O Cate - DICA | Protocolo de segurança para profissionais de estética
12 de junho de 2024
A imagem é uma foto. Em um ambiente de clínica, uma profissional de estética atende uma cliente. A profissional é uma mulher branca e está paramentada com máscara e luva descartável.

Dicas | Protocolo de segurança para profissionais de estética

Trabalhar na área de estética exige, além do conhecimento técnico da atividade exercida, o entendimento sobre biossegurança.

A biossegurança consiste na aplicação de um protocolo de cuidados que tem como objetivo minimizar o risco de transmissão de doenças infecciosas durante os atendimentos, Já que há contato direto com a pele e a mucosas dos clientes.

Cumprir o protocolo também garante que o salão ou a clínica esteja dentro dos padrões estabelecidos pela vigilância sanitária e não tenha problemas quanto ao seu funcionamento.

Quer ficar por dentro dos cuidados necessários para prevenir doenças transmissíveis durante os atendimentos? Então confira:

A primeira linha de defesa contra a propagação de doenças é a higiene pessoal do profissional. Isso pode soar meio óbvio, mas coisas simples, como:

Ajudam a prevenir o acúmulo e a proliferação de vírus e bactérias.

Os protocolos de limpeza e desinfecção foram intensificados depois da pandemia, com atenção especial para superfícies de muito contato:

Desinfetantes aprovados pelas autoridades de saúde são os recomendados para garantir a eliminação de vírus e bactérias.

Todos os instrumentos e equipamentos utilizados durante os procedimentos estéticos devem ser esterilizados adequadamente entre cada atendimento. Isso inclui:

A esterilização pode ser feita com autoclave, estufas e desinfetantes químicos.

Em São Paulo, o descarte de materiais utilizados em salões de cabeleireiro e clínicas de estética é regulamentado pelas normas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e pela legislação municipal:

O descarte pode ser feito com o auxílio de empresas especializadas.

O uso de EPIs tornou-se ainda mais essencial para proteger profissionais e clientes depois da pandemia. É obrigatório o uso de:

Lembrar sempre de higienizar e descartar corretamente estes equipamentos.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

[Total: 1    Média: 5/5]

Comentários

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Topo
0