No primeiro episódio da série especial de tecnologia “Meu emprego em TI”, o portal Cate abordou as habilidades que um profissional da área precisará aplicar no seu dia a dia de trabalho. Agora, o segundo episódio veio para selecionar dicas valiosas de como fazer aquilo que todo mundo precisa para se especializar: estudar! Clique aqui para ver o episódio completo!
Por onde começar?
Dedicação nos estudos é um dos requisitos para quem quer ingressar na área de TI, mesmo quando não há formação técnica na área. Apesar de muitas pessoas procurarem os cursos técnicos e universitários, que são a melhor opção, também é possível estudar por conta própria. Para isso, é preciso um computador, conexão com a internet e disciplina para buscar os aprendizados básicos.
Assim, devemos destacar alguns conhecimentos que são fundamentais, ou seja, todo profissional precisa de uma noção deles: o primeiro é o inglês, muito exigido uma vez que boa parte das tecnologias são produzidas fora do Brasil! Além disso, outros aprendizados também são a base do mundo da tecnologia: funcionamento de hardware, lógica de programação e a linguagem de programação.
Estudar é um hábito!
Ainda que você possa ter dificuldades para encaixar as horas de estudo na rotina, tenha sempre em mente que estudar é um hábito, e isso significa que quanto mais se treina a atenção e disciplina, mais fácil fica para realizarmos essa rotina.
- Organize o seu tempo
O ideal é que você estabeleça um tempo para estudar diariamente, lembrando sempre de fazer uma pausa de cinco minutos para cada meia hora de estudo: isso é o que recomendam os estudos de neurociência sobre aprendizagem.
- Faça metas que você pode cumprir
O período de dedicação vai variar muito de acordo com o tempo que cada um tem disponível. Por essa razão, não adianta estabelecer metas que sejam muito difíceis de serem cumpridas. Quantos cursos você deseja fazer nos próximos três meses? Existe a possibilidade de encaixar um estágio na área?
- Escolha uma linguagem de programação para aprender
As linguagens mais usadas no mundo da programação são: Python, PHP, C#, C/C + +, Swift, Java, Javascript e Ruby. Defina uma para se aprofundar e, depois que estiver bem familiarizado com ela, pode até apostar em mais de uma linguagem para ampliar a sua bagagem profissional.
- Prática é muito importante
As linguagens de programação funcionam como comandos que são transmitidos para a máquina. Quando aprender algumas dessas ferramentas, não se esqueça de aplicá-las em um projeto para fixar bem o conhecimento adquirido. A prática é amiga da perfeição!
- Procure diferentes fontes de aprendizado
Procurar mais de uma fonte de conteúdo educacional sempre é bom para deixar o aprendizado mais completo! Mas não se esqueça de antes verificar se aquele material didático é confiável, para isso, veja as avaliações e os comentários de outros alunos.
- Soft skills: suas aliadas na carreira de TI
Como já mostramos no primeiro episódio, não são só os conhecimentos técnicos que o mercado tem exigido dos profissionais de TI. As soft skills (em português: habilidades socioemocionais) de liderança, comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas também são muito importantes. Fique atento a elas e inclua esses conhecimentos na sua rotina de estudos!
Percebeu como organizar os estudos vai ser útil para a sua carreira em TI? Veja o segundo episódio da série (clicando aqui) e explore muito mais sobre o tema!
Simm
Sim