Combinando tecnologia e criatividade, a área de Design de Jogos é uma opção inovadora para quem procura uma porta de entrada no mercado de trabalho. No entanto, estamos falando de um setor ainda pouco conhecido e que pode gerar dúvidas em quem tem interesse pelo assunto.
Onde atua um designer de jogos? Como se inserir no mercado? Aqui respondemos:
A área é responsável por planejar informações essenciais para a narrativa de um jogo, como os ambientes visuais e sonoros, os personagens e a interação deles com a história. O designer de jogos também deve pensar os níveis do jogo, ou seja, como a narrativa vai avançar e quais vão ser as dificuldades, as missões e as recompensas encontradas no caminho.
O meio de trabalho mais conhecido são as produtoras de jogos, mas não é só nas empresas tradicionais que são procurados! Atualmente, plataformas de educação, organizações do terceiro setor e de gestão buscam utilizar os saberes desse profissional a fim de melhorar a aprendizagem, criar motivação e buscar soluções pro ambiente das empresas. Tudo isso em um processo chamado gamificação, que usa elementos de games em situações da vida, como trabalho ou estudo.
O melhor jeito de começar é se qualificar por meio de cursos livres e técnicos, que vão dar base para que você crie os primeiros projetos. Além do conhecimento teórico, é muito importante praticar e salvar os trabalhos em um portfólio, pois os processos seletivos vão exigir experiência prática. E, porque essa é uma área muito criativa, o designer de jogos precisa estar sempre se atualizando e buscando novas referências.
Apesar do designer ter grande responsabilidade no planejamento dos jogos, ele é sempre parte de uma equipe com diferentes profissionais que, juntos, concretizam projetos: desenvolvedores de software, narradores, músicos, artistas, produtores e roteiristas. Incrível, não é?!
Mais visto
Conteúdos Relacionados
Por trás de um jogo digital existem diferentes profissionais que atuam em uma ou mais ...
Games
Tecnologia para desenvolvedores
Fazer ocursso do pot
Sim
Olá, Selma, Como podemos ajudar? Caso queira falar com um de nossos atendentes, por favor, siga os seguintes passos:
1. Entre no Portal Cate e acesse o robô de atendimento https://cate.prefeitura.sp.gov.br/;
2. Clique em “Preciso de ajuda com meu cadastro no portal”;
3. Clique em “Já fiz meu cadastro, mas não consigo acessar. O e-mail ou a senha estão inválidos”;
4. Clique em “Não, esqueci o e-mail”;
5. Declare o seu e-mail e CPF e relate seu problema, conforme as instruções que serão dadas.
Responderemos para o e-mail indicado. Continuamos à disposição. Abraços
Olá quando começa
Olá, Juh! A seção de Dicas no site do CATE tem como objetivo oferecer informações valiosas sobre o mercado de trabalho. Essas dicas não são cursos, mas sim explicações detalhadas sobre diferentes profissões e habilidades, com a finalidade de ajuda-lá a entender melhor diversas áreas de atuação e melhorar suas chances de sucesso profissional.Para encontrar todos os cursos do portal Cate, acesse a aba “CURSOS” através deste link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/. Quando clicar em algum deles, será direcionado(a) para a página inicial do curso. Lá, poderá conferir informações como carga horária, disponibilidade de certificado e se o curso é presencial ou realizado… Read more »