O Cate - Inspiração DICA | Hora do banho e tosa: qual é a diferença entre o banhista e o tosador?
3 de junho de 2022
A foto é uma imagem. Em um ambiente de petshop, um homem branco, de avental jeans, segura com uma das mãos uma tesoura e a outra, pêlos de um cachorro que está a sua frente.

DICA | Hora do banho e tosa: qual é a diferença entre o banhista e o tosador?

O mercado voltado aos PETs tem se destacado entre as profissões que cresceram muito nos últimos anos. A verdade é que nem só de amor e carinho vivem esses bichinhos, a manutenção da higiene e do bem-estar deles gera uma demanda por mão de obra qualificada cada vez mais necessária e com um público exigente.

A pelagem, marca registrada da maioria dos cães e gatos, por exemplo, demanda uma manutenção praticamente mensal, que nem sempre é possível de se manter em casa. Não à toa, os profissionais que cuidam da estética de animais são uns dos mais procurados nesse nicho.

É aí que entram as funções de banhista e tosador. O primeiro é responsável pelo banho, a higienização das orelhas, dos olhos, dos dentes e por aparar as unhas. Já o tosador é quem faz o corte dos pelos dos animais. Ambas estão de acordo com o item 5193 da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), relativa ao profissional que exerce o cuidado com a higiene de animais.

Na própria formação básica não há uma divisão entre as áreas, pois é fundamental que a pessoa saia do curso técnico (ou de especialização) apta a realizar o processo completo de higienização dos bichinhos. O que pode acontecer – e ocorre com certa frequência – é o profissional já formado procurar cursos complementares, como massagens terapêuticas, tratamento de pelagem, hidratação, cauterização e muitos outros. Todas essas opções podem ser recursos importantes na valorização da mão de obra, porém o curso básico é o primeiro passo para essa jornada.

A depender do tamanho do pet shop e do processo de trabalho utilizado, é comum também que essas etapas sejam divididas em função de otimizar o tempo ou valorizar habilidades específicas dos seus funcionários. Então, é possível encontrar locais em que o tosador se encarregue da tosa e o banhista, do restante da higienização, mas se trata apenas de uma dinâmica de divisão de tarefas e não algo determinado pela formação em si.

E você? Já pensou em trabalhar diretamente com estética animal ou tem vontade de conhecer mais sobre a área? Aqui no portal você pode conhecer mais no curso on-line e gratuito “O mercado está pra PET“. 

[Total: 4    Média: 4.5/5]

7
Comentários

5 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
ELICA DANTAS SANTOSRaquel Aparecida AlvesPortal CateMARIA APARECIDA SANTANA DA COSTA SANTOSOlivia de Souza dos Santos Recent comment authors
newest oldest
Olivia de Souza dos Santos
Membro
Olivia de Souza dos Santos

Sou uma pessoa esforçada desejo faze este curso porquê gosto de animais e é uma novidade essa área pra mim preciso me encontra nas oportunidades de trabalho e ajuda nas necessidades dos animais será um prazer atuar na área dos pet

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Olivia. Boa tarde! Este é apenas um conteúdo de dicas e inspirações. Todos os conteúdos sinalizados como “DICA” não são cursos. Mas, você pode se inscrever no curso “O mercado está pra pet: Aprenda a dar banho em cães”, que se encontra no link https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/saude-e-bem-estar/o-mercado-de-pets/. Quando a página carregar, clique em “ACESSE” para ter acesso aos conteúdos de aprendizado. Continuamos à disposição. Um abraço!

MARIA APARECIDA SANTANA DA COSTA SANTOS
Membro
MARIA APARECIDA SANTANA DA COSTA SANTOS

Tenho interesse no curso banho e tosa, porque além de amar muito trabalho com animais, já fiz o curso de Auxiliar de veterinário, porém não tive condições financeiras para arcar o banho e tosa. Meu sonho é trabalhar em pet shop.

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Maria. Tudo bem? Neste caso, você pode se inscrever no curso “O mercado está pra pet: aprenda a dar banho em cães”, que se encontra no link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/saude-e-bem-estar/o-mercado-de-pets/. Quando a página carregar, clique em “ACESSE” para ter acesso aos conteúdos de aprendizado. Continuamos à disposição. Um abraço!

Raquel Aparecida Alves
Membro
Raquel Aparecida Alves

Trabalhei dois anos como banhista, muito satisfatório, quero aprender mais e voltar pra área

ELICA DANTAS SANTOS
Membro
ELICA DANTAS SANTOS

Gostaria de fazer o curso online pet

ELICA DANTAS SANTOS
Membro
ELICA DANTAS SANTOS

Adquirir experiência na área banho 🚿 no pet

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Cada vez mais tutores optam pela alimentação natural em vez da ração ...
Topo
0