O Cate - DICA | Conheça diversos tipos de terapia holística
21 de março de 2024
A mão de um homem coloca agulhas de acupuntura nas costas de cliente.

DICA | Conheça diversos tipos de terapia holística

Em uma sociedade cada vez mais sobrecarregada, com altos índices de pessoas com sintomas de ansiedade e estresse, a busca por tratamentos alternativos que promovam saúde e bem-estar só cresce.

Chamadas de terapias holísticas, essas abordagens consideram o indivíduo como um todo – mente, corpo e espírito – e buscam tratar não apenas os sintomas físicos, mas também as causas ocultas dos desequilíbrios.

Na maioria das vezes, esses tratamentos são pautados por conhecimentos ancestrais e tradicionais que, aliados à tecnologia e ao conhecimento moderno, promovem a cura.

OS PRINCIPAIS TIPOS DE TERAPIA HOLÍSTICA

Acupuntura

Originária da medicina tradicional chinesa, a acupuntura baseia-se na inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo para estimular o fluxo de energia, conhecido como “qi”. É frequentemente usada para tratar condições como dor, estresse e distúrbios do sono.

Aromaterapia

A aromaterapia busca promover a cura e o bem-estar por meio de óleos essenciais derivados de plantas. Eles podem ser inalados, usados em massagens ou banhos, para aliviar o estresse, melhorar o humor e aliviar dores.

Reiki

Originário do Japão, o reiki é uma técnica de cura energética por meio de transferência de energia através das mãos do praticante para o receptor. Acredita-se que ele ajude a equilibrar os centros de energia do corpo e promova cura física, emocional e espiritual.

Terapia floral

Na terapia floral, essências florais diluídas, geralmente administradas por via oral, são usadas para tratar desequilíbrios emocionais, mentais e espirituais. Cada essência floral é destinada a tratar um aspecto específico da saúde emocional e promover a cura interior.

Massagem terapêutica

Na massagem terapêutica, manipulam-se os tecidos moles do corpo para aliviar a dor, reduzir o estresse e promover o relaxamento. Pode incluir técnicas como massagem sueca, massagem profunda e massagem com pedras quentes.

Quiropraxia

A quiropraxia concentra-se no diagnóstico e no tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético, especialmente da coluna vertebral. Os quiropráticos usam técnicas de ajuste manual para alinhar a coluna e melhorar a função neuromuscular.

Reflexologia

Na reflexologia, pressionam-se pontos específicos dos pés, das mãos e das orelhas, que correspondem a diferentes órgãos e sistemas do corpo, para aliviar o estresse, promover a circulação sanguínea, melhorar a digestão e estimular a cura.

O MERCADO DE TRABALHO

Trabalhar com terapias holísticas exige formação. Diversas instituições oferecem cursos que propiciam, além do conhecimento técnico necessário, habilidades relacionadas a biossegurança e atendimento ao cliente.

É importante lembrar que, independente da técnica, quem se dispõe a trabalhar na área, na maior parte dos casos, lida com pessoas em algum tipo de situação vulnerável, seja de saúde, seja psicológica. Saber acolher e ter empatia, sem perder o profissionalismo, é a característica mais aguardada pelo cliente.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários.

[Total: 0    Média: 0/5]

Comentários

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Topo
0