Green skills é um termo em inglês que pode ser traduzido como “habilidades verdes”, ou seja, são habilidades profissionais que ajudam as empresas a tornarem suas operações mais sustentáveis.
Essa demanda parte tanto de instâncias governamentais, quanto dos consumidores, que estão cada vez mais criteriosos quando o assunto é comprar de marcas comprometidas com o meio ambiente.
De olho nesse cenário, o Portal Cate listou algumas áreas de estudo para quem quer adquirir formação e se apresentar ao mercado de trabalho munido de green skills. Confira!
Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável:
É o estudo dos princípios fundamentais da sustentabilidade, a compreensão do desenvolvimento sustentável e suas dimensões econômicas, sociais e ambientais.
Gestão Ambiental:
É o conhecimento sobre sistemas de gestão ambiental e normas, voltado para avaliação e gerenciamento de impactos ambientais.
Eficiência Energética:
É o estudo de práticas e tecnologias que otimizem o uso de energia, com foco em fontes de energia renovável.
Gestão de Resíduos:
São práticas para reduzir, reutilizar e reciclar materiais com base na compreensão dos impactos ambientais do gerenciamento de resíduos.
Tecnologias Verdes:
É o conhecimento sobre tecnologias inovadoras com baixo impacto ambiental, voltado para o desenvolvimento e a implementação de soluções sustentáveis.
Agricultura Sustentável:
São práticas agrícolas que minimizam o impacto ambiental, como sistemas de cultivo orgânico e agricultura de precisão.
Educação Ambiental:
São técnicas de comunicação eficazes para conscientização ambiental por meio de métodos para educar colegas e comunidades sobre práticas sustentáveis.
Planejamento Urbano Sustentável:
É o desenvolvimento e a implementação de práticas urbanas sustentáveis com base no conhecimento em design urbano e arquitetura verde.
Comunicação e Advocacia Ambiental:
São habilidades de comunicação para promover práticas sustentáveis por meio da participação em atividades de defesa ambiental.
Legislação Ambiental:
É o conhecimento sobre as leis e os regulamentos ambientais.
Certificações Ambientais:
São certificações relevantes, como a Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED) para construções sustentáveis.
Economia Circular:
É o entendimento dos princípios da economia circular visando à implementação de práticas para reduzir o desperdício.
O Portal Cate oferece alguns cursos nessas áreas. Confira aqui.
È muito inportante
Ficamos felizes em saber que esse conteúdo foi útil para você, Simone! Para explorar mais conteúdos e cursos da área de meio ambiente e sustentabilidade, clique em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/meio-ambiente-e-sustentabilidade/. Continuamos à disposição. Abraço!