Trabalhar na área da tecnologia é o desejo de muitos profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho, e sabemos que esse é um setor cheio de possibilidades. Mas o que poucas pessoas sabem é que a tecnologia da informação não se resume ao conhecimento das ferramentas digitais!
Outras habilidades estão sendo muito consideradas na hora de buscar emprego na área, tanto que esse foi o tema do primeiro episódio da série “Meu emprego em TI” (clique aqui para acessar), que lançamos aqui no portal Cate no mês de abril. Confira um pouco mais do que rolou nesse episódio da série:
Por que tecnologia da informação?
As ferramentas tecnológicas hoje ocupam um espaço importante na nossa vida: na economia, no lazer, na cultura, no esporte e em quase todas as partes da sociedade! Os celulares, computadores e dispositivos vieram para ficar. As inovações na área permitiram que a gente guarde e envie quantidades cada vez maiores de informação – número que dobra a cada ano que passa.
São muitos os exemplos de quando essa troca de informações acontece: na hora de fazer uma compra on-line, por exemplo, enviamos para a loja o nosso endereço, dados de cadastro e dados de pagamento para aquela compra. O mesmo acontece quando enviamos ou recebemos um e-mail, uma mensagem ou quando você abre este texto do portal Cate para ler.
Para trabalhar todos esses dados, os profissionais da área usam dois elementos principais: o hardware e o software! Os equipamentos de hardware são as partes físicas de um computador: as placas de vídeo, placas de áudio, processadores, chips, discos rígidos (HDs) etc. Já os softwares, são os programas e as suas linguagens, que ensinam à máquina como ela deve funcionar.
Apesar da importância desses conhecimentos, é comum pensar que um profissional de TI deve apenas mexer no desenvolvimento de programas ou na produção dos equipamentos. Nada disso! Como mostramos no primeiro episódio da série de tecnologia (assista clicando aqui), o mercado tem exigido habilidades muito mais diversas e, em especial, as chamadas soft skills!
Soft skills: entenda a importância do termo!
As soft skills são habilidades socioemocionais: envolvem a relação com outros profissionais, a capacidade de liderança, a postura do profissional diante dos problemas que aparecem no dia a dia, entre vários outros aspectos! E, afinal, qual é a importância disso?
Imagine uma empresa que quer vender on-line, ela vai precisar de uma variedade muito grande de profissionais, e não só dos ligados à tecnologia. Além de quem vai desenvolver o site, a empresa precisará de alguém que entende da divulgação dos produtos, outro da logística para as entregas e um para a área de finanças. Percebeu quantos profissionais diferentes são envolvidos?
Assim, para melhorar a qualidade do serviço prestado, o setor tem procurado nos profissionais da tecnologia habilidades socioemocionais como:
- criatividade;
- inovação;
- liderança;
- trabalho em equipe;
- bom contato com clientes;
- resolução de problemas.
Ficou interessado em aprender mais sobre as soft skills e o mercado de tecnologia? Veja o primeiro episódio da série “Meu emprego em TI” clicando aqui!
Você também pode se inscrever no curso Soft skills: habilidades dos profissionais de tecnologia do futuro, que está disponível gratuitamente no portal Cate: clique aqui para conferir o curso completo.
como eu faço pra fazer esse curso?
Olá, Fabiana. O curso pode ser acessado no link a seguir: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/tecnologia/curso-soft-skills-habilidades-dos-profissionais-de-tecnologia-do-futuro/. Abraços!