precisa, a quantidade de dinheiro que você pode retirar mensalmente e onde fará essa reserva. Essas retiradas não podem comprometer seu negócio, mas vale fazer aquele esforço para estar com a reserva rápido! A maior vantagem é se prevenir de endividamentos e não precisar recorrer a empréstimos para manter seu negócio, caso ocorram imprevistos.  

E se você ainda não possui uma reserva financeira? Tenha paciência!Você pode pesquisar e buscar as melhores fontes de crédito (ou microcrédito)para seu negócio disponíveis no mercado.  

Nesse momento, é preciso levar em conta que muitos bancos e cooperativas de crédito já estão buscando soluções para esse período, mas você que empreende não pode se desesperar e assumir contas ou empréstimos perigosos para sua organização financeira, ok? Existe microcrédito de todos os tipos, com valores, número de parcelas e taxas de juros muito variáveis. Por isso, lembre-se: é preciso se manter informado e não deixe de tirar todas as suas dúvidas antes de optar por um microcrédito. 

Conteúdo cedido pela Aliança Empreendedora. Confira as dicas completas aqui: 

https://tinyurl.com/s86la4h 

[Total: 2    Média: 5/5]

2
Comentários

1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Portal Catezenir cristina frança de abreu Recent comment authors
newest oldest
zenir cristina frança de abreu
Membro
zenir cristina frança de abreu

TEMOS QUE SE IREINVENTAR

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Zenir. É muito importante mesmo se manter atualizado no mundo do trabalho. Aqui no portal do Cate você encontra vários conteúdos sobre qualificação profissional. Abraços.

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Topo
0