O Cate - DICA | Veja como cadastrar seu negócio nos serviços de busca do Google
21 de março de 2024
A imagem é uma ilustração com fundo azul-claro. Entre o centro e a lateral direita da imagem há um mapa 3D retangular com bordas cinzas. O mapa possui trechos em azul e em verde, além de uma seta vermelha indicativa de localização.

DICA | Veja como cadastrar seu negócio nos serviços de busca do Google

Encontrar serviços ou produtos na internet utilizando a ferramenta de busca do Google é uma opção muito utilizada pelas pessoas. Ao realizar uma pesquisa por serviço de qualquer tipo – padaria, oficina mecânica, restaurante, ateliê de costura, gráfica e tantos outros –, o Google exibe empresas cadastradas no seu sistema, fornecendo localização, telefone de contato, horário de funcionamento e outras informações importantes.

Aliás, você já deve ter procurado um serviço e percebido que o Google mostra opções próximas a você, não é mesmo? As empresas cadastradas podem não só ser encontradas mais facilmente, mas também receber e responder às avaliações dos clientes.

O segredo para que a sua empresa seja localizada por meio da ferramenta de busca é cadastrá-la no perfil de empresas do Google. Para começar, é necessário que você esteja logado com a sua conta pessoal e acesse o site Perfil da Empresa clicando aqui. Então, basta clicar na opção “Gerenciar agora” e dar início ao processo que vamos explicar abaixo.

1. Ao clicar em “Gerenciar agora”, você deverá digitar o nome da sua empresa para começar o cadastro.

Imagem de fundo branco. À esquerda, está a ilustração de um celular com a tela mostrando uma busca do google e uma opção de empresa destacada com borda azul. No lado direito, vemos uma lacuna para inserir o nome da empresa que está sendo cadastrada na plataforma e o botão de "Continuar" abaixo.

2. Selecione o tipo de empresa adequado para o seu negócio. Caso ofereça o serviço na casa do cliente, escolha “Serviços locais”. Caso o cliente possa visitar sua loja pessoalmente, selecione “Loja física”. Caso seu negócio seja digital e ofereça produtos por meio de um site, escolha “Varejo on-line

Imagem de fundo branco com três opções disponíveis a serem selecionadas, indicando o tipo da empresa que está sendo cadastrada na plataforma. As opções, são de varejo on-line, loja física, ou serviços locais.

3. Informe a categoria à qual sua empresa pertence, por exemplo, confeitaria, padaria, jardinagem, costura, gastronomia etc.

Imagem de fundo branco. À esquerda, está a ilustração de um celular com a tela mostrando uma busca do google e uma opção de empresa destacada com borda azul. No lado direito, vemos uma lacuna para inserir a categoria de negócios da empresa que está sendo cadastrada na plataforma. A lacuna está preenchida com a categoria confeitaria. Abaixo da lacuna, está o botão de avançar para a próxima página.

4. Coloque o endereço da sua empresa.

Imagem de fundo branco. À esquerda, está a ilustração de um celular com a tela mostrando uma busca do google e uma opção de localização destacada com borda azul. No lado direito, vemos lacunas a serem preenchidas com: país, endereço, bairro, cidade, estado e CEP da empresa que está sendo cadastrada na plataforma. As lacunas estão vazias. Abaixo das lacunas, está o botão de avançar para a próxima página.

5. Informe o número de telefone que será exibido para que os clientes entrem em contato com você. Se sua empresa tiver um site, informe também o endereço dele.

Imagem de fundo branco. À esquerda, está a ilustração de um celular com a tela mostrando uma busca do google e uma opção de contato destacada com borda azul. No lado direito, vemos duas lacunas a serem, respectivamente, com: número de telefone e site da empresa que está sendo cadastrada na plataforma. As lacunas estão vazias. Abaixo das lacunas, estão os botões de pular a página atual ou avançar para a próxima página.

6. Clique em “Continuar” para concluir a parte inicial do cadastro.

Imagem de fundo branco. À esquerda, está a ilustração da fachada de um pequeno negócio com uma mulher encostada na parede enquanto mexe no telefone celular. No lado direito, vemos a descrição dos benefícios de inserir a empresa na plataforma do Perfil de Empresa do Google. Duas opções selecionáveis estão logo abaixo: uma permite receber notícias e dicas sobre o perfil e a outra, permitindo receber convites para pesquisas da plataforma. Nenhuma das opções está selecionada. Abaixo das lacunas, está o botão de continuar.

7. A etapa seguinte é muito importante: personalizar o perfil. Primeiro, configure os dias e os horários de funcionamento da sua empresa – veja um exemplo abaixo.

Imagem de fundo branco. À esquerda, está a ilustração de um celular com a tela mostrando uma busca do google e a informação de horário de funcionamento destacada com borda azul. No lado direito, vemos lacunas a serem preenchidas com o horário de funcionamento da empresa em cada um dos dias da semana. As lacunas estão preenchidas somente de segunda à sexta, com horário das 08 horas às 18 horas. Abaixo das lacunas, estão os botões de pular a página atual ou avançar para a próxima página.

8. Descreva sua empresa. Aqui, a dica é colocar uma descrição atrativa e convidar a clientela para conhecer os serviços ou os produtos da sua empresa.

Imagem de fundo branco. À esquerda, está a ilustração de um celular com a tela mostrando uma busca do google e as informações de uma empresa destacadas com borda azul. No lado direito, vemos um campo de descrição da empresa preenchido com uma breve descrição. Abaixo das lacunas, estão os botões de pular a página atual ou avançar para a próxima página.

9. Coloque fotos da sua empresa. Para melhorar o perfil, escolha fotos que mostrem o local que os clientes vão visitar, os produtos oferecidos ou os serviços prestados. Forneça uma experiência completa!

Imagem de fundo branco. À esquerda, está a ilustração de um celular com a tela mostrando uma busca do google e as informações de uma empresa destacadas com borda azul. No lado direito, vemos um campo para anexar fotos da empresa que está sendo cadastrada na plataforma. Abaixo das lacunas, estão alguns exemplos de imagem fornecido pelo Google e os botões de pular a página atual ou avançar para a próxima página.

10. Finalize o cadastro e faça o teste: pesquise sua empresa no Google. O perfil dela deve aparecer nos resultados da busca e, como você é o administrador, terá várias opções de gerenciamento do cadastro. Veja abaixo.

Imagem de fundo branco. A imagem apresenta o resultado de uma busca do Google por uma empresa cadastrada. Podemos visualizar o nome, a foto de perfil da empresa e diversas opções para clicar e gerenciar o perfil. As opções são as de editar perfil, ler avaliações, mensagens, adicionar uma foto, desempenho, anúncios, edição de cardápio, entrega de comida, edição de produtos, edição de serviços, retirada e entrega, perguntas e respostas e solicitação de avaliações.

Agora, acompanhe e responda avaliações dos clientes, veja mensagens recebidas, faça edições no perfil e até encontre dados de desempenho da empresa na ferramenta de busca. É importante sempre atualizar o cadastro, deixando informações bem completas para atrair mais clientes interessados.

Achou esse conteúdo interessante? Compartilhe com seus amigos empreendedores e visite os cursos do Portal Cate clicando aqui. Até a próxima!

[Total: 0    Média: 0/5]

Comentários

Mais visto

Conteúdos Relacionados

No quarto episódio da série, conheça a importância da rede de apoio para mães ...
Saiba como deixar a sua loja virtual atrativa para o consumidor ...
Topo
0