O Cate - Inspiração DICA | Coloração de cabelos: por onde começar
6 de outubro de 2022
A imagem é uma foto. Em um fundo rosa, uma mulher de perfil joga os cabelos para o alto. Ela usa uma blusa de tule rosa e seu cabelo está tingido de rosa.

DICA | Coloração de cabelos: por onde começar

Se você tem vontade de trabalhar com coloração de cabelos, mas não sabe por onde começar, confira abaixo a entrevista com a cabeleireira e empreendedora Talita Rutka.

Portal Cate: Toda cabeleireira faz corte e coloração?

Talita Rutka: Hoje em dia a cabeleireira pode se especializar no que mais gosta de fazer, cor ou corte, sem precisar oferecer os dois serviços. Isso pode parecer estranho aqui no Brasil, mas em outros países é muito comum.

Portal Cate: Quem quer fazer coloração deve começar por onde?

Talita Rutka: Quem quer se especializar em coloração deve buscar, primeiro, um curso básico de colorimetria, que é a ciência dedicada ao estudo das cores. As regras básicas da colorimetria vai fornecer conhecimento sobre altura de tom e fundo de clareamento, possibilitando a criação de novas cores. Depois disso, é recomendado ir em busca de especializações, dependendo do estilo de coloração que se deseja realizar, como loiro, ruivo, colorido etc.

Portal Cate: Como se trata de produtos químicos, existe algum risco para a saúde dos profissionais e do(a) cliente? 

Talita Rutka: Sim, os produtos são de alta complexidade química e, quando manejados de maneira incorreta, podem causar alergias, queda e até corte químico (ruptura do fio). Por isso, é necessário que o profissional também tenha conhecimento em tricologia, que é a ciência dedicada ao estudo e ao cuidado dos cabelos. Antes de começar um processo de coloração, é preciso fazer um diagnóstico do couro cabeludo e dos fios para saber que tipo de produto será utilizado, evitando qualquer problema.

Portal Cate: Quem faz coloração também precisa estar por dentro da moda e das tendências? 

Talita Rutka: Com certeza! Esse é um mercado que está sempre em evolução, até mais que na parte de corte, devido às tecnologias que sempre estão sendo lançadas.

Portal Cate: Qual é a coloração básica, a primeira que a profissional vai aprender e começar a fazer?

Talita Rutka: Cobertura de brancos é sempre o mais básico, que é escolher a cor e passar a partir do entendimento da altura de tom. Depois vai para alteração de tom, misturas de tons, correção de cor, etc.

Se você tem interesse em entrar para o mundo dos cabelos, aqui no portal Cate está disponível on-line e gratuitamente o Curso básico de corte de cabelo.  

[Total: 5    Média: 3/5]

6
Comentários

3 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Portal Catemaria naelia marques da costaMargarete Santos da paixãoElisangela souza lopes Recent comment authors
newest oldest
Elisangela souza lopes
Membro
Elisangela souza lopes

Quero fazer o curso de luzes

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Elisangela. Tudo bem? Infelizmente, ainda não oferecemos o curso na área de luzes. O conteúdo acima é uma dica para vocês conhecerem melhor as possibilidades do mercado! Contudo, você pode acessar o Curso Básico de Corte de Cabelo através do link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/saude-e-bem-estar/curso-basico-de-corte-de-cabelo/. Quando carregar, clique em “ACESSE” e, depois em “INSCREVA-ME” para ter acesso aos conteúdos de aprendizado. Abraço!

Margarete Santos da paixão
Membro
Margarete Santos da paixão

quero fazer esse curso

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Margarete. Tudo bem? Infelizmente, ainda não oferecemos o curso na área de luzes. O conteúdo acima é uma dica para vocês conhecerem melhor as possibilidades do mercado! Contudo, você pode acessar o Curso Básico de Corte de Cabelo através do link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/saude-e-bem-estar/curso-basico-de-corte-de-cabelo/. Quando carregar, clique em “ACESSE” e, depois em “INSCREVA-ME” para ter acesso aos conteúdos de aprendizado. Abraço!

maria naelia marques da costa
Membro
maria naelia marques da costa

Super me interessa

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Maria. Tudo bem? Infelizmente, ainda não oferecemos o curso na área de luzes. O conteúdo acima é uma dica para vocês conhecerem melhor as possibilidades do mercado! Contudo, você pode acessar o Curso Básico de Corte de Cabelo através do link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/saude-e-bem-estar/curso-basico-de-corte-de-cabelo/. Quando carregar, clique em “ACESSE” e, depois em “INSCREVA-ME” para ter acesso aos conteúdos de aprendizado. Abraço!

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Entenda como saúde mental e mundo do trabalho se relacionam e como prevenir transtornos. ...
Topo
0