O Cate - Curso DICA | Conheça as principais ferramentas de Inteligência Artificial
4 de janeiro de 2024
A imagem é uma ilustração de ciborgue com cabeça de mulher e cabelos na altura do pescoço.

DICA | Conheça as principais ferramentas de Inteligência Artificial

Você já deve ter ouvido algo sobre as façanhas da Inteligência Artificial (IA): desenhos quase realistas, roteiros de filmes, fotomontagem, imagem e voz de pessoas já falecidas, além de outros produtos feitos sem a intervenção do ser humano. Mas, afinal, o que é IA e como ela funciona? 

A IA é a capacidade de um sistema realizar, de maneira autônoma, tarefas que envolvem aprendizado, raciocínio, reconhecimento de padrões e resolução de problemas. Por meio de algoritmos de aprendizagem de máquina, o sistema se alimenta dos dados que adquire à medida que é utilizado, para entregar, da melhor maneira possível, o que foi pedido pelo humano. Por exemplo, a assistente virtual dos smartphones – aquele recurso que possibilita fazer perguntas em voz alta – é um sistema treinado para prever as necessidades da pessoa que é dona do celular. A partir dos dados obtidos, conforme o padrão de uso dessa pessoa, a IA aprende a responder perguntas sobre clima, preço de passagens e músicas nas paradas de sucesso, entre outros assuntos de interesse. 

IA e empreendedorismo 

Quem é empreendedor pode contar com a IA para facilitar a rotina. Se você trabalha sozinho ou com uma equipe reduzida, pode adotar sistemas que automatizam tarefas como disparo de e-mails, atendimento ao cliente em tempo real, ofertas personalizadas, gestão financeira e marketing digital. 

Escolher com qual IA vai trabalhar depende muito do tipo do negócio, da atividade que é prioridade para você e sua equipe colocar a mão na massa e daquelas que podem ser otimizadas em relação ao tempo e outros recursos.  

Vamos supor que você trabalhe com venda de marmitas. Um sistema de recomendação pode sugerir a combinação de ingredientes e sabores com base nas preferências dos clientes; um algoritmo de previsão de demanda pode prever a necessidade de estoque com base nas vendas dos últimos meses; uma assistente virtual pode cuidar dos pedidos.  

Ferramentas de IA para facilitar o seu dia a dia 

Conheça algumas ferramentas gratuitas: 

  • ChatGPT: Permite fazer perguntas para o sistema e obter respostas que podem ser utilizadas na estratégia, no conteúdo e na comunicação com o cliente. 
  • Sender: Envia e-mail marketing personalizado com base no comportamento do usuário. 
  • Frase.io: Tem o objetivo de gerar ideias e textos para posts em redes sociais. 
  • Google Analytics: Faz análise de usuários para prever tendências e comportamentos. 
  • QuickBooks On-line: Ajuda na gestão financeira, com faturamento, controle de despesas e geração de relatórios financeiros. 
[Total: 1    Média: 5/5]

4
Comentários

2 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Portal Catevera lucia lima de souza Recent comment authors
newest oldest
vera lucia lima de souza
Membro
vera lucia lima de souza

Quero me inscrever este curso de TI , e não tem uma aba de inscrição

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Vera. O conteúdo acima é apenas uma dica para auxiliá-los no aprendizado! Todos os conteúdos sinalizados como “DICA” não são cursos. Para encontrar os cursos de tecnologia clique no link a seguir: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/tecnologia/. Quando acessar algum deles, será direcionado(a) para a página inicial do curso. Lá, poderá conferir informações como carga horária, disponibilidade de certificado e se o curso é presencial ou realizado à distância. Para se inscrever nos cursos à distância, clique em “ACESSE” e, depois, em “INSCREVA-ME”. Caso o curso seja disponibilizado por uma instituição parceira, você será direcionado(a) para a página da instituição, onde deverá fazer… Read more »

Membro
Samuel castro dos Santos

very good

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Samuel, tudo bem? Agradecemos muito o seu comentário, estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência de vocês aqui no portal. Se quiser encontrar mais conteúdos na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Abraço!

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Proporcionar uma boa experiência ao usuário de sites e aplicativos é o principal ...
Topo
0