O Cate - Inspiração DICA | Comece já os seus estudos na área de tecnologia da informação!
24 de maio de 2023
A imagem é uma foto. Em uma sala bem iluminada e com paredes brancas ao fundo, vemos uma série de itens de estudo sobre uma mesa de madeira: uma caderneta, um copo branco, um porta-lápis preto e um fone de ouvido na cor rosa. Do outro lado da mesa e no centro da foto, está um estudante negro, que segura um tablet cinza com a mão esquerda e uma caneta com a mão direita. Ele usa óculos, camiseta branca e uma camisa laranja aberta. Seu cabelo é curto e ele está usando fones de ouvido na cor preta.

DICA | Comece já os seus estudos na área de tecnologia da informação!

No primeiro episódio da série especial de tecnologia “Meu emprego em TI”, o portal Cate abordou as habilidades que um profissional da área precisará aplicar no seu dia a dia de trabalho. Agora, o segundo episódio veio para selecionar dicas valiosas de como fazer aquilo que todo mundo precisa para se especializar: estudar! Clique aqui para ver o episódio completo!

Por onde começar?

Dedicação nos estudos é um dos requisitos para quem quer ingressar na área de TI, mesmo quando não há formação técnica na área. Apesar de muitas pessoas procurarem os cursos técnicos e universitários, que são a melhor opção, também é possível estudar por conta própria. Para isso, é preciso um computador, conexão com a internet e disciplina para buscar os aprendizados básicos.

Assim, devemos destacar alguns conhecimentos que são fundamentais, ou seja, todo profissional precisa de uma noção deles: o primeiro é o inglês, muito exigido uma vez que boa parte das tecnologias são produzidas fora do Brasil! Além disso, outros aprendizados também são a base do mundo da tecnologia: funcionamento de hardware, lógica de programação e a linguagem de programação.

Estudar é um hábito!

Ainda que você possa ter dificuldades para encaixar as horas de estudo na rotina, tenha sempre em mente que estudar é um hábito, e isso significa que quanto mais se treina a atenção e disciplina, mais fácil fica para realizarmos essa rotina.

  1. Organize o seu tempo

O ideal é que você estabeleça um tempo para estudar diariamente, lembrando sempre de fazer uma pausa de cinco minutos para cada meia hora de estudo: isso é o que recomendam os estudos de neurociência sobre aprendizagem.

  1. Faça metas que você pode cumprir

O período de dedicação vai variar muito de acordo com o tempo que cada um tem disponível. Por essa razão, não adianta estabelecer metas que sejam muito difíceis de serem cumpridas. Quantos cursos você deseja fazer nos próximos três meses? Existe a possibilidade de encaixar um estágio na área?

  1. Escolha uma linguagem de programação para aprender

As linguagens mais usadas no mundo da programação são:  Python, PHP, C#, C/C + +, Swift, Java, Javascript e Ruby. Defina uma para se aprofundar e, depois que estiver bem familiarizado com ela, pode até apostar em mais de uma linguagem para ampliar a sua bagagem profissional.

  1. Prática é muito importante

As linguagens de programação funcionam como comandos que são transmitidos para a máquina. Quando aprender algumas dessas ferramentas, não se esqueça de aplicá-las em um projeto para fixar bem o conhecimento adquirido. A prática é amiga da perfeição!

  1. Procure diferentes fontes de aprendizado

Procurar mais de uma fonte de conteúdo educacional sempre é bom para deixar o aprendizado mais completo! Mas não se esqueça de antes verificar se aquele material didático é confiável, para isso, veja as avaliações e os comentários de outros alunos.

  1. Soft skills: suas aliadas na carreira de TI

Como já mostramos no primeiro episódio, não são só os conhecimentos técnicos que o mercado tem exigido dos profissionais de TI. As soft skills (em português: habilidades socioemocionais) de liderança, comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas também são muito importantes. Fique atento a elas e inclua esses conhecimentos na sua rotina de estudos!

Percebeu como organizar os estudos vai ser útil para a sua carreira em TI? Veja o segundo episódio da série (clicando aqui) e explore muito mais sobre o tema!

[Total: 1    Média: 5/5]

2
Comentários

2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Caio CesarJuliane Cristina Villela dos Santos Recent comment authors
newest oldest
Julilane Cristina Villela dos Santos
Membro
Julilane Cristina Villela dos Santos

Simm

Caio Cesar
Membro
Caio Cesar

Sim

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Conheça essa área de atuação no campo do desenvolvimento de ...
Topo
0