O Cate - DICA | Conheça as melhores alternativas de embalagens sustentáveis para o seu negócio
8 de dezembro de 2022
A imagem é uma foto. Através de uma porta, um homem branco estica as mãos segurando quatro embalagens de papelão. Ele veste camiseta azul, com uma camisa xadrez nas cores branca e preta por cima e o seu rosto não aparece. De costas, uma pessoa de cabelos compridos e mãos brancas recebe as embalagens, também com as mãos esticadas.

DICA | Conheça as melhores alternativas de embalagens sustentáveis para o seu negócio

Todo negócio que oferece a venda de produtos, seja por delivery ou retirada do cliente, precisa de boas embalagens! Ainda mais em épocas festivas, como no final de ano. Pensando nisso, os empreendedores costumam investir naquelas que apresentam bom custo-benefício e que funcionem bem para as necessidades da sua empresa.

Contudo, outra preocupação tem ganhado espaço quando essa temática vem à tona: a sustentabilidade. Muitos materiais utilizados na fabricação das embalagens são prejudiciais ao meio ambiente e podem ser substituídos por alternativas mais sustentáveis, que reduzem os danos causados na natureza. Vamos conhecer algumas opções?

O que é um produto sustentável?

A sustentabilidade pode ser definida como a busca por meios de produção e de convivência social que tenham como pilar a preservação da natureza. Dessa forma, o objetivo de um produto sustentável é diminuir ao máximo os danos causados ao meio ambiente após o descarte, pensando também na utilidade e eficiência do produto para a vida das pessoas.

Para definir a sustentabilidade de um material, é feita a análise de alguns pontos, como descobrir se o material é reciclável ou não, quanto tempo demora para ele se degradar na natureza e se ele pode ser reutilizado, por exemplo. Existem itens que se degradam muito rapidamente evitando prejuízos aos animais, plantas e rios. Por isso, nem toda embalagem sustentável necessariamente será reciclada, apesar de as duas abordagens estarem muito ligadas!

Tipos de embalagens sustentáveis

Embalagens de papel reciclado

Enquanto o plástico tradicional leva de 400 a mil anos para se decompor no meio ambiente, o papel leva de três a seis meses. Ele também é altamente reciclável, e 80% de todo papel que passa por esse processo tem como destino a produção de embalagens! O papelão é um exemplo disso: é um dos materiais mais reciclados do mundo e as embalagens criadas a partir dele são muito resistentes: uma boa alternativa para o transporte de mercadorias!

Fécula de mandioca

Você tinha ideia de que é possível fazer embalagens usando mandioca? O vegetal é muito rico em amido e, depois de processado, pode ser utilizado na fabricação de embalagens que são biodegradáveis e se decompõem totalmente na natureza em um período de 30 a 90 dias após o descarte.

Contudo, o uso das embalagens de mandioca é voltado principalmente para alimentos de consumo imediato ou armazenamento de produtos secos, uma vez que o contato com a água faz o material desmanchar após alguns dias.

Plástico PLA (poliácido lático)

Diferentemente do plástico tradicional derivado do petróleo, o plástico PLA é produzido com amido vegetal, matéria-prima obtida a partir da fermentação de vegetais como beterraba, mandioca, cana-de-açúcar e milho.

Esse processo de fabricação reduz consideravelmente a emissão de poluentes e o seu tempo de decomposição em comparação ao plástico tradicional. No entanto, as embalagens feitas de PLA são mais indicadas para armazenamento e transporte em temperaturas baixas, uma vez que esse material em estado puro não é muito resistente ao calor.

Papel kraft

Além de ser totalmente reciclável, o papel kraft possui rápida degradação na natureza. O material é feito com fibras de celulose e demora cerca de 60 dias para sumir totalmente em ambiente natural. Sua composição também oferece resistência e maciez, sendo uma ótima opção para embalar produtos e manter uma venda mais sustentável. As embalagens de papel kraft ainda são muito estilosas e podem ser personalizadas para entrega de presentes de aniversário, Natal, entre outras datas comemorativas.

Embalagens de vidro

Uma embalagem feita com vidro pode ser reutilizada muitas vezes, não libera substâncias tóxicas, além de ser totalmente reciclável, sem perda de qualidade no processo: são esses motivos que fazem desse tipo de embalagem uma alternativa sustentável. No entanto, caso seja necessário descartá-lo, é muito importante dar um destino adequado para o vidro, procurando pontos de coleta e separação do material.

E aí, o que achou dessas opções de embalagens sustentáveis? Deixe nos comentários a sua opinião e compartilhe o conteúdo nas redes sociais! E não se esqueça de conferir a outra dica do portal sobre como escolher as embalagens para o seu delivery: clique aqui e confira!

[Total: 3    Média: 4.3/5]

6
Comentários

4 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
ELISTOR CLOSTER DA SILVAPortal Catemarlene gonçalves da silva cruzDilma dos Santos Neres Recent comment authors
newest oldest
Dilma dos Santos Neres
Membro
Dilma dos Santos Neres

Gostei muito e achei super rápido, prático, eficiente e interessante para o comércio, natureza, seres humanos e animais. O planeta TERRA agradece!!!!.,

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Dilma! Agradecemos muito o comentário, seu feedback é importantíssimo para nós. Para encontrar mais cursos na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade, acesse https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/meio-ambiente-e-sustentabilidade/. Continuamos à disposição. Abraço!

marlene gonçalves da silva cruz
Membro
marlene gonçalves da silva cruz

Achei bem interessante

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Que bom que você gostou do conteúdo, Marlene! Para encontrar outros conteúdos na área de meio ambiente, entre no link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/meio-ambiente-e-sustentabilidade/. Continuamos à disposição. Abraço!

ELISTOR CLOSTER DA SILVA
Membro
ELISTOR CLOSTER DA SILVA

Bastante interessante o tema, acredito que o amido possa ser uma solução para os compósitos verdes e substituir os plásticos sintéticos existentes, mas tenho interessante também em PHB´s, e aos pertencentes a nanotecnologia, vejo como bons olhos os biomateriais que estão por chegar. Gostaria de ver muitos desses materiais em processamento na prática.

trackback

[…] A Prefeitura de São Paulo está completamente comprometida em promover cuidados ao meio ambiente e sustentabilidade, por isso, outra dica do Portal visa orientar empreendedores sobre as melhores alternativas de embalagens sustentáveis para seus produtos durante a temporada natalina. Confira no link […]

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Topo
0